20 de março de 2010

Síntese da História Política de Altaneira

Reunião pela Emancipação em 14 de fevereiro de 1957
Foto do acervo da Familia Pinheiro de Almeida
A ocupação do atual território do Município de Altaneira se deu por volta de 1870, quando fixaram residência as margens da pequena Lagoa os senhores. José de Almeida Braga, Joaquim de Almeida Braga, João Correia de Araújo, João Bezerra, Manuel Bezerra, José Braz e Firmino Ferreira Lima.

O pequeno povoado era usado como ponto de apoio para as caravanas que seguiam do Cariri em direção ao Sertão dos Inhamuns.

Seis décadas depois o pequeno povoado tomava dimensões de Vila em face da construção de diversas residências, a maioria construída pelo Sr. Manuel Romão de Lucena que também decidiu fixar residência a beira do lago e pela iniciativa do Sr. Furtuoso José de Oliveira que doou 14 tarefas de terra para construção das casas e da capela.

O pequeno vilarejo pertencia ao Município de Santana do Cariri ficando conhecido com o nome de Vila de Santa Teresa.

Em 1937 os pioneiros deram início a construção de uma capela e foi realizada a primeira missa campal, realizada pelo Padre Joaquim Sabino Dantas em homenagem a Santa Protetora, Santa Teresa D'Ávila, hoje padroeira do Município.

Em 1947, através da Lei Nº. 1.152, a área territorial do povoado de Santa Teresa passou a pertencer ao Município de Quixará, hoje Farias Brito.

No ano de 1953, através da Lei Nº. 2.194, o povoado é elevado à condição de Distrito de Santa Teresa, passando a pertencer ao Município de Assaré.

Em 16 de Outubro de 1956, a Lei Nº. 3.382, devolve o Distrito Santa Teresa ao Município de Farias Brito, logo após é iniciado a campanha de emancipação política liderada pelo Cel. Manoel pinheiro de Almeida, ex-Prefeito de Farias Brito.

Destaca-se na campanha pela emancipação política da Vila de Santa Teresa os Srs. Manoel Pinheiro de Almeida, Francisco Fenelon Pereira, Francisco Bispo de Assis, José Rufino de Oliveira, Euclides Nogueira Santana, Venceslau Rodrigues da Silva, José Pio de Oliveira, Joaquim Soares da Silva, José Carneiro de Almeida, José Almeida Arraes, José David de Oliveira, Pedro de Almeida Braga, Maximino Ferreira de Morais, João Rufino de Oliveira, Vicente Saraiva Landim, Antonio Carneiro de Almeida, Pedro Apolônio de Oliveira, Furtunato Paz Cidrão, Oliveira Abraão, Godofredo do Amarante Brandão, Zacarias Correia de Menezes, dentre outros.

Os deputados Hildo Furtado Leite e Cincinato Furtado Leite encamparam a campanha pela emancipação.

Por outro lado destacam-se contrário a criação do Município os senhores Furtuoso José de Oliveira e Elpídio Ricardo de Carvalho.

Lei de criação do Município 
de Altaneira
Em 03 de outubro de 1958 o jovem Francisco Fenelon Pereira é eleito com 171 votos Vereador em Farias Brito, o primeiro da Vila de Santa Teresa, a campanha pela emancipação também sagra-se vitoriosa, com uma maioria esmagadora.


Em 15 de dezembro de 1958 a Assembléia Legislativa aprova o Projeto de Lei nº. 299/58 e em 18 de Dezembro de 1958 o Governador do Estado sanciona a Lei de Nº. 4.396/58, que criando o Município de Altaneira.

O nome de Altaneira foi sugerido pelo Pe. David Augusto Moreira e aceito imediatamente pelos defensores da criação do Município.

O Deputado Cincinato Furtado Leite, foi o maior defensor da emancipação política de Altaneira, inclusive  fez sustentação oral no Plenário da Assembléia Legislativa, defendendo a aprovação imediata do Projeto de Lei.

Euclides Nogueira Santana contava que o Deputado Cincinato chegou ameaçar alguns deputados que não queriam votar pela emancipação de Altaneira, no entanto não entrava no que consistiam as ameças.

A Primeira Eleição de Altaneira: PSD X UDN


Com naturalidade o nome do Coronel Manoel Pinheiro de Almeida foi lançado candidato a Prefeito pela União Democrática Nacional – UDN, ocorre que na festa da convenção em 11/08/1960 o Coronel Né de Almeida, como era conhecido, foi assassinado por um Cabo da Polícia Militar em circunstâncias até hoje obscuras, uma vez que o inquérito foi arquivado sem maiores investigações.

A UDN escolheu para candidato a Prefeito o Vereador Francisco Fenelon Pereira para substituir o Cel. Manoel Pinheiro de Almeida e o comerciante Francisco Bispo de Assis foi escolhido como Vice.

Por sua vez o grupo que votou contra a emancipação política do Município, agrupados sob a legenda do Partido Social Democrático – PSD, não tinha nome para apoiar daí lançaram um Promotor de Justiça da Comarca do Crato candidato a Prefeito tendo como Vice o agropecuarista Furtuoso José de Oliveira.

A primeira campanha eleitoral em Altaneira se deu de forma tensa, as forças do Governo Estadual foram usadas em favor do candidato do PSD, inclusive foi instalado na cidade um batalhão da Polícia Militar.

O resultado da primeira eleição de Altaneira foi o seguinte:

Panfleto da primeira 
Campanha  em Altaneira
PARA PREFEITO:
Francisco Fenelon Pereira - UDN - 285 votos
Dr. Vicente da Frota Cavalcante - PSD - 131 votos
BRANCOS -12 votos
NULOS - 11 votos

PARA VICE-PREFEITO:
Francisco Bispo de Assis - UDN - 275 votos
Frutuoso José de Oliveira - PSD -141 votos
BRANCOS - 16 votos
NULOS - 07 votos

PARA VEREADORES:
UDN: Euclides Nogueira Santana (54 votos), João Rufino de Oliveira (51 votos), Salomão Gonçalves de Alencar (42 votos), Venceslau Rodrigues da Silva (39 votos), Joaquim Soares da Silva (33 votos), José David de Oliveira (26 votos) e Francisco Gomes Bezerra (13 votos);
PSD: Antonio Saul Moreira (36 votos), Francisco Alves Bitú (35 votos), Olival Frutuoso de Oliveira (30 votos), Alexandre Bernardo Vieira (22 votos), Francisco de Assis Leite (12 votos), Cecília Almeida de Oliveira (12 votos), Francisco Almeida da Silva (08 votos), Solidade Nonato de Oliveira (05 votos) e Antonio Pequeno da Silva (05 votos).

O Município de Altaneira foi de fato implantado em 11 de dezembro de 1960 com a instalação da primeira Legislatura da Câmara Municipal, composta por 7 vereadores, e a posse do Prefeito e Vice Prefeito eleitos Francisco Fenelon Pereira e Francisco Bispo de Assis respectivamente.

Eleições 62: Candidato único

Nas eleições de 1962 a oposição ainda representada pelo PSD não apresentou candidatos, foi uma eleição de um só partido, a UDN. O então Vice-Prefeito, Francisco Bispo de Assis, foi lançado candidato a Prefeito tendo com Vice o Sr. José Rufino de Oliveira, vejamos o resultado da nossa segunda eleição:


PREFEITO
Francisco Bispo de Assis - 534 votos
BRANCOS - 69 votos
NULOS - 16 votos
VICE PREFEITO
José Rufino de Oliveira - 381 votos
BRANCOS - 232 votos
NULOS - 6 votos

VEREADORES
Euclides Nogueira Santana (123 votos), Maximino Ferreira de Lima (92 votos), Venceslau Rodrigues da Silva (83 votos), José Pio de Oliveira (61 votos), Salomão Gonçalves de Alencar (54 votos), João Rufino de Oliveira (53 votos), José Romão Pereira (50 votos), Antonio Rodrigues de Carvalho (46 votos) e Francisco Gomes Bezerra (39 votos).

Eleições 66: Consenso prevalece


1966 também foi um pleito de candidatura única, todas as lideranças foram reunidas na Aliança Renovadora Nacional – ARENA lançando os Srs. José Rufino de Oliveira e o Vereador Euclides Nogueira Santana, Prefeito e Vice Prefeito, respectivamente.

O resultado foi o seguinte:
PREFEITO:
José Rufino de Oliveira – ARENA - 514 votos
BRANCOS - 188 votos
NULOS - 05 votos

VEREADORES
João Rufino de Oliveira (94 votos), Raimundo Fernandes Sobrinho (81 votos), Olival Frutuoso de Oliveira (80 votos), José Pio de Oliveira (79 votos), José Romão Pereira (73 votos), Maximino Gonçalves da Silva (69 votos), Antonio Zaul Moreira (51 votos), Antonio Ferreira da Silva (46 votos), Salomão Gonçalves da Silva (44 votos), Francisco de Assis Leite (40 votos) e Antonio Elson Moreira (18 votos).

Eleições 70: Ainda sem disputa


No ano 1970 uma grande manifestação popular lança o nome do Vice Prefeito Euclides Nogueira Santana fazendo com que as lideranças o apontassem como candidato único, confirmando mais uma vez a tendência do Vice ser urgido ao cargo de Prefeito. O farmacêutico prático Pedro Messias de Oliveira foi o Vice.

Uma eleição tranquila com o seguinte resultado:

PREFEITO:
Euclides Nogueira Santana - ARENA - 836 votos
BRANCOS - 165 votos
NULOS - 19 votos

VEREADORES
Olival Frutuoso de Oliveira 163 (votos), Olívio Alves de Sousa (159 votos), Raimundo Fernandes Sobrinho (146 votos), Antonio Rodrigues de Carvalho (97 votos), José Pio de Oliveira (92 votos), José Romão Pereira (80 votos), Maximino Ferreira Lima (67 votos), Antonio Gonçalves da Silva (38 votos) e Antonio Zaul Moreira (35 votos).

Eleições 72: ARENA 1 X ARENA 2

Nas eleições de 1972 o comerciante Francisco Fenelon Pereira tenta ser lançado candidato único, uma vez que todas as lideranças já tinham se revezado no comando do Município, ele tem a maioria no Diretório Municipal da ARENA, mas uma manobra da Ditadura Militar criou a figura da sublegenda, o que permitia o mesmo partido lançar dois candidatos, dai foi assegurada a candidatura do ex-Prefeito José Rufino de Oliveira.


Um jovem coletor da Fazenda Estadual João Ivan Alcântara destaca-se na qualificação de eleitores e na convenção aceita o convite para ser vice do Sr. José Rufino de Oliveira.

Cartaz do Prefeito eleito em 1972 -
nº. e partido não eram divulgados
Francisco Fenelon Pereira que esperava o apoio de João Ivan Alcântara lançou como companheiro de chapa seu sócio e cunhado Cícero Rufino de Oliveira.

Os eleitores de José Rufino de Oliveira foram apelidados de FELIPE enquanto os eleitores de Francisco Fenelon Pereira eram chamados de PALETÓ.

O Prefeito Euclides Nogueira Santana não declarou apoio formal a nenhuma das candidaturas apresentadas.

Vejamos o resultado da disputa foi o seguinte:


PREFEITO:
José Rufino de Oliveira - ARENA 2 - 673 votos
Francisco Fenelon Pereira ARENA 1 - 512 votos
BRANCOS - 08 votos
NULOS - 05 votos

VEREADORES:
ARENA 1: Jesus Alves Bitu (165 votos), Raimundo Fernandes Sobrinho (90 votos), José Romão Pereira (68 votos), Manoel Gonçalves de Alencar (45 votos), Antonio Pereira da Silva (42 votos), Olívio Alves de Sousa (42 votos) e Francisco Bispo de Assis (28 votos).
ARENA 2: Olival Frutuoso de Oliveira (181 votos), Francisco Ananias Barbosa (127 votos), Januário Rufino de Oliveira (119 votos), Maximino Ferreira Lima 80 (votos), Antonio Gonçalves da Silva (59 votos) e José Calixto de Fausto (61 votos).

Eleições 76: ARENA 1 X ARENA 2


Nas Eleições de 1976 a tradição do Vice voltou a funcionar, o Prefeito José Rufino de Oliveira apresentou seu Vice João Ivan Alcântara candidato a Prefeito, mais uma vez o Sr. Francisco Fenelon Pereira saiu candidato pela oposição tendo como companheiro de chapa o jovem Antonio Almeida Arrais.

Um fato marcou esse período pela primeira vez na história política de altaneira o Prefeito se afastou por seis meses deixando o Vice administrando a cidade. João Ivan Alcântara aproveitou o fato para costurar acordos políticos, seu vice foi o comerciante Orlando Saraiva Landim.

O resultado foi o seguinte:

PREFEITO:
João Ivan Alcântara - ARENA 1 - 969 votos
Francisco Fenelon Pereira - ARENA 2 - 820 votos
VEREADORES:
ARENA 1: Raimundo Nogueira Soares (286 votos), Olival Frutuoso de Oliveira (221 votos), Maximino Ferreira de Lima (174 votos), Raimundo Fernandes Sobrinho (162 votos), Francisco Ananias Barbosa (139 votos) e José Calisto de Fausto (01 votos)
ARENA 2: Severino Ponciano da Silva (182 votos), José Romão Pereira (163 votos), Francisco Ferreira da Silva (146 votos) e Antonio Gonçalves da Silva (54 votos).


Eleições 82: 3 Candidatos no pleito


Nas Eleições de 1982 o Prefeito João Ivan Alcântara rompe com o Ex-Prefeito José Rufino de Oliveira e apóia a candidatura de seu adversário Francisco Fenelon Pereira.

O ex-Prefeito Euclides Nogueira Santana foi o companheiro de chapa de José Rufino de Oliveira, enquanto Francisco Ananias Barbosa foi o Vice de Francisco Fenelon Pereira.
A campanha de José Rufino de Oliveira foi prejudicada em face de seu estado de saúde, inclusive faleceu pouco depois das eleições.

O recém criado Partido do Movimento Democrático Brasileiro - MDB lançou os agricultores  Manoel Zuzu de Oliveira e João Abrão de Oliveira Prefeito e Vice, foi a única vez na história de Altaneira que três nomes disputaram as eleições municipais.

PREFEITO:
Francisco Fenelon Pereira - PDS 1 - 1.424
José Rufino de Oliveira - PDS 2 - 903
Manoel Zuzu de Oliveira – PMDB - 07
VEREADORES: 
PDS 1: Cícero Rufino de Oliveira (409 votos), Raimundo Nogueira Soares (304 votos), João Gualberto da Silva (295 votos), José Romão Pereira (190 votos), Francisco Ferreira da Silva (207 votos)
PDS 2: Noé Alves da Silva (233 votos) Januário Rufino de Oliveira (209 votos)
Suplentes: Severino Ponciano da Silva (175 votos) Maximino Ferreira Lima (126 votos) José Alves Brizeno (126 votos), Raimundo Fernandes Sobrinho (02 votos)
PMDB: Manoel Bezerra dos Santos (08 votos)


Eleições 88: Consolidação de um líder

Em 1988 o Prefeito Francisco Fenelon Pereira devolve o apóio ao Ex-Prefeito João Ivan Alcântara e lança seu cunhado o Vereador Cícero Rufino de Oliveira como Vice.

O PMDB, o partido das mudanças, lança o comerciante Antonio Rufino de Oliveira candidato a Prefeito e o agropecuarista Antonio Gonçalves Liberalino como vice.


Com uma oposição enfraquecida as eleições de 1988 foi a consolidação da liderança do Sr. João Ivan Alcântara que duraria por alguns pleitos.


Vamos ao resultado:

PREFEITO:
João Ivan Alcântara – PFL - 1.454 votos
Antonio Rufino de Oliveira – PMDB - 840 votos
BRANCOS - 435 votos
NULOS - 20 votos
VEREADORES
PFL: João Gualberto da Silva (321 votos), Raimundo Nogueira Soares (259 votos), Raimundo Arrais de Oliveira (257 votos), Francisco Ananias Barbosa (231 votos), Marques Dorivan de Oliveira (229 votos), Francisco Gonçalves de Oliveira (196 votos), José Romão Pereira (99 votos), Antonio Dorival de Oliveira (10 votos)
PMDB: José Godofredo Sobrinho (127 votos), João Rufino de Oliveira (87 votos), Vicente Lourenço (81 votos), Noé Alves de Lima (80 votos), Maria Risalva do Carmo (64 votos), José Valdemar de Almeida (61 votos), José Pereira de Almeida (10 votos)
PDS: Januário Rufino de Oliveira (103 votos).


Eleições 92: A mais disputada


Em 1992 o Ex-Prefeito Francisco Fenelon Pereira esperava o apoio do Prefeito João Ivan Alcântara, no entanto, este muda de partido aliando-se ao grupo de Antonio Rufino de Oliveira e apoia o jovem empresário Edinaldo de Farias Souto, esposo de sua sobrinha.

Após tumultuadas negociações o Vereador Raimundo Nogueira Soares é indicado para compor a chapa do PSDB.

Por sua vez o Ex-Prefeito Francisco Fenelon Pereira, que permanecera no PFL, retira sua candidatura e lança o Diretor do Hospital da Fundação, Dr. Eluizo Tavares Magalhães, aceitando compor a chapa na Vice.

A campanha de 1992 foi marcada pela divisão de famílias, os dois candidatos não tinham origem em Altaneira, mais realizaram uma campanha acirrada desde os primeiros dias.


Pela primeira vez na história política de Altaneira os candidatos da situação correram sério risco de perder nas urnas.

Confira o resultado das Eleições de 1992:

PREFEITO:
EDINALDO DE FARIAS SOUTO - PSDB - 1.539 votos
ELUIZO TAVARES MAGALHÃES – PFL - 1.517 votos
BRANCOS - 246 votos
NULOS - 34 votos

VEREADORES
PMDB: Antonio Almeida Arrais (327 votos) e José Devaldo Nogueira – PMDB - (81 votos);
PSDB: João Gualberto da Silva (324 votos), Francisco Ananias Barbosa (245 votos), José Carneiro Arrais (200 votos), Maria Célia de Oliveira (132 votos), José Teles Sobrinho (112 votos), Noé Alves de Lima (92 votos), Vicente Lourenço (37 votos), Roberci-Vania de Oliveira (07 votos) e Marta Régia Frutuoso de Oliveira (03 votos);
PDT: José Fernandes de Oliveira (249 votos), Ivanildo Cidrão Alencar (137 votos) e José Valdemar de Almeida (31 votos);
PFL: José Francisco da Silva (216 votos), José Eles de Oliveira (200 votos), Washington César Fenelon (196 votos), Raimundo Arrais de Oliveira (180 votos), Raimundo Nonato Caldas (60 votos), Valdemar Rodrigues dos Santos (52 votos) e Francisco Francilene Rael (40 votos).

Em 1995 o Prefeito Edinaldo de Farias Souto foi afastado pela Câmara Municipal por não enviar os repasses do Legislativo, bem como pelo não envio da prestação de contas mensais. O afastamento do Prefeito pela Câmara Municipal foi confirmado pelo Juiz da Comarca. O Prefeito só retornou ao mandato após decisão do Tribunal de Justiça.


Eleições 96: A volta do velho Cacique


Em 1996 o Prefeito Edinaldo de Farias Souto devolve o apóio ao Ex-Prefeito João Ivan Alcântara, o Ex-Vereador Jesus Alves Bitu é indicado a Vice.

O Dr. Eluizo Tavares Magalhães manteve-se liderando o grupo de oposição desde as eleições 1992, no entanto às vésperas da Convenção o desiste da disputa e o PMDB lança candidato o advogado e Vereador Antonio Almeida Arrais.
O Vereador João Gualberto da Silva, líder do maior Colégio eleitoral do Município foi o candidato a Vice-Prefeito.

Foi em 1996 que Altaneira elegeu a sua primeira Vereadora; vejamos o resultado das urnas:

PREFEITO:
João Ivan Alcântara – PSDB - 1.897 votos
Antonio Almeida Arrais - PMDB - 1.721 votos
Brancos - 46 votos
Nulos – 18 votos

VEREADORES:
PSDB: Maria Damares Arrais (518 votos), Francisco Ananias Barbosa (305 votos), Albino Alves de Lima (281 votos), Joaquim Raimundo (275 votos), Raimundo Ferreira da Silva (227 votos) e Francisca Francilane de Alcântara (14 votos);
PMDB: José Fernandes de Oliveira (291 votos) e Maria Valdelice de Oliveira Sousa (33 votos)
PFL: José Francisco da Silva (271), José Eles de Oliveira (258 votos), Euclides Nogueira Santana (205 votos), Marivalda Ribeiro Araujo Serra (183 votos), Raimundo Arrais de Oliveira (176 votos), Raimundo Nonato Caldas (159 votos), José Romão Pereira (14 votos) e Maria Duarte da Silva (4 votos).


Eleições 2000: reeleição sem disputa

O Pleito de 2000 iniciou tumultuado. O Prefeito João Ivan Alcântara tinha o compromisso de apoiar o Ex-Prefeito Edinaldo de Farias Souto, mas com o advento do instituto da reeleição o Prefeito auto proclamou-se candidato.

A pré campanha foi de disputa no Diretório do PSDB as apostas eram de que o Ex-Prefeito Edinaldo de Farias Souto venceria a disputa na Convenção Municipal.

As lideranças da oposição decidiram antecipadamente o que não apresentariam candidatos a Prefeito, o que deixou o PFL e seus vereadores descompromissados.

Uma frase atribuída ao Prefeito João Ivan Alcântara teria encerrada a disputa interna no ninho tucano: “ele pode ganhar no diretório, mas não ganha a eleição.”


O Mago aceitou compor a chapa como candidato a vice prefeito e a oposição se conformou em eleger alguns vereadores, confira o resultado daquele pleito:

PREFEITO:
Joao Ivan Alcântara – PSDB - 2.396 votos
BRANCOS - 574 votos
NULOS - 453 votos
VEREADORES:
PSDB:Antonio Dorival de Oliveira (583 votos), José Francisco da Silva (299 votos), Raimundo Ferreira da Silva (234 votos), Raimundo Rodrigues da Mota (233 votos) e Albino Alves de Lima (211 votos)
PFL: José Eles de Oliveira (292 votos), Euclides Nogueira Santana (223 votos), Francisco Claudovino Nogueira Soares (222 votos) e Raimundo Arrais de Oliveira (166 votos).


Eleições 2004: Filho natural x o Neófito


O grande marco da campanha eleitoral de 2004 foi o fato de que pela primeira vez um filho natural de Altaneira, nascido depois de sua emancipação política, disputava uma candidatura a Prefeito. Dorival, sobrinho do então prefeito João Ivan e neto do candidato derrota na primeira eleição municipal Furtuoso José Oliveira era o candidato favorito ao pleito.

Outro ponto marcante foi o rompimento do vice-prefeito Mago com o prefeito João Ivan. O empresário Delvamberto Soares declarou apoio formal a pré candidatura do Mago e o colocava como alternativa de candidatura dos partidos de oposição.Surge na oposição o nome do ex-procurador da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o advogado José David Filho, natural da Taboquinha, mas com carreira política na cidade de Macaíba no estado Potiguar.

Zezinho David, como era conhecido ostentava em seu currículo, vários na estrutura administrativa do Rio Grande do Norte, e ganhou a simpatia dos vereadores Deza Soares e Lélia de Oliveira e das antigas lideranças da oposição, como o Dr. Adevaldo Arrais, mas não bem visto pelos mais jovens.

O Mago tinha simpatia da juventude e dos dissidentes do governo João Ivan, como os ex-prefeitos Mundim Soares e Roso Bitu e do vereador Albino Alves. Os filiados do PT que discordavam das duas candidaturas postas, iniciaram uma campanha interno pela candidatura própria, mas a tese não passou no Congresso Municipal.

Zé David, Mago e as lideranças da oposição formalizam acordo e o Mago aceitou ser o candidato a Vice mais uma vez. Em 2004 foi a primeira campanha com propaganda no rádio e as duas coligações realizam seus programas alternados. Vários comícios foram realizados de ambos os lados.

Dorival, que tinha como vice o ex-prefeito Chico Fenelon, venceu o pleito com uma pequena margem de apenas 143 votos, apesar de ocupar as três primeiras colocações dos vereadores eleitos, a coligação da oposição, mais uma vez perde a maioria na Câmara por uma pequena margem de votos no quociente eleitoral.

Confira o resultado do pleito 2004:



Prefeito: 
Antonio Dorival de Oliveira (PSDB) 2.022 votos (51,83%)
Vice-Prefeito: Francisco Fenelon Pereira (PFL)

Prefeito: José David Filho (PPS)  1.879 votos (48,16%)
Vice-Prefeito: Edinaldo de Farias Souto (PL)

Vereadores:
Francisco Claudovino Nogueira Soares (PPS) 399 votos 
Albino Alves De Lima (PL) 308  votos 
José Devaldo Nogueira (PMDB) 291  votos 
Francisco Carlos Oliveira Lima (PSDB) 277  votos 
Maria De Fátima Teixeira (PSDB) 275  votos 
Raimundo Nonato Caldas (PSDB) 275  votos 
Maria Valdelice de Oliveira Sousa (PPS) 258  votos 
Raimundo Rodrigues da Mota (PSDB) 244  votos 
Raimundo Arrais de Oliveira (PSDB) 235  votos 

Suplentes:
Antonio Ângelo de Sousa (PSDB) 198  votos 
Antonio Raimundo (PSDB) 192   votos 
Francisco Ferreira Silva (PPS) 170  votos 
Antonio Ceza Cristóvao (PT) 125  votos 
Francisco Liberalino de Souza (PPS) 120  votos 
Jane Mary Teixeira Neta (PSDB) 116  votos 
Maria Claudevania Sousa (PPS)  92  votos 
José Fernandes de Oliveira (PFL) 26  votos 
Maria Damares Arrais (PSDB) 12  votos 
Marta Régia Frutuozo de Alcântara (PSDB) 11  votos 
Alcides David Oliveira Barbosa (PPS) 3  votos 
Antonio Henrique Lopes (PPS) 1  voto

6 comentários:

  1. Parabéns pela criação do Bloog e principalmente pela exposição completa da história do município.Gostei ainda mais do histórico político onde não houve posição partidária. Parabéns! Sugestão: Por que não concluir até este período.

    Acilana

    ResponderExcluir
  2. Sou Historiador e gostei muito da síntese da História política do município. Muitos dados foram vistos oela primeira vez pelos leitores.
    Pra mim foi novidade. Quero ver mais novidades da modernidade, também. Evantuil

    ResponderExcluir
  3. É muito gratificante para nós leitores do blog de altaneira ver postagens retratando a nossa história, parabéns e espero ver mais ainda conteudos ricos,nossa cidade por mais pequena que seja é muito rica,espero em breve está de volta a minha cidade natal.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da forma como foi publicada um pouco da história do nosso município.
    Parabéns a equipe do Blog de Altaneira!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, excelente narração dos fatos!!! Parabéns ao blog de Altaneira. Aguardamos a continuidade da história política.

    ResponderExcluir
  6. Lendo tudo isso me emcionei muito ao saber que meu falecido avô Francisco Bispo de Assis fez parte da história de Altaneira tendo sido prefeito em 1962.Grande homem e com um caráter indiscutivel Que nos deixou a 12 anos.Saudades!!!

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.