4 de maio de 2011

Prefeito em exercício decide renovar Convênio do Pro-Cidadania

Agente Barbosa na Viatura do Pro-Cidadania de Altaneira
Após uma semana de indecisões o Prefeito em Exercício, Raimundim, decidiu pela renovação do Convênio do Pro-Cidadania.


Programa de Proteção à Cidadania mais conhecido por Pró-Cidadania) foi lançado pelo Governador Cid Gomes e tem o objetivo prevenir atos e ações que possam por em risco o patrimônio e os bens públicos, orientado pela filosofia e estratégia organizacional de segurança com cidadania, atuando no sistema de segurança pública e defesa social em todos os municípios conveniados.

O Pró-Cidadania foi desenvolvido a partir da Lei Estadual nº. 14.318/2009, que tem como objetivo estimular a criação de guardas municipais. 

Em Altaneira foram formados pela Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), um total de 14 agentes. Os recrutas passaram por um criterioso processo de capacitação de 200 horas/aula com ênfase na valorização da cidadania, na segurança comunitária e na prevenção ao uso das drogas.

Os agentes aprovados na seleção forma contratados de forma temporário, por um ano, receberam fardamento completo, equipamentos de radio comunicação, armamento não letal e o Município recebeu uma viatura tipo caminhonete Hylux.

O Convênio será renovado, mas o número de agentes será reduzido para apenas 10. O secretário de Governo informou que alguns municípios o convênio prevê apenas 8 agentes e em Altaneira se mostrou que 10 agentes seria o número mais viável.

Os serviços prestado pelo Pro-Cidadania não sofrerá nenhuma interrupção.

Duas matérias sobre o Pro-Cidadania mereceram destaque aqui no Blog, confira:

Constrangido Marcos Cals não discursa em Altaneira



Pra que serve o Pro-Cidadania?

2 comentários:

  1. O convênio não prevê 8 Agentes para alguns municipios, mas prevê um Agente para cada 500 habitantes. o motivo pelo qual alguns municipios não tem agentes que condizam com a quantidade de habitante é por que os candidatos não atingiram a média necessária no teste realizado pela secretária de segurança pública e defesa social. e não desenvolvimento social. Estamos no aguardo para saber quais as decisões em altaneira pois desde 03 de maio os agentes estão parados dia este que findou o contrato.

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro Ericson,
    No Município de Penaforte, com população de quase 8.000 habitantes, o Convênio foi firmado para contratação de apenas 8 agentes. Na seleção foram aprovados 15 candidatos, mas foram contratados apenas 8, pois o convênio só previa esse numero.
    Na renovação do Convênio o Prefeito tanto pode ampliar como reduzir o número de agentes.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.