22 de fevereiro de 2012

Partidos prometem barrar candidatos “ficha suja”

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a Lei da Ficha Limpa, dirigentes de partidos políticos se pronunciaram na grande mídia nacional afirmando que vão selecionar candidatos sem problemas judiciais para a disputa das eleições municipais deste ano.

O STF decidiu na última quinta-feira (16/02), o que ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, os cassados pela Justiça Eleitoral, os gestores públicos com contas desaprovadas ou os que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

Em Altaneira a Lei da Ficha Limpa veda a candidatura de no mínimo 12 gestores municipais, dentre eles dois ex-prefeitos, dois ex-presidentes da Câmara e oito ex-secretários cujas contas foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM nos últimos oito anos.

A relação completa dos “fichas sujas” será divulgada  no final de junho e outros gestores podem ser incluídos, uma vez que existe processos de contas em grau de recurso.

Os dirigentes partidários locais ainda não se manifestaram se seguirão a orientação dos dirigentes nacionais, pois o político ficha suja com aval do partido pode registrar a candidatura e fazer a campanha até o final, iludindo o eleitor, já que a Justiça Eleitoral ainda é lenta na apreciação dos recursos face a grande demanda.

De acordo com o presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (SC), a orientação do maior partido do país aos diretórios estaduais é “não lançar candidatos que tenham problemas com a Lei da Ficha Limpa”.

Como bem disse o Presidente do TSE, Ministro Ricardo Lewandowski a Lei da  Ficha Limpa coloca filtro na política brasileira e cabe aos partidos políticos impor este filtro nas Convenções partidárias.

Pronunciaram-se no sentido de vedar os fichas sujas já nas convenções os presidentes nacionais do PT, DEM, PSDB, PMDB, PR, PPS, PDT e PSD.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), também disse que a sigla “vai evitar” candidatos nas eleições municipais que tenham condenações. “Há partidos que não se preocupam com a questão do bom nome, do respeito. O fato concreto é que a aprovação da Lei da Ficha Limpa vai melhorar os costumes políticos do Brasil", declarou.

Os partidos definirão seus candidatos para as eleições municipais deste ano nas convenções a ser realizadas no período de 10 a 30 de junho até lá os nomes serão apresentados, mas um fato é certo ficha suja que falar em candidatura será repreendido pelo eleitor.

Um comentário:

  1. Reafirmo que se realmente for posta em pratica essa lei,nós eleitores estamos de parabéns.Saberemos que os políticos que elegemos pensarão duas ou mais vezes antes de desviarem as verbas que seriam para o progresso do município e melhor ainda seria se fossem obrigados a devolve-los.Vamos aguardar pois acho que eles irão criar manobras para impedir a execução da lei.Um abraço

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.