12 de setembro de 2012

Rádio Altaneira FM realizará debate com os candidatos a Prefeito de Altaneira

Joaquim Rufino, Carlos Tolovi e Delvamberto em ilustração de Ricardo Sousa
Com o objetivo de aproveitar o momento das eleições municipais para realizarmos um debate educativo, visando trabalhar o tema política na perspectiva do exercício da cidadania e da corresponsabilidade social, bem como com a intenção de gerar participação direta da comunidade a partir de uma outra ótica, que não a do palanque, onde os candidatos falam apenas para os seus, a Rádio Comunitária Altaneira FM realizará até o final do mês de setembro um debate com os candidatos a Prefeito de Altaneira.

O Professor Carlos Tolovi, que será o mediador do debate e já apresentou o projeto na comissão de ética da ARCA, à coordenação da rádio Altaneira FM e a Justiça Eleitoral.

A metodologia do debate será apresentada aos candidatos e consiste no seguinte:

O debate será dividido em quatro blocos

No Primeiro Bloco os candidatos responderão três perguntas do moderador;

No Segundo Bloco cada candidato tem um minuto para elaborar uma pergunta ao seu “adversário” que terá terá três minutos para responder e quem perguntou tem um minuto para réplicar.

No Terceiro Bloco os candidatos responderão três  perguntas dos eleitores, sorteadas no dia do debate, cada candidato terá três minutos para responder a pergunta, que acontecerá de forma alternada.

No Quarto Bloco cada candidato terá três minutos pra fazer as suas considerações finais.

Durante a semana anterior ao debate a Rádio Comunitária Altaneira FM disponibilizará duas caixas (uma para cada candidato) onde o eleitor poderá depositar a sua pergunta. Todas as perguntas deverão conter o nome e o endereço do participante. No dia do debate será sorteada três perguntas de cada caixa, que deverão passar pelo conselho de ética da ARCA para serem levadas ao ar. Caso a pergunta não seja aprovada sorteia-se outra.

A ordem das perguntas será definida por sorteio e no estúdio somente poderá ficar os dois candidatos acompanhados de um assessor, além do moderador, o cronometrista e o técnico de som.

A data do debate será definido ainda esta semana e amplamente divulgada nas redes sociais e na programação da Radio Altaneira FM.

3 comentários:

  1. Apresentei ao Professor Tolovi as seguintes sugestões:
    1 - A data do debate deveria ser no último sabado do período permitido, ou seja dia 28;
    2 - O debate deveria ser em um Auditório com possiblidade de plateira a convite da direção da rádio, dos candidatos a Vereador e de 10 convidados dos candidatos;
    3 - Cada candidato deveria contar com 3 assessores;
    4 - as perguntas dos eleitores deveriam ser sorteadas antes e o sorteado poderia fazer a pergunta diretamente ao candidato;

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o item 2 e o 4 são os mais importantes, uma vez que permite que o eleitor acompanhe de perto os seus candidatos e, inclusive percebendo a sua postura. o envolvimento direto eleitor - candidato dá mais um tom de democracia participativa de fato.

    Sugiro o auditório do 18 de dezembro.

    ResponderExcluir
  3. A ideia de acontecer este debate em auditório é essencial, todavia, este deve ser um lugar onde a rádio Altaneira FM possa usar o sinal de rádio, ou seja, o único lugar disponivel para isso é a Câmara dos Vereadores, onde atualmente se encontra em dificuldades de funcionamento.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.