4 de abril de 2013

Nova proposta de Acordo sobre o Salário Mínimo foi apresentada


Realizou-se na ultima terça-feira (02/04) na sala da Promotoria de Justiça, no Fórum local, mais uma rodada de negociação sobre a implantação do pagamento do salário mínimo aos servidores municipais com jornada de trabalho reduzida.

O Promotor de Justiça, Dr. David Moraes, convocou uma nova reunião após ser informado pelos dirigentes do SINSEMA de que parte dos servidores não aceitou o “acordo” firmado anteriormente, no qual ficou estabelecido um acréscimo mensal de 5% na remuneração do servidor até o limite do valor do salário mínimo vigente.

Na reunião foi apresentada uma nova proposta pelo Prefeito no sentido de concessão de reajuste mensal no percentual de 25% a partir de janeiro de 2014, a nova proposta foi aceita pelos dirigentes e pelos servidores e deve ser celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta entre as partes.  

O Vereador Professor Adeilton deu destaque ao fato com uma longa postagem no seu Blog relatando a mobilização dos servidores e sua efetiva participação no processo junto aos servidores.
“Agora fica fácil visualizar a vitória que se aproxima. Se todos tivessem baixado a cabeça e aceitado o “acordo” de antes, nada teria sido feito. Mas com o anuncio de que parte dos servidores descontente com a situação ia entrar na justiça cobrando seus direitos, a coisa mudou” comentou o Vereador.

O Prefeito Delvamberto Soares justificou que esta era uma de suas propostas  de campanha, pois assumiu que até o final do seu Governo nenhum funcionário ganharia menos de um salário mínimo, “e com certeza isso vai acontecer bem antes, não por pressão ou por ameaças de ações judiciais mas por compromisso desse Governo” declarou Delvamberto que ainda alfinetou o Vereador Adeilton:
“E o nobre Vereador calou por todos ESSES ANOS, SERÁ PORQUE????” assim mesmo com três interrogações.

O Secretario de Administração e Finanças, que não estava presente na reunião demonstrou preocupação com as possibilidades de que este acordo seja cumprido diante das dificuldades financeiras do Governo Municipal, mas disse que fara o levantamento do impacto na folha para mostrar as autoridades.

Um comentário:

  1. O nobre Prefeito esta equivocado em questionar nosso posicionamento a despeito do assunto em debate. Temos informações de amigos que em 1992 o SINSEMA deu inicio a provocações, debates exigindo o cumprimento da lei e até se firmou um acordo entre servidores e o gestor municipal a época. A partir dai o SINSEMA e os servidores se posicionaram em total omissão e foram benevolentes com a situação. Entramos na vida política em 2008, tomando posse como Vereador em 2009. Com a posse da Presidenta Lucena no SINSEMA, tendo como proposta de campanha da mesma, lutar pela efetivação e cumprimento da lei. Renasce então o interesse no Sindicato e nos Servidores. E nós aderimos a causa e passamos a defender tal direito. Não haviamos apoiado antes por que os servidores que serão os beneficiados e devem ser os maiores interessados, vinha juntamente com o SINSEMA, de certo ponto, sendo omissos. E não venha com essa de que foi proposta de campanha, se prometeu é por que já sabia que logo logo seria obrigado fazer valer a lei. Agora vem querer dá uma de bonzinho. Só será concedido tal direito porque é constitucional e se os servidores ficassem calados e aceitassem junto com o SINSEMA a situação atual não iriam conseguir tão cedo tal direito. O "acordo" foi firmado por pressão sim, se não iria permanecer o feito antes. A nossa luta agora é torcer e exigir que esse "acordo" seja cumprido, Já tem até gente desconfiando que não será mantido. Mas acredito que se não fosse pra ser cumprido o Prefeito não teria proposto e aceito

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.