14 de maio de 2013

Secretário Deza rebate postagem do Vereador Adeilton

Secretario Deza Soares na Assembleia do SINSEMA - foto João Alves
Secretário Municipal de Educação  Vereador Deza Soares, usou a rede social Facebook, para rebater postagem do Vereador Professor Adeilton. Com o titulo "Secretário de Educação de Altaneira nega repasse aos professores" o Professor Adeilton publicou no seu Blog dura critica a não concessão do reajuste aos professores municipais.

Publicamos a seguir, na integra, a Nota do Secretário Deza Soares, confira:

"Volto a lamentar que o Vereador Adeilton continue maquiando informações na tentativa de confundir as pessoas e tirar proveitos político partidário, os questionamentos feitos na reunião do SINSEMA, foram respondidos com fundamentação, mas no texto do professor propositadamente ele não esclarece.

Quando questionado pelo professor Paulo Robson, me declarei favorável as progressões e efetivações, porém, afirmei que a procuradoria já havia emitido parecer sobre a matéria tendo inclusive optado pelo indeferimento, mas que a decisão caberia ao senhor Prefeito que poderia solicitar do procurador uma reavaliação do processo e optar pelo deferimento, isso ele não cita.

Quanto ao reajuste, apresentei uma tabela de cálculos demonstrando gastos atuais e previsão para os meses seguintes, onde de acordo com a previsão, mesmo sem o reajuste de cerca de 8% ainda chegaríamos a 78% (cálculo feito pelo setor contábil com informações do setor de RH), porém, propus que o SINSEMA, compusesse uma comissão capaz de avaliar os cálculos para comprovação ou não dos dados apresentados e que retomaríamos imediatamente as discussões, uma vez que não temos nenhum propósito de maquiar dados e tudo que puder ser feito de concessão aos professores será feito com muita responsabilidade para que não venha a prejudicar o funcionamento de outros setores importantes da educação, pois, de acordo com o percentual apresentado já estamos ultrapassando 18% do limite mínimo permitido, ou seja, da obrigatoriedade do repasse aos professores correspondente aos 60%, o que no momento, inviabilizaria o repasse. Vejam não neguei em definitivo por que propus nova discussão buscando a solução do problema.

Com relação ao PCCR, afirmei que a redução de 1/5 para 1/3 teria sido uma forma brusca onde elevou acentuadamente a folha de pagamento através das contratações para cobertura dos professores com redução, além da ampliação do quadro de coordenação pedagógica para acompanhamento dos professores nos planejamentos, portanto, nesse sentido, um PCCR avançado para o porte financeiro de Altaneira, mas notoriamente importante para a categoria e para o município tendo em vista que foi matéria em destaque na mídia e que jamais deveríamos retroceder sendo a solução buscar meios para concessão do reajuste (isso ele não esclarece).

A respeito das colocações do professor Gilson, o professor Adeilton maquiavelicamente generaliza, pois, Gilson frisou várias vezes que sua crítica se referia simplesmente a não concessão do reajuste e não a outras ações do Secretário Deza (no texto o professor dá um outro sentido a essa afirmativa).

É importante frisar que fomos elogiados por representações da Central dos Trabalhadores, como um município pequeno, de baixa renda, mas que valoriza os servidores públicos comparado a muitos outros municípios de grande porte. Notadamente, essa administração se destaca como a que mais negociou com Sindicato dos servidores municipais fazendo concessões em benefício da categoria.

Finalizamos esse texto afirmando que continuamos abertos ao diálogo e com o propósito de solução para o impasse, porém, consciente de que todos os demais setores merecem atenção e continuarão sendo desenvolvidos para o melhoramento da educação como o todo. A valorização do profissional de educação é justa, necessária e acontecerá, mas necessariamente temos de fazer auto análise para o merecimento desses valores." Deza Soares – Secretário de Educação.

Um comentário:

  1. e lamentável ver esses tipos de comentários onde dois representantes escolhidos pelo povo para melhorar o desenvolvimento do municipio fica criticando o trabalho do outro em fim os dois e educador se não recebesse salario de vereador verbas de gabinete e como professor irião reconhecer e sei que já sentirão na pele o que e o salario de um professsor

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.