Páginas

21 de junho de 2013

Realizada a II Conferência Municipal de Educação

Membros compõem a mesa na II COMED - fotos João Alves
A Secretaria Municipal de Educação realizou durante todo o dia de ontem (20/06) a II Conferência Municipal de Educação de Altaneira (II COMED) no auditório da Escola 18 de Dezembro. O evento tinha como objetivo debater sete eixos temáticos e tirar diretrizes para a Conferência Estadual prevista para setembro e II Conferência Nacional de Educação (II CONAE) que acontecerá no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

A II COMED contou a participaçãorepresentativa das várias instituições municipais, organizações, entidades, segmentos sociais e setores; de representantes dos poderes Executivo, Legislativo, e Judiciário; dos sistemas de ensino; das entidades de trabalhadores/as da educação; de empresários/as; de órgãos públicos; de entidades e organizações de pais/mães e de estudantes; da sociedade civil e dos conselhos instalados no município.
Deza Soares, Secretário de Educação
Na abertura do encontro houve apresentações culturais e cívicas com o cantor e compositor Tota Dias e pelos alunos da Escola 18 de Dezembro com execução dos hinos nacional, estadual e municipal e o hino da cidadania.


Em sequencia a palavra do Secretário de Educação que afirmou “A II Conferência Municipal de Educação a ser realizada hoje, dia 20 de junho acontecerá como prevê a II CONAE, um momento especial e histórico relacionado às políticas públicas do setor de educação, tornando-se um espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas públicas, principalmente de educação”. Disse ainda, “na intenção de avançar na construção de processos democráticos, participativos e progressivos é que a Secretaria Municipal de Educação de Altaneira realiza essa Conferência, conclamando aos profissionais de educação, estudantes, pais, dirigentes, demais atores sociais e a todos que se preocupam com a educação, para que reflitamos coletivamente e que juntos possamos propor alternativas para o melhoramento da educação a nível municipal, estadual e nacional”.  Confira sintese do discurso do Secretário na abertura da II COMED aqui
Professor José Nicolau durante apresentação
e leitura do Regimento Interno
Durante a leitura do Regimento Interno, a sociedade civil organizada representada por estudantes, entidades não governamentais (ARCA – Associação Raízes Culturais de Altaneira, RECID – Rede de Educação Cidadã), Professores, Pais e Alunos, clamaram pela inserção nas próximas conferências da Sociedade Civil como um dos integrantes de delegados (as).  O presente documento foi colocado em votação,  sendo aprovado por unanimidade.  
Na oportunidade, a coordenadora da 18ª CREDE, a professora Edna Belém ministrou palestra sobre a temática O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federal e Regime de Colaboração enfatizando a importância dos eixos temáticos.
Edna Belém, coordenadora da CREDE 18

À tarde os participantes foram divididos nos sete grupos referenciados pelos eixos temáticos com o propósito de apresentar e modificar propostas voltadas para a melhoria na qualidade da educação. Cada eixo contou com mediadores que explanaram didaticamente sobre os temas. Os eixos debatidos em grupos foram: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Delegados (as) eleitos (as)
A conferência também elegeu os quatro delegados titulares e seus respectivos suplentes que irão representar o município nas duas etapas subsequentes. Os eleitos obedeceram a distribuição por seguimentos, entre os seus pares, a saber, 01 gestor/a, 01pai/mãe, 01 trabalhador /a, 01 aluno/a. Nessa ordem, Leocádia Rodrigues, Antonia Almeida, Welton Cardoso e Tiago Carvalho foram eleitos delegados.

Confira fotos dos participantes distribuídos por eixos e dos mediadores destes:


Membros do Eixo II

Membros do Eixo III
Membros do Eixo V 
Membros do Eixo VI
Membros do Eixo VII
Mediadores dos Eixos Temáticos
Membros do Eixo I
Membros do Eixo IV
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação



Um comentário:

  1. Apesar do momento ser propício aos atores da educação fazerm proposição de melhoria e apontar sugestões, ainda sentimos aquele clima de desmotivação na hora de dá sugestões, trazer a tona problemas domésticos, etc. Nos eixos as discussões trouxeram poucas ou quase nenhuma proposta almejada pela nossa educação. É hora do professor sabr o que quer e o que estar fazendo. Por Evantuil

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.