26 de setembro de 2013

O desabafo de uma jovem altaneirense

A universitária Palloma Caldas (foto) postou na linha do tempo um texto em que chamou a atenção de vários navegantes das redes sociais e causou comentários nas ruas da cidade.

Em novo comentário Palloma esclareceu que nem sempre escreve especialmente direcionado para alguém, ou algo e que não, necessariamente, isso seja uma crítica, porém espera que não entendam, também, como mera coisa de poeta.

Leia a íntegra da Mensagem de Palloma Caldas:

“Já basta de tanto egoísmo; mesquinhez; hipocrisia; mentiras e, também, desse ar de soberania.. dessa coisa tosca de andar com a cabeça erguida como quem diz 'Eu ganhei, vocês querendo ou não!'. Já chega de andar e só ver monumentos, concretos, paredes de tijolos cobertos por tintas... isso não é mudança, isso não é o melhor! Mudem, façam realmente acontecer... mas não pra mostrar que fez melhor que os anteriores, mas porque é preciso. Porque disse, tantas vezes, de um amor, de um cuidado.,. e nada disso se vê. Procurem por pessoas, realmente, CAPAZES de 'tocar pra frente'. Pessoas sensibilizadas com cada necessidade. Que vejam, além do que acham que podem, que DIZEM saber, e não sabem!
Às vezes uma capacitação diplomática não traduz qualidade. Essa deve vir acompanhada de CARÁTER, RESPONSABILIDADE, e RESPEITO .....
As coisas não funcionam porque consideram - de mais - o fato de uns terem a incrível habilidade de 'bajular', ou simplesmente de baixar a cabeça para o erro e esconder as más consequências de certos atos, decisões.
Eu não tenho medo de ser perseguida, toda vez que questiono, que busco respostas.. que quero a verdade, a justiça.
Nem, tão pouco, me preocupo se não terei 'nada' por aqui, porque 'falo de mais'.
Não, eu não quero ter sendo submissa a tanta mediocridade, vandalismo e egocentrismo .. não vivo em um tempo onde o coronelismo reina. Sou de um tempo onde a democracia reina. Na minha cabeça a sinceridade, a justiça e - PRINCIPALMENTE - a honestidade é a base para construir o chão que piso... são as penas das asas que me fazem voar; cada molécula de oxigênio que respiro... e não pretendo poluir mais o meu ar com tudo o que ainda acontece.
Se tentar concertar as coisas, fazem as pessoas me dizerem 'ela é uma cobra', 'que ela fala de mais', 'só reclama', 'as coisa não são assim', 'não seja radical'..bom, não vou deixar de tentar. Não serei corrompida.
Quando tudo isso acabar, quero olhar a face de cada um e perguntar: O que levará de aprendizagem e bom com tudo isso ? O que fez serviu, realmente, para alguma coisa útil ? Só você se beneficiou com tudo isso, mas precisa muito de outros para sobreviver... porque pensou tanto só em você ?
Queridos, a cabeça tranquila no travesseiro, vale mais do que qualquer orgulho. O brilho nos olhos de quem acabou de ser ajudado, vale mais que qualquer dinheiro fácil....
Não estou sendo radical quando digo QUE CERTAS COISAS NÃO MUDAM NUNCA”.

O universitário Claudio Gonçalves reforçou as palavras de Palloma: “Uma boa reflexão que vem de uma pessoa que dificilmente escreve sobre este assunto nesta rede social, mas que conhecemos de perto o seu senso critico e a sua visão de mundo. pelo que conheço e ouço de amigos "jovens" altaneirenses, este texto fala por muitos deles”.

3 comentários:

  1. Acredito, nobre Jurista, que essa é uma das melhores matérias publicadas aqui nesse blog. Parabéns Paloma pela reflexão e valeu Jurista pela postagem...

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.