16 de outubro de 2019

Altaneira encerra Festa da Padroeira com Procissão


Centenas de pessoas participaram no início da noite de ontem (15/10) da tradicional procissão em homenagem a Santa Teresa D`Ávila, Padroeira do Município de Altaneira.

O pároco local não participou da procissão, que percorreu as principais ruas da cidade. O andor com a imagem da Padroeira foi conduzido em carro alegórico, típico das festas carnavalescas, empurrado pelos fiéis.

Assim como nos anos anteriores altaneirenses que residem em outros estados aguardavam ansiosos pela tradicional procissão para demonstrarem a sua fé a Padroeira da cidade.

A Banda de Musica Municipal Pe. David Moreira acompanhou a procissão executando hinos de louvor a Padroeira e outras canções.

Mais uma vez a nome da Padroeira voltou ao debate, algo comum, desde 2012 quando o BA levantou a questão com a postagem Santa Teresa: “D'Ávila” ou “de Jesus”.

O professor e poeta Reginaldo Venâncio estranhou ao ouvir um padre referir-se a Padroeira como Santa Teresa de Jesus, vários outros navegantes das redes sociais também demonstraram desconhecimento sobre o fato.

A professora Corrinha Lino esclareceu que se trata da mesma Santa, mas esqueceu de anotar que desde antes da emancipação política do Município os altaneirenses adotaram Santa Teresa D'Ávila, somente com a criação da Paróquia, foi que apareceu a Santa Teresa de Jesus, mas que ainda não caiu no gosto popular.

Todos os hinos em louvor a Padroeira referem-se a Santa Teresa D'Ávila, conforme postagem do BA de 2010.

Reginaldo resolveu o dilema no seguinte verso:

“De Ávila ou de Jesus,
Sou por te sempre guiado,
Tereza nossa doutora,
Foste na vida uma professora,
Defendendo os humilhados.
És doutora da igreja,
E Altaneira festeja,
Somos todos iluminados”.

Confiram outras fotos da Procissão, o registro mais uma vez é do Garoto Beleza:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.