31 de julho de 2020

Transposição do São Francisco: águas devem chegar a Fortaleza em 2021

Reservatório Jati chega 64% da capacidade (Foto: Divulgação/SRH)


O reservatório Jati, que recebe as águas do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), já acumula volume de 17.642.664 m³ - 64% da capacidade. O dado é referente a última quarta-feira (29/07). A expectativa é de que o reservatório chegue a 70% hoje. A partir de agosto, as águas do São Francisco entram no Cinturão das Águas (CAC). A partir do momento que o reservatório Jati estiver cheio, levam dois meses para as águas chegarem ao Castanhão. De lá para Fortaleza, são apenas três dias.

Uma vez no CAC, as águas devem percorrer os 53km do trecho emergencial até o Riacho Seco, no município de Missão Velha, ainda distante 508,6 km da Capital. Só depois, conforme a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, as águas irão fluir por gravidade para o Rio Salgado - localizada na região Sul do Estado. 

Seguindo esse caminho, as águas do São Francisco vão desaguar no Rio Jaguaribe, até, finalmente, alcançar o açude Castanhão em um percurso de aproximadamente 350km. "Uma vez no açude Castanhão, a transferência para a Região Metropolitana de Fortaleza será efetuada pelo Eixão das Águas por um percurso de 200 km", explica o titular da SRH, Francisco Teixeira.

Por enquanto, ainda é difícil precisar quando chegam a Fortaleza, mas há indicativos. Contudo, ainda conforme a SRH, há um estudo para que essa água seja transferida preferencialmente no primeiro semestre de 2021, devido ao fluxo dos rios em decorrência das chuvas. Com o fluxo, as perdas seriam menores, pois teria menos evaporação e mais rapidez.

Na estação chuvosa, as águas do São Francisco acompanhariam o fluxo da água das chuvas e não teria retirada por parte dos irrigantes. Isso porque, em época de chuva, eles não precisariam especificamente da água que irá correr para Fortaleza. O fato de não haver fluxo de chuvas no segundo semestre tornaria o processo mais lento do que em cenário de estação chuvosa.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Os impactos da disputa China X EUA no Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.