Páginas

30 de novembro de 2020

Em Fortaleza Sarto vence eleição apertada e promete pacificação

Sarto Nogueira e o vice Élcio Batista agradeceram os apoios obtidos durante a campanha (Foto: Fco Fontenele)

Após disputar o 2º turno mais acirrado da história, José Sarto (PDT) foi eleito neste domingo, 29, prefeito de Fortaleza com o desafio de unir uma cidade dividida. "A eleição acabou, minha missão agora é pacificar Fortaleza", destacou já no primeiro discurso, logo após ter vitória com 51,69% dos votos confirmada. Eleito com 43,7 mil votos a mais que o adversário Capitão Wagner (Pros), Sarto será o 49º prefeito de Fortaleza a partir de janeiro de 2021.

Com derrota do PT e aliados de Bolsonaro, eleição aponta despolarização

 

Um balanço do segundo turno das eleições municipais não altera as tendências apontadas pelo primeiro: houve uma despolarização política, que mostra a resiliência do sistema democrático brasileiro, apesar das ameaças de retrocesso autoritário observadas em alguns momentos recentes da vida nacional. Destaque para o fato de que a apuração dos pleitos não teve os atrasos do primeiro turno, o que enfraquece as críticas ao sistema de urnas eletrônicas, protagonizadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Os partidos de centro-esquerda e centro-direita saíram fortalecidos: MDB, PSDB, DEM e PP, principalmente, somando novas capitais ao bom resultado obtido no primeiro turno.

29 de novembro de 2020

18 capitais e 39 municípios vão ao segundo turno hoje


Cerca de 38 milhões de eleitores de 57 cidades brasileiras, incluindo 18 capitais, estão aptos a votar, hoje, no segundo turno das eleições municipais. Além da escolha dos prefeitos que vão comandar os municípios a partir de janeiro, está em jogo a correlação de forças políticas que começam a se organizar para a disputa presidencial de 2022. Uma preocupação adicional de autoridades e candidatos é com a possibilidade de mais um alto índice de abstenção, a exemplo do recorde de 23,14% que foi registrado no primeiro turno.

28 de novembro de 2020

Eleições ainda podem sofrer alterações em 27 municípios cearenses pela Justiça Eleitoral

Em seis municípios cearenses os prefeitos eleitos carecem de decisão da Justiça Eleitoral para tomarem Posse (Foto: Divulgação/TRE)

No Ceará apenas Fortaleza e Caucaia estão envolvidos no segundo turno eleitoral. Entretanto, para outros 27 municípios do Estado, o resultado final das eleições no Executivo e no Legislativo ainda não estará definido amanhã (29/11). Isso porque a Justiça Eleitoral segue analisando a validade de candidaturas.

Ministério da Saúde atribui aumento de casos de covid-19 a eleições municipais

 

Para o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, nas eleições municipais "tem havido uma negligência" (Foto: Reprodução/Facebook)

Um dia após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitir o aumento dos casos do novo coronavírus e o caracterizar como “repique”, o Ministério da Saúde atribuiu o aumento nas curvas epidemiológicas a um “afrouxamento” e “negligência” das medidas de proteção, como uso das máscaras e manutenção da distância segura entre as pessoas.

27 de novembro de 2020

Bolsonaro volta a contestar uso de máscara na pandemia: "último tabu a cair"

O presidente ainda tem transgredido uma lei que ele próprio sancionou sobre a obrigatoriedade das máscaras (Foto: Reprodução/Facebook)

Enquanto o Brasil se aproxima de uma segunda onda de contaminações e mortes pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro contestou a utilidade das máscaras faciais, uma das principais formas de proteção contra a doença. Ontem (26/11) ele sugeriu que o equipamento não é tão eficaz como método de prevenção ao novo coronavírus e que será "o último tabu a cair" em relação à pandemia.

26 de novembro de 2020

Vereadores aprovam Orçamento de quase 50 milhões para o Município de Altaneira em 2021

Em sessão virtual realizada na manhã de ontem (24/11) a Câmara Municipal de Altaneira aprovou Projeto de Lei que estima a receita e fixa despesa do Município de Altaneira para o exercício financeiro de 2021 no valor de 49.017.071,32 (quarenta e nove milhões e dezessete mil e setenta e um reais e trinta e dois centavos).

TRE cassa mandato do deputado Pedro Bezerra por uso de servidores municipais na campanha

 

Pedro Bezerra na Tribuna da Câmara dos Deputados (Foto: João Ricardo)

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu ontem (25/11) por 6 votos a zero pela cassação do mandato do deputado federal Pedro Bezerra (PTB), em Ação de Investigação Judicial Eleitoral instaurada para apurar irregularidades corridas nas eleições de 2018. Os desembargadores entenderam que foi usada a estrutura da secretaria de educação do município de Juazeiro do Norte para a campanha de Pedro Bezerra e consequentemente para elegê-lo ao cargo de deputado federal.

PGR defende constitucionalidade da vacinação obrigatória

 

Em parecer o PGR destaca que os governos locais podem atuar caso o governo federal não aplique as medidas necessárias para conter a pandemia (Foto: Antonio Augusto)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a vacinação obrigatória contra a covid-19 é constitucional. No texto, o chefe do Ministério Público defende que a competência é do governo federal para definir as regras de imunização da população. No entanto, para ele, se o governo federal não atuar, os estados podem aplicar regras para obrigar os cidadãos a tomarem as vacinas.

25 de novembro de 2020

Altaneirense denuncia descaso na Saúde, gestores silenciam

A altaneirense Marcia Araujo usou as redes sociais na manhã de ontem (24/11) para denunciar que um exame solicitado há quase nove meses ainda não foi marcado. Marcia diz ainda que toda semana a servidora responsável pela marcação prometia o agendamento do exame.

24 de novembro de 2020

Fiocruz tem expectativa de começar a vacinação contra a covid-19 até março

 

Sede da Fundação Oswaldo Cruz (Foto: Divulgação/FioCruz)

Resultados preliminares dos estudos clínicos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca aumentam as esperanças mundiais no enfrentamento da covid-19. O imunizante, que está na fase 3, mostrou eficácia de 90% com a administração de meia dose, numa primeira etapa, e de uma dose completa, na segunda. Ou seja, pelo levantamento, não são necessárias duas doses completas para cada indivíduo, como se avaliava inicialmente. Isso significa que um maior número de pessoas poderá ser vacinada com uma quantidade menor do imunizante. A descoberta fez a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produzirá as doses no Brasil, prever a vacinação de 136,5 milhões de pessoas em 2021. Ainda falta a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a intenção é de que as doses comecem a ser aplicadas até março.

23 de novembro de 2020

Após mais de um ano, Bolsonaro não consegue tirar "Aliança pelo Brasil" do papel

 

Apoiadores do presidente alcançaram menos de 10% das assinaturas necessárias para criação do partido (Foto: Marcos Correa)

Partido político que tende a ser a casa eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil ainda está longe de atender aos requisitos para ser homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma batalha que dura mais de um ano e que, até novembro passado, reuniu apenas 42.789 mil rubricas válidas — ou seja, aproximadamente 9% do mínimo que é preciso, das 492 mil assinaturas necessárias para que a legenda saia do papel. A intenção era que a sigla deslanchasse ainda para as eleições municipais, o que não se concretizou.

22 de novembro de 2020

Apoiadores do prefeito promovem aglomerações e carreata em Altaneira

Imagens capturadas de vídeo compartilhado no Facebook

Apoiadores do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT) promoveram na noite de ontem (21/11) uma grande carreata pelas principais ruas da cidade de Altaneira. Dezenas de carros e motos circularam na cidade em comemoração a reeleição do prefeito no último domingo (15/11).

Ignorando quase 170 mil mortes, Bolsonaro diz que "O tempo vem provando que estava certo" sobre a pandemia no G20

Bolsonaro afirmou que a cooperação no G20 é a chave para superar a pandemia (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (21/11), em vídeo transmitido no G20, que seu governo tem agido corretamente em relação à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 168 mil pessoas no país. Este ano, a reunião da cúpula é presidida pela Arábia Saudita.

21 de novembro de 2020

Camilo cita aumento de casos da Covid-19 no Ceará e volta a prorrogar decreto sem alterações

 

Coletiva do Governador Camilo Santana no Palácio da Abolição (Foto: Thais Mesquita)


O decreto relativo à pandemia da Covid-19 no Ceará com medidas de segurança sanitária e isolamento social foi prorrogado novamente pelo governador Camilo Santana (PT). É a sexta semana seguida que a reabertura econômica não avança no Estado. O chefe do Executivo Estadual citou que a transmissão do vírus ainda está ativa e disse que há aumento pontual de casos, mas sem reflexo considerável nas internações e no aumento de óbitos.

20 de novembro de 2020

Chega ao Brasil primeiro lote com 120 mil doses da CoronaVac

 

O imunizante da Sinovac também terá produção no Butantan (Foto: Nelson Almeida)

As 120 mil primeiras doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, chegaram na manhã ontem, 19, a São Paulo. O material foi importado da China pelo governo de São Paulo e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Bolsonaro recua e agora diz que não vai acusar países

O presidente recuou mais uma vez em suas declarações (Foto: Reprodução/Facebook)

Depois de dizer que revelaria nomes de países que atuam como "receptadores" de madeira ilegal que sai do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro recuou ontem de suas declarações. Em vez de países, Bolsonaro disse que o governo tem, na realidade, "nomes de empresas" que comprariam produtos brasileiros de forma ilegal. Nem mesmo esses nomes, porém, foram citados.

19 de novembro de 2020

A pandemia do voto nulo e os alienantes mitos eleitorais por Francisco Dirceu Barros

O jurista Francisco Dirceu Barros é atualmente Procurador-geral de Justiça de Pernambuco (Foto: Divulgação/MPPE)

1. UMA INFORMAÇÃO ALIENANTE

Em toda eleição, circula nas redes sociais uma mensagem despolitizada e perigosa para o regime democrático. É uma convocação para o povo votar NULO.

O chamamento despolitizado é: “Vamos votar nulo e as eleições serão anuladas”.

Em realidade, tecnicamente não existe “voto nulo”. Por quê?

Esquerda une forças no segundo turno das eleições municipais

Sarto, Manuela e Boulos são alguns representantes da Esquerda no segundo turno das eleições municipais (Foto: Divulgação/Facebook)

Os partidos de esquerda têm avançado na troca de apoios para o segundo turno das eleições municipais, em um cenário bem diferente da divisão que marcou a disputa presidencial de 2018. Nas capitais, até mesmo PT e PDT, que andavam distantes, têm unido forças para a reta final das disputas.

18 de novembro de 2020

TRE avalia eleição como tranquila no Ceará

As informações foram repassadas por Edna Saboia, coordenadora de eleições no TRE (Foto: Deise Garcez)


Cinco municípios do Ceará encontram-se com os prefeitos eleitos em condição de sub judice. Isso significa que houve algum problema relacionado ao registro desses candidatos. Foi o que aconteceu, por exemplo, em Juazeiro do Norte, onde Glêdson Bezerra (Podemos) obteve a maioria dos votos, mas corre o risco de não assumir o cargo por não ter comprovado afastamento do cargo de inspetor da Polícia Civil dentro do prazo estabelecido. A decisão ainda cabe recurso. Além Juazeiro, também enfrentam a situação os eleitos em Missão Velha, Senador Sá, Pedra Branca e Viçosa do Ceará.

Balanço trabalhista das eleições municipais por André Figueiredo

André reafirmou o projeto nacional do partido (Foto: Divulgação/PDT)

O PDT, com menos recursos financeiros que outros partidos grandes, sem apoio de celebridades ou influencers da internet, resistiu bravamente à onda bolsonarista e conservadora, e elegeu mais de 300 prefeitos e 3.345 vereadores em todo o País. Estamos ainda disputando duas capitais, Fortaleza e Aracaju.

Resultados das urnas devem forçar Bolsonaro a se reinventar politicamente

Especialistas apontam alternativas ao presidente (Foto: Evaristo Sá)

Depois de assistirem à derrota da maioria de seus candidatos no primeiro turno das eleições municipais, o presidente Jair Bolsonaro e aliados avaliam as lições que esse resultado deixa para o projeto de reeleição em 2022. A construção de uma base de sustentação política e a filiação do presidente a um partido estão entre as opções consideradas.

17 de novembro de 2020

Késia visita apoiadores e agradece sua expressiva votação

 

Mosaico formado com fotos publicadas nas redes sociais da candidata do PDT

A empresária Ana Késia (PDT) visitou na manhã de ontem (16/11) várias residências da cidades de Altaneira agradecendo o apoio que recebeu ao longo da campanha e a expressiva votação nas urnas.  “Estive de volta às ruas hoje, segunda-feira, para honrar e agradecer os 2.405 votos de confiança que nos foram dados”, escreveu Kesia ao compartilhar algumas fotos nas redes sociais.

32 anos depois, PT de Altaneira repete feito do antigo PFL

 

Vereadores e vereadoras do PT serão dois terços da composição da Câmara Municipal de Altaneira (mosaico com fotos da Urna)

Em 1988 com a com a vigência da nova Constituição brasileira a Câmara Municipal de Altaneira passaria a ser composta por nove vereadores. Naquele ano três partidos disputavam as eleições municipais. O Partido da Frente Liberal (PFL) contava em seus quadros o então prefeito Francisco Fenelon Pereira e o ex-prefeito João Ivan Alcântara, que disputava seu segundo mandato.

Maia diz que o governo precisa "entender o recado das urnas"

Para Rodrigo Maia defendeu as mostraram que as pessoas não querem mais o conflito entre os poderes da República (Foto: Divulgação/ACSP)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou ontem (16/11), que o primeiro turno das eleições municipais serviu para mostrar para o Governo Federal que a população espera menos radicalismo ideológico dos políticos e mais ações para fazer o Brasil caminhar. As declarações foram dadas durante reunião com integrantes da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

16 de novembro de 2020

A “Prefeitura” de Altaneira ganhou mais uma

Devaldo e Dariomar em imagem do vídeo postado no Facebook 

Assim como todos os prefeitos anteriores, o atual prefeito de Altaneira Dariomar Rodrigues (PT) foi reeleito para mais um mandato, mas mais uma vez o prefeito eleito não conquistou a maioria dos votos eleitores. Apesar de conquistar 51,37% dos votos válido, os 2.540 votos dados ao prefeito representa apenas 49,06% dos eleitores que compareceram as urnas ontem (15/11). A abstenção foi de 629 eleitores o que representa 10,9% do eleitorado.

Resultado oficial das Eleições em Altaneira

Mais uma vez não conseguimos concluir a apuração paralela nas eleições de Altaneira. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também teve problemas na totalização de votos. Divulgado o resultado oficial confirmou-se a reeleição do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) com 2.540 votos (51,37%). A candidata Késia (PDT) recebeu 2.405 votos o que representa (48,63%). 153 eleitores anularam o voto e 46 votaram em branco. Apenas 629 eleitores deixaram de votar em 2020.

15 de novembro de 2020

Apuração Paralela em Altaneira - Eleições 2020

Apuração Parcial (faltam duas urnas)


20:12 - 
Encerramos aqui. Logo mais postaremos o resultado oficial. 


Votação segue tranquila em Altaneira

Eleitores em fila em das escolas de Altaneira (Foto: Sávio Soares)

Nenhum incidente grave foi registrado no período da manhã nas seções eleitorais em Altaneira. O promotor de Justiça designado para atuar nas eleições em Altaneira, Francisco Diassis Leitão, visitou alguns locais de votação na cidade e repassou orientações a mesários e fiscais, mas não constatou nenhuma irregularidade.

Confira os locais de votação em Altaneira

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu algumas alterações nas seções eleitorais em Altaneira, mas os locais de votação continuam os mesmos. As principais alterações foram as seguintes: 1) Os eleitores da seção 004 foram distribuídos nas seções 1 e 2; 2) Os eleitores da seção 005 foram distribuídos nas seções 6, 7 e 9; 3) Os eleitores da seção 008 foram distribuídos nas seções 12 e 13; 4) Os eleitores das seções 10 e 109 foram distribuídos nas seções 11, 94, 111 e 112. A seção 119 continua agregada a seção 90.

14 de novembro de 2020

Camilo Santana não apoiou a reeleição do prefeito de Altaneira

O governador Camilo não fez nenhuma declaração de apoio a reeleição do prefeito de Altaneira (Foto: Divulgação/Facebook) 


Apesar de ser filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), o governador Camilo Santana não fez nenhuma declaração de apoio a reeleição do prefeito Dariomar Rodrigues, também filiado ao PT. Camilo esteve em Altaneira na campanha de 2016, mas não apareceu em 2018, nem tão pouco em 2020 para inauguração das obras do Governo do Estado no Município.

Ana Késia pode quebrar três tabus da Política de Altaneira

Candidata Késia discursando no primeiro Comício Virtual da História de Altaneira (Foto: Wesley Vieira)

Assim como 
a "Onda Azul" americana elegeu a senadora Kamala Harris, primeira mulher para a Vice-Presidência da República dos Estados Unidos da América, a "Onda Azul" altaneirense pode eleger amanhã (15/11) a empresária Ana Késia (PDT) a primeira prefeita do Município de Altaneira. Se confirmada a vitória, Késia quebrará três grandes tabus da Política de Altaneira. 

13 de novembro de 2020

Promotor Eleitoral recomenda evitar derramamento de material de propaganda próximo às seções eleitorais

O Promotor de Justiça, Daniel Ferreira de Lima, oficiante na 53ª Zona Eleitoral, encaminhou oficio os representantes das coligações dos municípios de Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri recomendando que seja orientado aos candidatos e simpatizantes que se abstenham da conduta de derramamento de material de propaganda próximo às seções eleitorais.

O representante do Ministério Público Eleitoral justificou a medida para evitar a prática de eventuais crimes ambientais e eleitorais, além de acidentes com idosos e crianças em pisos escorregadios.

O Dr. Daniel Lira informa ainda que já tramita na Promotoria da 53ª Zona Eleitoral procedimento para apuração de possíveis descumprimento a recomendação.

Até o fechamento desta postagem nenhuma das duas coligações em Altaneira havia se manifestado sobre a recomendação.

Leia também:

 

Ministério Público Eleitoral emite Parecer contrário a divulgação da pesquisa contratada pelo prefeito de Altaneira

Encerrou a propaganda eleitoral no rádio

Imagens capturadas dos vídeos dos programas de rádio no Facebook e Youtube

Ontem (12/10) foi o último dia de propaganda eleitoral no rádio da campanha à Prefeitura de Altaneira. O espaço foi pouco aproveitado pelo prefeito Dariomar (PT), candidato a reeleição, apenas 07 programas foram apresentados dos 24 que teve a oportunidade. Já a candidata Késia apresentou 21 programas, três foram repetidos por erro do operador de rádio. Outros programas não foram apresentado em virtude de problemas técnicos na rádio comunitária Altaneira FM.

Homens representam maioria das mortes por Covid-19 no Ceará

Dos 9.430 cearenses que morreram em decorrência de complicações da Covid-19, pelo menos 5.440 são homens - o que totaliza 57,77% do total de vítimas da doença. Outras 3.950 mortes se deram em mulheres e 30 óbitos não tiveram sexo ou faixa etária informados. Os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na manhã de hoje (13/11).

Plenário do TSE confirma suspensão da eleição em Macapá


Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem (12/11), decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que adiou as eleições municipais em Macapá, capital do Amapá. O primeiro turno em todo o país está previsto para o próximo domingo (15) e, o segundo, para 29 de novembro. Pelo menos 16 municípios amapaenses sofrem com um apagão após dois dos três transformadores serem acometidos por um incêndio.

12 de novembro de 2020

Vereadores debatem reta final da campanha eleitoral em Altaneira

Na última Sessão Virtual da Câmara Municipal de Altaneira antes do pleito do próximo domingo (15/11), realizada na manhã de ontem (11/11) os vereadores e vereadoras debateram sobre a reta final da campanha eleitoral em Altaneira, inclusive com alguns prognósticos.

TSE adia eleição de Macapá após pedido do TRE do Amapá

O adiamento se deu após o apagão que atingiu o estado há nove dias e segue provocando transtornos (Foto: Divulgação/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atendeu um pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá para adiar as eleições de Macapá. Assim como em todos os municípios brasileiros, a disputa estava marcada para o próximo domingo (15/11), mas foi adiada por causa do apagão que atinge o estado há nove dias.

11 de novembro de 2020

Uso de máscaras e distanciamento social: saiba as orientações para votar

O fato do dia de votação estar batendo à porta não muda em nada a situação de pandemia do novo coronavírus vivida no País. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da resolução nº 23.631/2020 estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, divulgado ainda em setembro.

Políticos, entidades e especialistas repudiam politização de vacina

A atitude do chefe do Planalto gerou uma enxurrada de críticas no país (Foto: Isac Nobrega)

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender os testes da CoronaVac (vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac) escancarou a politização em torno da busca por um imunizante capaz de frear a doença. A paralisação dos estudos foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro, com estocadas no governador de São Paulo, João Doria (PSDB), desafeto político dele. A atitude do chefe do Planalto gerou uma enxurrada de críticas no país que contabiliza mais de 160 mil mortos pela doença.

10 de novembro de 2020

Ministério Público Eleitoral emite Parecer contrário a divulgação da pesquisa contratada pelo prefeito de Altaneira

O representante do Ministério Público Eleitoral, Promotor de Justiça Daniel Ferreira de Lira, apresentou na noite de ontem (09/11) parecer de mérito opinando pela não divulgação da pesquisa eleitoral contratada pelo prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), junto ao Instituto de Pesquisas CENSUS de Teresina - Piauí. A pesquisa seria divulgada hoje (10/11), mas o Juiz Eleitoral, suspendeu a sua divulgação, em caráter liminar.

Késia esclarece sobre Auxilio Emergencial e Adeilton quer debater propostas na reta final da campanha

A candidata Ana Késia (PDT) compartilhou nas redes sociais na manhã de ontem (09/11) uma nota esclarecendo as notícias veiculadas nos órgãos de imprensa envolvendo o meu nome como beneficiária do Auxílio Emergencial.

Políticos e especialistas criticam postura de Bolsonaro diante de vitória de Biden

 

Especialista alertam que gesto do presidente provoca desgaste maior à já combalida diplomacia do país (Foto: Divulgação/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro resiste em aceitar a vitória do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, gesto que significa o reconhecimento de um chefe do Executivo a outro. A pressão para que o comandante do Planalto tome a atitude pode vir do Congresso. A tônica é de que o Parlamento não tem poder nem deve fazê-lo, mas deputados e senadores criticam a situação. Especialista alertam que o gesto do mandatário brasileiro provoca um desgaste ainda maior à já combalida diplomacia do país.

9 de novembro de 2020

Resultado da eleição municipal vai pressionar Bolsonaro nas negociações com legendas

Especialistas apontam mudanças significativas no Governo Bolsonaro após as eleições municipais (Foto: Divulgação/GDF)

As eleições municipais, que serão realizadas no próximo domingo, garantem que a população eleja os políticos mais próximos do povo. Prefeitos e vereadores são os representantes diretamente ligados à vida prática dos brasileiros. E prova dessa importância é que as votações de 15 e 29 de novembro têm potencial para obrigar o presidente da República a redesenhar a Esplanada. Para especialistas, a expectativa de que o Centrão leve a maioria das prefeituras e, com isso, deve aumentar o poder de barganha do bloco junto ao governo. E, para manter a base, Bolsonaro deverá se preparar para ceder ministérios. Para completar, prefeitos eleitos nas grandes capitais, prometidas, até o momento, a partidos tradicionais, também obrigarão o presidente a mudar de tom nas negociações com legendas.

8 de novembro de 2020

Késia e Adeilton realizam Primeiro Comício Virtual da História de Altaneira

A candidata Ana Késia fez um discurso emocionante cheio de propostas e agradecimentos (Foto: Reprodução/Facebook)

Realizou-se na noite de ontem (07/11) o primeiro comício virtual da história política de Altaneira. Transmitido ao vivo na página da candidata Ana Késia (PDT) na rede social Facebook, o ato batizado de “Livemício” teve 4,4 mil visualizações nas duas horas de duração. Informações da Coordenação da campanha dão conta que 7,5 mil pessoas foram alcançadas pela transmissão.

Políticos brasileiros parabenizam Joe Biden por eleição; Bolsonaro não se manifestou

 

Joe Biden e Kamala Harris em comemoração após o anúncio da vitória (Foto: Reprodução/Facebook)

Com a confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, políticos brasileiros utilizaram as redes sociais ontem (07/11) para parabenizar o novo chefe da Casa Branca. O democrata recebeu mensagens de apoio de governadores, deputados e senadores, mas ainda não foi cumprimentado pelo presidente Jair Bolsonaro, que torcia por Donald Trump, e nem pelo Ministério das Relações Exteriores.

7 de novembro de 2020

Recado do poeta Flávio Leandro ao presidente Trump

Turma apuradora de votos na década de 1990 em Bodocó-PE (Foto: arquivo pessoal do poeta Flávio Leandro)

Escrutinador! Parece um palavrão, né? Era minha função na justiça eleitoral de Bodocó. No fórum, a gente abria a urna, e ai começava a disputa, na tapa, pela melhor interpretação do que podia ser chamado de escrita, em cada voto posto na cédula de papel. Eu não entrava na briga, somente contava o voto depois da pandenga.

Após fala de Bolsonaro, Barroso diz que retomar voto impresso seria retrocesso

 

Para o presidente do TSE, ministro Barroso, o problema das urnas eletrônicas é o custo (Foto: Reprodução/YouTube)

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro defender a adoção do voto impresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, voltou a chamar a proposta de "retrocesso". "As urnas eletrônicas são confiáveis. O problema delas é o custo", declarou Barroso ontem (06/11), durante o 8º Fórum Liberdade e Democracia, em Vitória (ES).

6 de novembro de 2020

Tribunal de Justiça do Ceará homologa mais um acordo de rateio do Precatório do Fundef

 

Prefeita Aline (ao centro) com dirigentes sindicais e profissionais do Magistério local (Foto: Divulgação/APEOC)

O presidente em exercício do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (APEOC), usou as redes sociais na tarde de ontem (05/11) para comunicar que O tribunal de Justiça do Estado do Ceará homologou mais um acordo de rateio do Precatório do Fundef.

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa contratada pelo prefeito de Altaneira

O juiz titular da 53ª Zona Eleitoral, Dr. Herick Bezerra Tavares, deferiu medida liminar em Representação Eleitoral suspendendo a divulgação de pesquisa eleitoral contratada pelo prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), junto ao Instituto de Pesquisas CENSUS de Teresina - Piauí.