Páginas

24 de março de 2010

A Saúde de Altaneira por Pedro Icaro Soares


Escrevo aqui para demonstrar a minha insatisfação com a precária saúde municipal em que estamos vivendo, falo, pois, muitas pessoas já me relataram sobre os maus tratos da equipe médica e a total desatenção dos mesmos para com a saúde da população. Um fato parecido ocorreu comigo no Hospital Municipal.

Periodicamente realizo exames sanguíneos para verificação das taxas enzimáticas do fígado (Devido ao uso de um medicamento que utilizei a alguns anos atrás) todas as vezes que venho de férias aproveito o tempo e vou ao PSF da minha área, falo com o médico de meu problema e peço a solicitação para tais exames.

Nessas férias não foi o que aconteceu. Dirigi-me ao PSF, porem ESTAVA SEM MÉDICO fui então orientado a procurar o Hospital Municipal onde seria atendido, chegando lá disse ao médico que queria realizar alguns exames de rotina, ele simplesmente disse que não iria requisita-los, primeiro chegou com a conversa de que estava ali pra atender ao paciente, eu disse tudo bem, comecei a dizer o que sentia ele disse para procurar um especialista , eu revidei e disse “Dr. eu vou procurar, mas se Sr. solicitar tais exames sanguíneos (que nem precisa ser especialista pra entende-los) só há necessidade da procura se as taxas derem alteradas”.

Depois falou que não estava autorizado a solicitar exames (ENTÃO AGORA É TUDO NO CHUTE PARA UM DIAGNOSTICO SEGURO E PRECISO), no caso se fosse pra requisitar um especialista levaria meses até ser chamado (IMAGINE AI PESSOAS QUE SOFRERAM FRATURAS, COMO ELE NÃO PODE SOLICITAR UM RAIO X , ENTÃO A PESSOA AGUARDA MESES PARA SER ATENDIDO POR UM ORTOPEDISTA, PARA DEPOIS SOLICITAR O RAIO X, QUEM QUISER QUE AGUENTE DE DOR).

Agora me pergunto onde esta o dinheiro que vai :

1 - pra atenção primária que é o PSF (PQ NUM TEM MÉDICO),

2 - para a atenção secundária, que são os profissionais especializados, os exames ambulatoriais (PQ AS PESSOAS QUE PRECISAM DE ESPECIALISTA JÁ SÃO LOGO AVISADAS VAI DEMORAR MESES PRA CONSEGUIR ESPECIALISTA, QUE É MELHOR PARTICULAR, E QUE EXAMES AGORA NEM PENSAR)

3 - para atenção terciária (ESSE DAQUI ACHO QUE NEM NUNCA EXISTIU)são as cirurgias cardiovasculares, neurocirurgias, etc.

Bem o dinheiro este deve estar indo para a reforma do Hospital (pra que conteúdo se a casca é bonita?)

OBS: Nem sempre um Município necessita ter todos os níveis de atenção à saúde instalados em seu território, mas no caso dos pequenos municípios, isso pode ser feito pelo gestor municipal por meio de pactos regionais(entre cidades que possuam o serviço) que garantam às populações acesso a todos os níveis de complexidade do sistema. (PARECE QUE A GESTÃO NÃO CONSEGUE TANTOS PACTOS ASSIM, SERÁ POR FALTA DE DINHEIRO, OU POR FALTA DE PRESTÍGIO COM OUTROS GESTORES?).

Lei Nº 8.080 de 19 de setembro de 1990
Art. 2 A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.


AH isso sem contar nos desrespeitos que a população vem sofrendo por parte da equipe médica que acreditam serem verdadeiros deuses. (NUNCA OUVIRAM FALAR DO PROJETO DO GOVERNO FEDERAL CHAMADO HUMANIZA-SUS).

Se não fazem o atendimento com amor para a população deveriam estudar mais, fazer sua especialização e montar sua própria clínica.

CADÊ AS AUTORIDADES MUNICIPAIS QUE NÃO VEEM ISSO?

GENTE DEVE SER TRATADA COMO GENTE!


Pedro Icaro Soares é estudante do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.