Páginas

26 de abril de 2010

Cid Gomes lança Pró-Cidadania no Cariri

Agentes da cidadania de Altaneira - Foto de João Alves
Para desenvolver o setor de segurança pública no Interior do Estado, o Governador Cid Gomes lançou nesta sábado (24), em Missão Velha, o Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania). A ação tem o objetivo de prevenir atos e ações que possam por em risco o patrimônio e os bens públicos, orientado pela filosofia e estratégia organizacional de segurança com cidadania, atuando no sistema de segurança pública e defesa social em todos os municípios conveniados. “A Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece parâmetros de um agente para cada 500 habitantes.”, relatou Cid Gomes. De acordo com o Governador, a nova força policial vai permitir que os moradores dos municípios “se sintam mais seguros”.

O primeiro Município onde o programa foi implantado foi Tauá e, por isso, representou um modelo que foi seguido pelos demais municípios cearenses com número de habitantes menos que 50 mil, o onde o programa Ronda do Quarteirão não foi implantado. “A meta para 2010 é de 100 municípios conveniados e a formação de 2 mil agentes de cidadania. O Governo do Estado tem o papel de repassar recursos financeiros e equipamentos, mediante à celebração de convênios”, confirmou o governador.

O Pró-Cidadania foi desenvolvido a partir da Lei Estadual nº. 14.318/2009, que tem como objetivo estimular a criação de guardas municipais. Em Altaneira foram formados pela Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), um total de 14 agentes. Os recrutas passaram por um criterioso processo de capacitação de 200 horas/aula com ênfase na valorização da cidadania, na segurança comunitária e na prevenção ao uso das drogas.

Todos os agentes receberam fardamento completo, equipamentos de radio comunicação, armamento não letal e cada Município uma viatura tipo caminhonete Hylux.

2 comentários:

  1. também fomos contemplados aqui em Penaforte.
    Mais segurança para todos.

    ResponderExcluir
  2. O programa do governo estadual chegou no momento certo para os municipios beneficiados. já foi visto resultado no municipio de altaneira e tem sido muito elogiado pelas pessoas de bem. Na realidade só quem se incomoda com os trabalhos de qualquer orgão de segurança publica são as pessoas que levam uma vida que não condiz com os parametros normais da sociedade.
    Estamos pronto para ajudar a população Altaneirense.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.