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2 de abril de 2010

Site é lançado para promover Serra


Um dia depois do anúncio da saída de José Serra (PSDB) do governo de São Paulo para dar início à pré-campanha eleitoral, simpatizantes lançaram nesta quinta-feira, 1º, um site para alavancar a candidatura tucana.

Com o nome de "Amigos do Serra", o site traz informações sobre o pré-candidato, sua biografia e imagens do governador em eventos em São Paulo.

A campanha eleitoral só pode ter início, oficialmente, em julho, depois dos registros das candidaturas. Por isso, o site não menciona a pré-candidatura de Serra ao Palácio do Planalto, mas traz informações favoráveis ao tucano, como um resumo de suas ações no comando do governo do Estado de São Paulo.

"A saúde no Estado de São Paulo avançou bastante no governo José Serra. Só em 2009 foram investidos cerca de R$ 9,1 bilhões. A humanização dos serviços cresceu e os paulistas ganharam mais bem estar e qualidade de vida", diz um trecho do site que tem como título "Serra faz".

O site também reúne vídeos do tucano e artigos escritos pelo pré-candidato. Há também um link dedicado aos "amigos do ex-governador" e outro com detalhes da vida privada de Serra, como a sua característica de ser um "pão duro assumido".

A estratégia é a mesma usada, em março, por amigas e simpatizantes da então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que colocaram no ar um site para alavancar a candidatura da petista à Presidência.

Chamado de "Mulheres com Dilma", o site reúne depoimentos de amigas da ministra do período em que viveram em Belo Horizonte (MG), onde a pré-candidata passou a infância.

Já que a Justiça Eleitoral determina que os candidatos só podem dar início às campanhas em julho, o site de Dilma também não se declara um espaço eleitoral. Ele reúne depoimentos de amigas da ministra mencionando qualidades de Dilma. Também há links para sites do governo federal, ONGs (organizações não-governamentais) e entidades ligadas às mulheres.

Ferramenta

Os núcleos das campanhas de Serra e Dilma têm como meta fortalecer a internet como ferramenta eleitoral.

No PT e no PSDB, há a intenção de se utilizar a rede mundial de computadores - especialmente sites de relacionamento - como mais um veículo de campanha, o que inclui orientar os militantes a criar sites, blogs ou mesmo divulgar e-mails em favor das candidaturas.

O responsável pela estratégia revolucionária de internet de Barack Obama durante a campanha presidencial do ano passado foi contratado para auxiliar na campanha de Dilma.

Redação O POVO Online com informações da Folha Online

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