Páginas

30 de novembro de 2010

Chico Preto, o cidadão mais velho de Altaneira

Seu Chico Preto era conhecido de todos em Altaneira, trabalhador rural, nascido na Serra Grande no Município do Crato, fixou residência na cidade de Altaneira no início da década de 60, quando sua esposa decidiu montar no recém criado município um pequeno “café” onde servia lanches e refeições.

Em seus documentos consta como data de nascimento 06 de março de 1910, mas sua esposa D. Maria conta que a data de nascimento de seu Chico Preto foi alterada porque o Bispo não aceitava o casamento deles em face da grande diferença de idade. Na época D. Maria tinha 15 anos e seu Chico tinha 47, daí foi sugerido por seu patrão tirar novos documentos com alteração na data.

29 de novembro de 2010

IBGE divulga hoje resultados do Censo 2010

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta segunda-feira (29) os dados do Censo 2010. O órgão apresenta os números em relação à população total - anúncio será feito à tarde, no Rio de Janeiro. 

Serão divulgados os números da população em relação ao sexo, e situação de moradia de cada um dos 5.565 municípios do Brasil.

Os dados refletem as entrevistas feitas em 67.275.459 domicílios, entre 1º de agosto e 31 de outubro. Todas as 5.565 cidades do país foram visitadas.

De acordo com dados preliminares divulgados este mês, a população ultrapassa 185 milhões de habitantes. O último Censo realizado no país, em 2000, registrou 169.799.170 habitantes.

Os dados sobre a população são importantes para os Municípios porque são a base para o cálculo de repasses de recursos federais e estaduais.

28 de novembro de 2010

JS Cerâmica gerando emprego e renda em Altaneira

Instalações da JS Cerâmica em Altaneira
Uma iniciativa do empresário Delvamberto Soares é a maior geradora de emprego em Altaneira, a JS Cerâmica, instalada no Sítio Poças no KM 26 da CE 388. Um investimento de R$ 700.000,00, com recursos próprios, a JS Cerâmica iniciou suas atividades em agosto de 2006 e atualmente gera 16 empregos diretos e outros de forma indireta.

27 de novembro de 2010

Julgamento do recurso do Prefeito foi marcado para o dia 01 dezembro

Foi publicada ontem (26/11) no Diário da Justiça Eletrônico a pauta de julgamento do Recurso do Prefeito de Altaneira.

Os mandatos do Prefeito de Altaneira e seu Vice foram cassados por decisão do Juiz Eleitoral de Santana do Cariri em face de representação do Ministério por prática de conduta vedada, no caso a distribuição de vales de combustível.

Os autos deste Recurso Eleitoral foram distribuídos originariamente no TRE ao Juiz Tarcísio Brilhante de Holanda, cujo mandato expirou no dia 7.10.2010.

O recurso foi redistribuído e será relatado pelo Juiz Federal Jorge Luís Girão Barreto, que sanando todas as falhas do processo pediu pauta de julgamento no último dia 18, sendo publicada na tarde de ontem.

O julgamento está previsto para o dia 01 de dezembro, conforme se vê no sistema de acompanhamento processual do Tribunal Superior Eleitoral.

As Sessões de Julgamento do TRE iniciam sempre às 19h., o Blog de Altaneira acompanhará o julgamento com transmissão em tempo real.

Confira a publicação da Pauta de Julgamento no DJE:

26 de novembro de 2010

Enquete sobre Projeto de Revitalização da Lagoa Santa Teresa por José Nicolau

O programa Notícias em Destaque da Altaneira FM está desenvolvendo durante todo este mês de novembro uma enquete no qual estará aludindo o papel, a importância sobre as ações desenvolvidas por as instituições de caráter público e Social. Nunca é demais lembrar que, o agente principal desse processo é você que participa, dando assim a sua opinião sobre o funcionamento desses órgãos de Altaneira.

Assim sendo e, lembrando a você que o objetivo desse projeto é sem dúvida, provocar a participação dos altaneirenses, na perspectiva do exercício da cidadania, gerando reflexão e debate acerca do funcionamento das instituições municipais de caráter público e social.
Já tivemos, inclusive, a oportunidade de relata que essa nova enquete é diferente. Não por que ela seja mais importante do que as demais já feitas, absolutamente. No entanto e, isso é bom que se diga que ela terá mais repercussão do que todas as já realizadas e, foi exatamente pensando nisso que entendemos a forma de você participar. Agora, além da forma tradicional, ou seja, da maneira impressa com todas as perguntas, você tem ainda uma segunda forma de votar. 

Essa se dá através da Internet. Para isso, necessita apenas que você seja membro da Comunidade de Altaneira no Orkut.
Vale lembrar também que terá mais repercussão em virtude de outro fator determinante. Essa enquete, ao estendermos a forma de votação será para que consigamos atingir muito mais pessoas, pois o resultado dela que, sairá no primeiro dia do mês de Dezembro servirá de base, de subsídios para o processo que está em fase de desenvolvimento e, claro também, para uma audiência pública a ser realizada na sede do Poder Legislativo de Altaneira.
Nesse sentido e, nunca é mais lembrar a você que estamos com três perguntas sobre esse projeto de revitalização, quais sejam: Como Você considera o Projeto de Revitalização da Lagoa Santa Tereza? Para essa pergunta e, para as demais, você possui três opções de respostas, quais sejam: PrioritárioSecundário ou Insignificante.
Segunda pergunta: Onde estaria o principal obstáculo para a realização desse Projeto de Revitalização da Lagoa Santa Teresa? Estaria na Falta de Mobilização Social ou de Participação Popular, na falta de apoio da Justiça ou estaria na falta de empenho da Administração Pública.
Terceira pergunta: Por que a Administração de Altaneira nunca Apoiou o Projeto de Revitalização da Lagoa Santa Tereza? A exemplo das outras duas, aqui você tem também três opções de respostas, quais sejam: Em virtude da Família ter posse de parte das terras, porque o Projeto tem aderência ou apoio da oposição local ou estará na falta de visão dessa administração quanto a importância dessa projeto para Altaneira.
Por tanto, queremos reforçar o nosso pedido e, lhe convidar uma vez mais, principalmente os que ainda não votaram a participar de mais uma enquete que estará fazendo alusão há mais uma instituição e por que não dizer também, sobre a ação dessas Instituições em relação a algo que venha a beneficiar a população de Altaneira. Sendo assim, o Projeto de Revitalização da Lagoa Santa Tereza continua em votação a partir da sua avaliação e, diferentemente das outras enquetes, esta foi estendida para a internet.
Ainda aqui, é importante lembrar que quem votar pela internet não poderá votar na segundo forma de votação, que se dá a partir dessas mesmas perguntas impressas. Queremos inclusive, aproveitar essa oportunidade para afirmar que estaremos com a folha de votação nas escolas, tanto as de ensino fundamental quanto a do ensino médio.

25 de novembro de 2010

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Anualmente o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, instituído através do Decreto Presidencial nº 53.988 de 30 de junho de 1964. 

A Semana do Doador Voluntário de Sangue, comemorada na última semana do mês de novembro, foi instituída por um decreto publicado no Diário Oficial da União em 21 de novembro de 2003, assinado pelo Presidente da República Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. E a data é festejada pelos Serviços de Hemoterapia públicos de todo o país.

O Ministério da Saúde, em comemoração a semana, que este ano será de 21 a 27 de novembro, reforçará a campanha Doe Sangue e Faça Alguém Nascer de Novo com a veiculação do filme nas redes de TVs, hotsite faça alguém nascer de novospots e email marketing.

Dados sobre doação

No Brasil, 1,9% da população doa sangue. A Organização Mundial de Saúde preconiza que 3 a 5% da população doe sangue, conforme necessidades regionais, estaduais e municipais.

Em reforço ao aumento de nº. de doadores voluntários, as hemorredes estaduais desenvolvem programas de multiplicadores como o “Programa Doador do Futuro” e “Clube 25”, que trazem o significativo aumento do número de doadores jovens, entre 18 a 29 anos.

Há também, um significativo crescimento das doações fidelizadas na faixa etária entre 29 e 49 anos, o que demonstra um período de busca da determinação de conceitos e questões sociais que permeiem suas ações de saúde neste grupo; e, temos um número mais reduzido de doadores com mais de 50 anos, faixa etária que predispõe a consciência plena de valores e, sobretudo a multiplicação destes em ampla escala social. 

A legislação atual recomenda que o candidato a doação deva estar entre a faixa etária de 18 a 65 anos.

Mesmo com estas ações de captação de doadores, a hemoterapia brasileira enfrenta o desafio de suprir a crescente demanda de sangue provocada, até mesmo pelo próprio setor saúde, como: o incentivo e aumento efetivo do número de transplante; uso do sangue como suporte terapêutico em patologias hematológicas, propiciadas pelo aumento da atenção integral as pacientes; endemias recorrentes (dengue); imunizações em maior escala (candidatos tornam-se inaptos por pelo menos trinta dias); e, especialmente, a redução de doadores em média de 30% em períodos comemorativos (natal) e festivos (carnaval), paralelo ao aumento de transfusões nas unidades de emergência nestes períodos.

Enviado por Fernanda Oliveira - Núcleo de Comunicação Interativa - ASCOM - Ministério da Saúde

24 de novembro de 2010

"Altaneira terá Novo Partido" por José Nicolau

O Município de Altaneira, situado na Micro-região Serrana de Caririaçu, com uma população em torno de 6.821 habitantes segundo o último levantamento do IBGE através do Censo 2010 realizado nesta cidade no mês de Agosto, com pouco mais de 40 dias de pesquisa conta hoje com uma composição partidária em torno de 07 siglas, ou seja, 06 partidos políticos.

Deste número, dois formam a base de sustentação do Poder Local, ou seja, PSDB e o DEMOCRATA, antigo PFL. Os outros Quatro, PMDB, PT, PSB e PCdoB, estão enquadrados na base que formão oposição a Administração Local.

Nos últimos meses, um conjunto de Jovens deste Município vem se reunindo com o intuito de participar de forma mais efetiva das ações políticas locais. Os Encontros vêm acontecendo uma vez ao Mês, mais especificamente aos sábados. Ainda aqui, é bom lembrar que as duas primeiras reuniões foram realizadas na sede da Fundação ARCA, contando com a participação de 14 componentes. Devido a visões e interpretações erradas desses encontros e, por conseguinte da própria finalidade destras reuniões por parte de algumas pessoas da Comunidade Local, os encontros seguinte não mais foram realizados no espaço dito.

É sabido que, antes e durante o período dos encontros, algumas pessoas afirmavam que a ARCA, a Entidade ARCA estava Formando um Partido. Na realidade, e isso é bom que fique claro, Altaneira poderá sim, nos próximos meses ter uma nova composição partidária, mas não é o Partido da ARCA, como se pregou por ai. Nuca é demais lembrar que, esta entidade não defende bandeiras partidárias. O que não significa dizer que ela esteja a margem desse processo político, ou que ela estejas isenta disso. A Política da ARCA, como costuma dizer, o Diretor-Presidente, Carlos Alberto Tolovi e sua Esposa e Coordenadora dos Projetos desta Entidade e, não sem razão uma Política Social.

O fato de a maioria dos Jovens que busca a partir da política partidária se inserir de forma mais intensa e efetiva na superação dos entraves sociais, dos principais problemas que afligem a comunidade de Altaneira serem e fazerem parte da ARCA, não significa dizer que o Partido vindouro seja da ARCA.

Diante disso e a partir disso, os encontros passaram a não mais serem realizados na sede da Fundação. Assim sendo, os jovens, da qual faço parte ficaram sem Espaços para realizarem os encontros. O último foi realizado na Residência de um dos integrantes desse grupo.

Ainda aqui, um dos principais objetivos desse novo Partido, o Partido Socialismo e Liberdade é comungar teria e prática. Não ficar apenas limitado a meros discursos. É não sem razão, não ser apenas mais uma alternativa, mas nos tornarmos essa alternativa.

Acreditamos que um dos caminhos para isso é a inserção social, dentro das comunidades que formam esse Município, conhecendo de perto a realidade, as dificuldades de cada uma.

E foi exatamente pensando assim que nasceu esse desejo de nos tornar sujeitos ativos e conscientes do que queremos. E, um dos primeiros passos já foi dado, pois teve início no sábado a noite um Curso de Formação Política através do Mini-Curso divulgado durante a semana Passada.

No próximo sábado, dia 27, alguns membros do PSOL da Região do Cariri estarão aqui em Altaneira para discutir o desenrolar da formação do Partido Socialismo e Liberdade no nosso Município.

23 de novembro de 2010

Vereador Deza representa contra Juiz Substituto de Altaneira

O Vereador Deza Soares apresentou na manhã de ontem (22/09) reclamação disciplinar na Corregedoria Geral da Justiça do Ceará em face do Juiz Substituto Matheus Pereira Junior, que responde pela Comarca Vinculada de Altaneira.

A representação ataca duas decisões recentes do Magistrado em desfavor da Câmara Municipal, a primeira atendendo reivindicação verbal de quatro vereadores da base de apoio do Prefeito onde determinou, através de ofício, a abertura dos trabalhos do Legislativo e a segunda determina, via liminar em ação ordinária, o pagamento de valores descontados pelos dias não trabalhados aos parlamentares da base do Prefeito.

O parlamentar ressaltou ainda o tempo recorde para concessão da liminar e que outras ações não merecem a mesma atenção e celeridade ao despachar.

Outro ponto atacado é a questão da justiça gratuita, uma vez que o Magistrado vem indeferindo pedido de pessoas simples, mas no caso dos vereadores deferiu a liminar sem o recolhimento das custas processuais.

Na peça apresentada ao Corregedor o Vereador cita que “a situação concreta ora em análise as decisões do Magistrado representado atentam contra o princípio da harmonia e independência dos poderes, estabelecido na Constituição Federal.”

Registra-se que a Magistratura deve ser exercida com ética e imparcialidade, em nome da grandeza moral da Justiça como um todo. Não podem os fatos, como os relatados e comprovados nesta representação, ser deixados de lado, sob pena de cair este Poder no descrédito. 

“É absolutamente fundamental que o Poder Judiciário fique protegido do assédio de interesses de pessoas e poderes. Afinal de contas, compete-lhe cumprir com zelo e rigor suas funções institucionais, especialmente a guarda, em última instância, da Constituição da República” conclui o Vereador.

Ao final o parlamentar requer a Corregedoria Geral da Justiça do Ceará apuração os fatos, instaurando-se o competente processo legal administrativo disciplinar para aplicação da penalidade cabível ao magistrado.

Requer, ainda, o afastamento do magistrado de suas funções ou em ordem sucessiva, o afastamento do Magistrado do feito, haja vista a violação ao princípio da imparcialidade.


Nova totalização dos votos pode gerar dança das cadeiras

Fachada do TRE - Ceará
No próximo dia 30, mudanças podem ocorrer na nova bancada cearense tanto na Câmara Federal e como na Assembleia Legislativa. Para esta data, está agendada uma nova totalização dos votos das eleições deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em que serão considerados os votos obtidos por candidatos antes barrados pela Justiça Eleitoral, mas que depois conseguiram ter suas candidaturas validadas por decisões judiciais.

Enquanto o dia não chega, cresce a ansiedade e a incerteza sobre o destino dos candidatos eleitos, dos classificados como suplentes e, principalmente, dos que tiveram uma votação expressiva e poderão “tomar” uma vaga previamente ocupada por outros que tiveram menos votos, mas que foram considerados eleitos por não estarem com a candidatura barrada.

A nova totalização pode gerar mudanças porque os votos até então desconsiderados podem ajudar as coligações a garantir novas vagas. Isso porque pode haver mudanças no chamado quociente eleitoral, é que é a quantidade de votos que cada coligação precisa obter para eleger um deputado.

Segundo o advogado Vicente Aquino, não é possível prever o que vai mudar na composição das casas, devido a incerteza sobre resultado dos julgamentos ainda pendentes. “Quem sai e quem entra eu não sei. Somente quando o TRE computar é que nós vamos saber. O que eu sei é que, certamente, se forem computados os votos de Neto Nunes (PMDB), Carlos Macedo (PSB) e Dedé Teixeira (PT), a coligação fará mais uma vaga”.

A coligação proporcional citada por ele é composta por PSB, PT, PMDB e PRB e pode ganhar mais 112.027 votos, já que Neto Nunes obteve 45.843 votos, Macedo, 13.505, e Teixeira, 52.679. Os três postulantes ficaram de fora da primeira contagem porque foram atingidos pela Lei da Ficha Limpa.

Na maioria dos casos de incidência da Ficha Limpa, os questionamentos contra as candidaturas apresentados ao TRE-CE pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) são referentes à reprovação de contas dos candidatos pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), de um período em que estes ocupavam algum cargo público.

Para o TRE-CE, a reprovação de contas de governo pelo TCM resulta em inelegibilidade. Por outro lado, os candidatos estão revertendo a situação no TSE, que considera ser competência das Câmaras de Vereadores o julgamento das contas de governo, e não do TCM, o que constituiu o impasse atual.

Votos que não foram computados pelo TRE:


Candidatos a deputado federal



- Eugênio Rabelo (PP) – Seus 82.028


- Marcelo Teixeira (PR) –  81.074


- Ilário Marques (PT) –  58.156


- Adler Girão (PR) -  30.875 

- José Gerardo Arruda (PMDB) – 2.119 votos


Candidatos a deputado estadual

- Perboyre Silva Diógenes (PSL) – 29.443


- Francisco José Cunha (PTC) – 17.094


- Carlos Macedo Tavares (PSB) - 13.505


- Ronaldo César Feitosa (PR) – 13.193

- José João Alves (PTN) – 3.593


- Francisco das Chagas (PSB) – 322 


- Felipe Mota (PR) – 185 

SAIBA MAIS:

Para entender o quociente eleitoral


O cálculo é feito a partir da divisão do número de votos válidos da eleição (dados aos candidatos deferidos e às legendas) pela quantidade de vagas de cada Casa. Exemplo: se o quociente eleitoral de uma eleição for igual a 100 mil e se uma coligação conseguir atingir uma votação de 100 a 190 mil, ela elegerá um deputado. Se a coligação obtiver 200 mil votos, elegerá dois deputados. 




Com informações O POVO

22 de novembro de 2010

Humberto do PT será candidato a Presidente da AEA

O desportista Humberto Silva será candidato a Presidente da Associação Esportiva Altaneirense - AEA.

A eleição para renovação da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da AEA será realizada no próximo dia 05 de dezembro na sede da entidade.

Humberto do PT, como é mais conhecido é suplente de Vereador e tem longo histórico de apoio ao esporte local, tem suas origens na Serra do Valério, onde por longo período organizou o time do Serrano Futebol Club.

Humberto atualmente é Diretor de Esportes da AEA e tem total apoio do atual Presidente José Devanilton Soares, o Palito e de outros Ex-Presidentes da entidade.

Uma das principais propostas de Humberto se eleito Presidente será na infra-estrutura, pretende lutar pela construção da murada do campo da AEA e consequentemente o desvio da estrada do Sítio Estévão.

Para votar nas eleições da AEA o associado deve está em dia com suas contribuições sociais. 

21 de novembro de 2010

Papa Bento XVI defende uso de camisinha em caso de prostituição

“Num livro de entrevistas que será lançado na terça-feira (23), o papa Bento 16 afirma que o uso de preservativos por prostitutas pode ser aceito para evitar a disseminação do vírus da Aids, marcando assim o primeiro sinal de abertura ao tema na história do Vaticano.
Na série de entrevistas que será publicada na Alemanha, país natal do pontífice de 83 anos, Bento 16 é questionado quando a Igreja Católica não é fundamentalmente contrária ao uso da camisinha.
“Com certeza (a Igreja) não vê (o preservativo) como uma solução real e moral”, respondeu o papa, que celebrou neste sábado uma cerimônia para oficializar 24 novos cardeais no Vaticano.
“Em certos casos, quando a intenção é reduzir o risco de infecção, pode ser, no entanto, um primeiro passo para abrir o caminho a uma sexualidade mais humana”, completou o líder de 1,1 bilhão de católicos do planeta.
O livro, que tem como título “Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais do Tempo”, é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista alemão “Peter Seewald”. Trechos da obra foram publicados na edição deste sábado do “Observatório Romano”, o jornal da Santa Sé.
Até o momento, o Vaticano tinha como orientação padrão a proibição ao uso de qualquer forma de contracepção, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis, posição que vinha atraindo fortes críticas da comunidade internacional, em vista da situação alarmante de contágio por HIV no mundo.
Bento 16 provocou revolta internacional em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, que na opinião dele até agravava o problema.
A declaração foi fortemente criticada por países como a Alemanha e a França, além da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) encarregada de lutar contra a propagação da Aids no mundo.
POLÊMICA
Ainda em 2009, durante sua primeira visita à África, Bento 16 disse a bordo do avião que o levava ao continente que a Aids “é uma tragédia que não pode ser superada com o dinheiro e nem com a distribuição de preservativos, os quais podem aumentar os problemas”.
A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre se os ensinamentos da Igreja Católica não eram “irrealistas e ineficazes” em relação à Aids.
O papa defendeu que a epidemia só pode ser impedida com uma renovação moral no comportamento, a “humanização da sexualidade”.
A declaração atraiu o repúdio da França, país tradicionalmente católico mas relativamente liberal em questões sociais.
Paris “manifesta a sua forte preocupação com as consequências das declarações de Bento 16″, disse na época o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Eric Chevallier.
“Embora não caiba a nós julgar a doutrina da igreja, consideramos que essas declarações põem em perigo as políticas públicas de saúde e o imperativo de proteger a vida humana”, disse Chevallier.
Ainda em 2009, a então ministra da Saúde da França, Roselyne Bachelot, falou de forma mais emocional contra a posição do papa, dizendo à rádio RTL que Bento 16 “proferiu uma monstruosa mentira científica” que foi um desserviço para as mulheres africanas que, segundo ela, “encontram dificuldade em fazer aceitável o uso do preservativo, que pode protegê-las “.
O ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé foi mais longe, afirmando que “este papa começa a ser um verdadeiro problema, dado que ele vive em uma situação de total autismo”.
PEDOFILIA
Ainda na sexta-feira (19), cardeais católicos de todo o mundo foram convocados pelo papa a Roma para uma reunião extraordinária no Vaticano para discutir liberdade religiosa, a aceitação de convertidos da Igreja Anglicana, e principalmente, a crise de pedofilia que assola a Igreja em todo o mundo desde meados de abril deste ano.
Nos últimos anos, o Vaticano tem intensificado seus apelos por liberdade religiosa para os cristãos em países de maioria islâmica, principalmente a Arábia Saudita. Lá, não pode haver cultos públicos não-islâmicos, e converter muçulmanos a outras religiões pode acarretar a pena de morte.
O Vaticano também tem manifestado preocupação com os cristãos do Iraque, onde neste mês 52 pessoas – entre fiéis e policiais – foram mortos durante a ocupação de uma igreja por militantes da Al Qaeda.
Os atuais e os novos cardeais também ouvirão relatos sobre o escândalo de pedofilia no clero, que tem abalado a Igreja em diversos países. Vítimas de abusos sexuais organizaram protestos em Roma para coincidir com a reunião. Elas acusam o Vaticano de não se empenhar suficientemente para proteger os menores de futuros abusos do clero.
“Queremos que os bispos entreguem à polícia e aos promotores os prontuários pessoais de clérigos que sejam acusados de forma comprovada, admitida ou crível de terem molestado crianças”, disse Barbara Blaine, líder da entidade norte-americana Rede de Sobreviventes dos Abusados por Padres.”
Com informações Folha Online


20 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra

Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro
Esta data foi estabelecida pela Lei 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois, foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Fundação ARCA promove Curso de Formação Política em Altaneira

Radialista José Nicolau
da Altaneira FM

A Fundação Educativa e Cultural ARCA em parceria com a Rádio Comunitária Altaneira FM, inicia hoje curso de Formação Política com o tema Análise dos Discursos dos Movimentos Esquerdistas na Ditadura Militar: Ensaios e Desafios na Contemporaneidade que tem como proponente o radialista José Nicolau.

O curso será ministrado quatro etapas sempre aos sábados distribuído em uma carga horária de 16horas/aulas. A aula inaugural será ministrada hoje a partir das 19h00 na sede da Fundação ARCA.

O jovem universitário e radialista da Rádio Comunitária Altaneira FM informa que público alvo do curso é estudantes maiores de 16 anos e outras pessoas que desejam ter maiores aprofundamentos no que toca as questões políticas e como podemos contribuir para uma sociedade justa e com opção pela igualdade nas três dimensões, na esfera Econômica, Social e Política.

“É importante lembrar a você que estejas interessado em participar que, na oportunidade serão discutidas questões como o Poder, o Discurso, as ações das esquerdas Brasileiras no Período Militar e claro, as ações que deveriam ser colocadas na pauta de discussão das esquerdas brasileiras revestidas em partidos políticos atualmente e, que, não são. O Diálogo e, ou a conexão Presente/Passado e passado/presente será uma das metas do mini-curso” afirma o radialista.

Lembra, ainda, que um dos objetivos do mini-curso é propiciar o Debate sobre os movimentos esquerdistas sem esquecer os desafios impostos pelo sistema político atual e econômico.

“Nesse diapasão é que o nosso curso tem como intuito e buscará mostrar as permanências em termos de construções discursivas das esquerdas brasileiras e, principalmente as mudanças que ocorreram e, claro, as que ainda precisam ser colocadas no debate com a pretensão de contribuir para decifrar os enigmas sociais e podermos dessa forma fazer parte também desse conglomerado de lutadores em busca de atingir e refletir mediante uma maior interação com a comunidade sobre os caminhos da superação dos entraves sociais”. Conclui José Nicolau.

Atendendo a pedidos a coordenação do curso estendeu as inscrições para todo o dia de hoje na sede da Fundação ARCA com Luana ou o próprio José Nicolau. A inscrição tem um valor simbólico de R$ 5,00 para custear o material a ser utilizado no mini-curso, bem como também os certificados.

PSOL planeja reestruturação para 2012

Ver. João Alfredo em campanha pra
Deputado Estadual em set/2010

Apesar das sucessivas derrotas nestas eleições, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Ceará e no Brasil ainda respira. É o que garante o vereador de Fortaleza João Alfredo (Psol), que, mesmo admitindo as fragilidades do partido, afirmou que a sigla vai “continuar a ideia de projetar novos quadros na política cearense”. “Antes só existia o meu nome, depois apareceu o do (Renato) Roseno e nessas últimas eleições tivemos a Soraya e a Marilene”, disse.

O insucesso nas urnas para o cargo de deputado estadual disputado pelo vereador nestas eleições e a derrota de Renato Roseno, que obteve mais de 113 mil votos como candidato a deputado federal, fizeram com que o partido enxergasse o momento, segundo Alfredo, como propício para “organização e reestruturação”. “Vamos abrir processos de filiações com critério, estruturar o partido no interior e consolidá-lo na Capital”.

Conforme o vereador, um dos principais fatores que “dificultou” os resultados foi o “alto gasto das campanhas, com as máquinas poderosas empresarias à frente do processo eleitoral”, associado ao fato de que a legislação eleitoral vigente não contribui com o desenvolvimento de partidos pequenos, especialmente os “ideológicos”.

Além disso, outra dificuldade apontada por Alfredo é a de fazer oposição de esquerda no Ceará, onde há uma aceitação muito grande do Governo Lula. “Enfrentamos uma tripla condição, em que aturam juntos os governos federal, estadual e municipal. Foi muito difícil”.. No entanto, o parlamentar preferiu negar a derrota e disse acreditar que o partido “não saiu quebrado” deste pleito.

Com vistas às eleições de 2012, o Psol deve priorizar a definição de candidaturas com antecedência, para que sejam evitadas convocações de última hora. De acordo com o presidente do Psol no Ceará, Moésio Mota, a escolha dos candidatos poderá ocorrer ainda em 2011.

Cenário nacional

A saída da vereadora e ex-senadora Heloísa Helena (AL) da presidência nacional do partido, a não reeleição da deputada federal Luciana Genro (RS) e a votação inexpressiva de Plínio de Arruda Sampaio (SP) para presidente da República refletem que o partido ainda tem muitos desafios pela frente, segundo Mota.

 ''O momento não é favorável, mas há uma parcela da sociedade que não está satisfeita com o que está posto aí”, contrapõe o presidente, que, assim como Alfredo, concorda que, por meio de uma análise mais contextualizada do cenário nacional, o resultado nas urnas não foi tão negativo assim.

“A gente ficou muito feliz com a performance dos nossos candidatos. O resultado eleitoral não foi expressivo, mas a condução da nossa identidade ideológica foi bem”. Para ele, o mais importante é a conscientização da sociedade para as lutas de cunho sociais.

Com informações O POVO

Seis anos de Firefox, 400 milhões de usuários

Nesse mês de novembro, o Firefox comemora seis anos de criação. No blog oficial do Mozilla, responsável pelo desenvolvimento do navegador, a fundação comemora a marca de mais de 400 milhões de usuários que utilizam o programa em todo o mundo.

Infelizmente, o Firefox 4, cujo lançamento fora marcado para outubro deste ano, e que faria parte das comemorações, ficou para o início de 2011.

Atualmente o Firefox é o segundo navegador mais usado no mundo, estando em 23% dos computadores, segundo a Net Applications. À sua frente está o Internet Explorer (59,7%). Nos últimos meses, no entanto, quem mais vem crescendo é o Chrome: lançado há dois anos, já tem 8% do mercado.

O Firefox é também o segundo navegador mais para visualizações de página do Blog de Altaneira, no entanto com um percentual maior (37%) à sua frente também está o Internet Explorer (41%) e em terceiro Chrome é usado por 18% dos internautas que visualizam o Blog de Altaneira.

19 de novembro de 2010

O Recurso do Prefeito de Altaneira pronto para julgamento no TRE

O Recurso do Prefeito de Altaneira, Antônio Dorival de Oliveira (PSDB), apresentado em face da Sentença da Justiça Eleitoral que cassou o seu mandato está pronto para julgamento pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral - TRE.

A informação foi disponibilizada sítio do TRE, na manhã de ontem. O Recurso foi enviado para SEREP - Seção de Registros e Publicação para inclusão em pauta.

Vários outros processos aguardam julgamento no TRE, desse modo não existe data certa para o julgamento do Recurso do Prefeito de Altaneira, oq eu pode acontecer a qualquer momento.

O Recurso foi protocolado em 25/02/2010, no entanto vários entraves burocráticos atrasaram o início do julgamento.

Para maiores informações clique no endereço a seguir:  www.tse.gov.br/sadJudSadpPush

Leia Mais: