Páginas

24 de março de 2011

Dia de festejar Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro

Estátua de Padre Cícero em Juazeiro - foto Rafael Cavalcante
Uma alvorada festiva, às 5 horas, e a celebração de uma missa, com início nesse momeno, na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, abrem os festejos do aniversário de 167 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista. Os eventos comemorativos começaram na sexta-feira passada, 18, com exposições, shows, eventos esportivos, feira de artesanato, palestras e a continuidade do Projeto Árvores do Centenário.

Logo mais, a partir das 7 horas, na praça da Capela do Socorro, tem a distribuição de mudas de Juá, o símbolo dos 100 anos da cidade. Mais de 35 mil mudas de juazeiro, segundo a prefeitura do município, já foram distribuídas para pessoas que visitam a cidade principalmente durante as romarias, desde o ano passado. A distribuição continuará até os festejos que encerram o aniversário de 100 anos de Juazeiro, dia 22 de julho.

Feriado na cidade, hoje (24/03), a partir das 8 horas, tem um Passeio Ciclístico saindo do Ginásio Poliesportivo e seguindo até a Praça da Capela do Socorro. À tarde, tem o clássico de futebol no Romeirão: Icasa e Guarani, às 16 horas. E para quem gosta de apreciar o trabalhos dos artesãos, às 17 horas pode visitar a Feira de Artesanato (Feart), na Praça do Memorial Padre Cícero.

No mesmo horário, os fiéis se reúnem em frente à Sociedade Padre Cícero para iniciar a tradicional Procissão das Flores que sairá da Praça da Bandeira seguindo até a Capela do Perpétuo Socorro, onde está enterrado o corpo do sacerdote. A partir das 19 horas, na praça da Capela, os festejos do dia serão encerrado com show do padre Zezinho.

Ontem, à noite, na praça da Capela do Socorro, houve a tradicional seresta, o canto de parabéns e o corte do bolo de aniversário do Padre Cícero preparado pelas gêmeas Cícera e Romana. Há mais de 25 anos, elas confeccionam o bolo do Padre Cícero Romão Batista com a colaboração dos comerciantes da cidade.

SAIBA MAIS

Nascido no município do Crato, no dia 24 de março de 1844, Cícero Romão Batista tornou-se padre, político e morreu considerado santo por devotos da cidade e pelos que a visitavam.

A história da cidade de Juazeiro do Norte, que este ano comemora 100 anos de emancipação, se funde com a do Padre Cícero Romão Batista pois ele ajudou a transformar o vilarejo numa das maiores cidade do Ceará.

Padre Cícero não foi canonizado pela Igreja Católica, porém é considerado como santo pelos fiéis.

Em março de 2001, recebeu o título “O Cearense do Século”. O Greenpeace - organização que atua em defesa do ambiente e na promoção da paz -, concedeu ao padre Cícero o título de padroeiro das florestas.

Esse ano, as homenagens ao Padre Cícero começaram no Carnaval do Rio de Janeiro. A Escola de Samba Tradição apresentou o samba-enredo: “Juazeiro do Norte, terra de oração e trabalho. Cem anos de Fé, Poder e Tradição”. A escola de samba desfilou este ano no grupo de acesso obtendo a segunda colocação.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.