Páginas

26 de março de 2011

Feliz Dia Internacional do Chocolate

Hoje, 26 de Março, é a data internacional comemorativa para celebrar o Chocolate! Este alimento dos deuses esta entre a lista dos mais populares e consumidos em todo o mundo. 

Seja chocolate branco, ao leite ou amargo não importa, pois chocolate é chocolate e a sensação de prazer continua. Este doce possui um aminoácido especial que estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

O chocolate costuma ser mais consumido em festividades populares como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e, é claro[!], Páscoa. Na sociedade atual o chocolate possui uma característica interessante servindo como um substituto à linguagem no relacionamento humano, estabelecendo relação de comunicação de laços de amizade, solidariedade e amor.

Interessante saber que o site americano Info Barrel produziu uma lista com curiosidades pouco conhecidas sobre este delicioso doce. Confira:

1 – É um fato conhecido que o chocolate possui cafeína. Mas você sabia que você deve comer mais de uma dúzia de barras de chocolate para chegar a mesma quantidade de cafeína de um copo de café? Há cerca de 5 a 10 miligramas de cafeína em um pedaço de chocolate e 5 miligramas em um copo de leite achocolatado.
2 – O chocolate é na verdade uma valorosa fonte de energia. Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros.
3 – O chocolate traz grandes benefícios à saúde. Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até na TPM.
4 – O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito.
5 – Um único pedaço de chocolate ou cacau contem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.
6 – O chocolate pode ser mortal para os cachorros. Ele contém um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos do melhor amigo do homem.
7 – As pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.
8 – As pesquisas de consumo individual de chocolate indica que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.
9 – Leite com chocolate é o tipo de chocolate mais preferido pelas pessoas. Contudo, o chocolate preto é especificamente o mais popular entre os homens.
10 – No filme “Psicose” de Alfred Hitchcock, o xarope de chocolate foi usado para simular o sangue na famosa cena do chuveiro.

Deu vontade de comer aquele chocolate agora? Então aprenda a fazer receitas com chocolate aqui.

Feliz Dia Internacional do Chocolate! E lembre-se de apreciar com moderação.

Por Alana Maria Soares com informações R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.