Páginas

10 de maio de 2011

Juiz Jorge Girão se despede do TRE

O Juiz do Jorge Luís foi Relator do Recurso que
manteve a cassação do Prefeito de Altaneira
A sessão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de ontem (09/05), foi marcada pela solenidade de despedida do Juiz do Jorge Luís Girão Barreto, que encerra seu biênio nesta casa dando lugar ao magistrado João Luís Nogueira Matias. O juiz recebeu das mãos da Desembargadora Iracema do Vale uma placa de gratidão pelos serviços prestados à Justiça na qualidade de Juiz da Corte.

Dr. Jorge Luís assumiu o mandato em junho de 2009 e foi presença marcante no Pleno por suas sempre seguras e imparciais colocações a respeito de todos os processos que por aqui tramitaram. E foi assim até o último processo julgado.

Na sessão de ontem, o juiz começou a receber elogios ainda na manifestação oral do advogado Leonardo Carvalho. Após o encerramento dos expedientes administrativos, o desembargador Ademar Mendes Bezerra abriu as homenagens ao magistrado, falando da caminhada da família Girão e, particularmente, do êxito de Dr. Jorge Luís nos concursos públicos mais difíceis, que o fizeram atuar como Procurador da República, Juiz do Trabalho e Juiz Federal, além de professor de direito processual na Universidade de Fortaleza.

O desembargador ressaltou que a maior virtude do Dr. Jorge era ser “rigoroso sem perder a ternura e a educação” e disse que “ninguém perde por ser honesto, íntegro”. Falou, também, que ele foi digno, probo e honrou por onde passou e terminou sua homenagem dizendo que o juiz federal vai sair daqui na certeza que cumpriu seu dever.

A desembargadora Iracema do Vale enalteceu a educação e a gentileza do homenageado. O Ministério Público, na pessoa do Dr. Márcio Torres, ressaltou a seriedade, simplicidade e comprometimento com o trabalho em todos os cargos que exerceu. Disse que Dr. Jorge foi justo e fiel com todas as questões trazidas para a Corte. Citou “Eduardo Girão” para dizer que são duas as fontes puras de alegria: “o bem realizado e o dever cumprido”. Os juízes Luciano Rodrigues, Raimundo Nonato e Cid Marconi também se pronunciaram enaltecendo as múltiplas qualidades do membro da Corte. Dr. Luciano Rodrigues disse que, além de tudo, o magistrado o acolheu quando de sua chegada ao TRE.

A seguir, Irapuan Camurça se pronunciou em nome de todos os advogados ressaltando a qualidade ímpar do homenageado de julgar com imparcialidade todos os processos. Ele disse que, ao saber que o julgamento no dia posterior seria da relatoria do Dr. Jorge, ele dormia tranquilo com a certeza de que a causa seria bem julgada.

Passada a palavra para o homenageado, Dr. Jorge Luís, com a simplicidade de sempre, disse sentir muita gratidão pela gentileza e bondade de todos do Tribunal. Falou que havia tempo para tudo e o tempo da passagem dele pelo Pleno do TRE foi este que se encerrava naquele momento. Disse ter recebido uma advertência quanto aos inimigos que poderia fazer por aqui, mas, que terminava seu mandato com a certeza que fez muito mais amigos do que inimigos, particularmente, dois membros da Corte, Des. Ademar e Dr. Luciano que, além de tudo, o considera um dileto amigo. Pediu desculpas por desagradar alguém, mas, o fato é que, “quando votou contrariando interesses, não o fez com satisfação”, mas por cumprimento do seu dever. Dr. Jorge reverenciou as autoridades com as quais trabalhou neste biênio e ressaltou estar feliz por terminar seu mandato com a presidência do desembargador Ademar Mendes.

Tem certeza que as eleições do próximo ano serão muito bem conduzidas. Por fim, agradeceu aos advogados, juízes, procurador, servidores e destinou o mais sincero agradecimento à sua assessora, Adriana Alcântara, que, além de servidora competente e dedicada, acumula suas funções laborais com a de escritora de livros infantis e mãe do menino João. Conclui com a esperança de poder contribuir com um país socialmente mais justo.

Com certeza, o juiz Jorge Luís Girão Barreto fez história no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e fará muita falta a todos.


Com informações Assessoria de Imprensa do TRE-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.