Páginas

21 de maio de 2011

Prefeito em Exercício recebe equipamentos para Saúde em Fortaleza

Raimundim assinando Convênio em Fortaleza - foto Sergio Eudisley
Acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Dariomar Soares, o Prefeito em exercício Raimundim, participou ontem (19/05) em Fortaleza do Seminário de apresentação Programa de Inclusão Digital dos Conselhos Municipais de Saúde.

O Prefeito em Exercício e o Secretário de Saúde do Estado, José Arruda Bastos, assinaram ontem documento simbolizando a entrega de televisores com telas de LCD e computadores para o Conselho Municipal de Saúde. A ação faz parte da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), do Ministério da Saúde, com parceria do Conselho Nacional de Saúde.

Segundo Dariomar Soares, a ação faz parte de um programa cujo objetivo é garantir a inclusão digital dos Conselhos Municipais de Saúde e Altaneira foi um dos primeiros municípios a ser contemplado. “Com esses equipamentos vamos modernizar a atuação dos Conselheiros, este convênio é muito importante, pois o acesso à comunicação facilita o avanço das políticas de saúde. Em nossa cidade o CMS só existia no papel”, disse o Secretário.

O Secretário Arruda Bastos afirmou que, em termos de Estado, iniciativas já estão sendo feitas para melhorar a comunicação, como o Cinturão Digital, a partir do qual todas as unidades e postos de saúde do Ceará terão acesso à Internet.

O Programa de Inclusão Digital existe desde 2007. A coordenadora do Programa de Inclusão Digital no Ceará, Zenite Bogea, disse que ele foi criado devido a uma demanda dos próprios conselheiros de Saúde.

“Eles pediram que a gestão criasse estratégias para garantir a comunicação e a informação, indispensáveis ao mecanismo do controle social”. Esta é a terceira iniciativa do PID em disponibilizar equipamentos aos Conselhos no Estado.

Zenite Bogea diz que, após essa etapa da entrega de televisões e computadores, haverá a instalação das antenas de TV e dos decodificadores. Cada Conselho receberá uma assinatura de TV da operadora Oi, para acompanhar as discussões sobre políticas de saúde no Canal Saúde.

O Secretário Dariomar informa que conseguiu um computador para a Vigilância Sanitária e pleiteou junto ao Secretário Arruda Bastos a doação de uma camionete para os trabalhos da equipe de vigilância sanitária.

Raimundim disse que essas pequenas conquistas vem mostrar que os pessimistas estavam errados em relação o seu Governo, pois, apenas das tentativas não houve interrupção dos serviços municipais e por outro lado tem conseguido alguns avanços como este.
Raimundim e os Secretários Arruda Bastos e Dariomar Soares
Dariomar Soares e o secretário da SGEP/MS, Odorico Monteiro

Um comentário:

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.