Páginas

9 de junho de 2011

Em decisão dramática contra Coritiba, Vasco é campeão da Copa do Brasil

Fernando Levanta Taça do Copa do Brasil - foto Heuler Andrey
A angústia chegou ao fim. Após oito anos sem celebrar um título de expressão, a torcida do Vasco pode soltar o grito de “é campeão”. Na noite desta quarta-feira (8), no Couto Pereira, o time carioca sofreu, levou sustos e até perdeu para o Coritiba, por dramáticos 3 a 2, mas que foram suficientes para assegurar a taça.

A conquista, a primeira do torneio em sua história, de certa forma cicatriza de vez as feridas abertas pelos traumas da década passada, quando a equipe comemorou apenas o Carioca de 2003 e teve como pior momento o rebaixamento para a Série B em 2008.

De quebra, o Vasco, que já havia sido vice do torneio em 2006, é o primeiro clube brasileiro a assegurar vaga na Copa Libertadores 2012, torneio o qual venceu em 1998 e não disputa desde 2001.

Já o Coritiba ficou com o amargo gosto do "quase". Os 100% de aproveitamento durante a competição no Couto Pereira foram mantidos, mas faltou um gol para coroar o time, já que no Rio de Janeiro a equipe havia sido derrotada por 1 a 0.

Serve de consolo ao Coxa a linda festa e o comportamento de seus torcedores, que, ao contrário do triste fim do Brasileiro de 2009, quando o Coritiba caiu para a Série B, deram show do começo ao fim, mesmo com a frustração do  vice-campeonato. O Alviverde não é campeão nacional desde 1985, quando venceu o Brasileiro daquele ano.

Quando a bola rolou, a linda festa do torcedor do Coritiba empolgou o time, que sufocou o Vasco por 12min e acertou a trave em cobrança de falta de Jonas, aos 8min. Porém, a ducha de água fria veio aos 12min.

Em contra-ataque bem tramado por Diego Souza, o meia serviu Eder Luis nas costas da zaga. O rápido atacante entrou na área e
rolou para Alecsandro, que bateu firme para abrir o marcador.

O tento esfriou completamente os torcedores na arquibancada. Apenas os gritos dos cerca de quatro mil vascaínos eram ouvidos. Impacientes com a falta de ousadia do Coxa, os torcedores passaram a arriscar algumas vaias.

Foi o suficiente para o técnico Marcelo Oliveira desfazer o esquema com três volante, sacando Marcos Paulo e colocando Leonardo, aos 27min. Coincidência ou não, a equipe empatou dois minutos depois. Davi levantou na segunda trave, Jonas escorou de cabeça e Bill, também de cabeça, anotou.

O Coritiba despertou com o feito. Acuado, o Vasco abdicou do ataque e voltou a sofrer enorme pressão, que culminou no segundo gol paranaense aos 44min. Rafinha bateu cruzado, Fernando Prass defendeu com os pés e, no rebote, Davi marcou.
  
A segunda etapa começou com os ânimos exaltados. Bill e Dedé se estranharam por duas vezes e o árbitro Sálvio Fagundes Filho passou a ter problemas. Contudo, o Vasco que se livrou dos seus aos 12min.

Eder Luis carregou a bola e arriscou da intermediária, no meio do gol. Edson Bastos pulou errado e levou um frangaço, para delírio vascaíno e desespero alviverde no Couto Pereira.

Marcelo Oliveira, então, foi para o tudo ou nada. Tirou Lucas Mendes e Leo Gago e colocou em campo Eltinho e Marcos Aurélio. Aos 20min, foi a vez de William arriscar de fora da área e fazer um golaço, acertando o ângulo e incendiando novamente o estádio.

A partir daí, qualquer tática ficou em segundo plano. O jogo ganhou contornos dramáticos, com as duas torcidas aflitas nas arquibancadas. O grito de gol do Coritiba ficou entalado aos 29min, quando Bill entrou livre na área e foi travado por Anderson Martins. Ricardo Gomes, então, tirou os meias Felipe e Diego Souza e colocou Jumar e Bernardo.

Do banco de reservas, a dupla sentou, escondeu o rosto com o casaco e se limitou a rezar. A enorme ansiedade só acabou aos 50min, quando Sálvio Fagundes apitou o fim do jogo, para alívio e alegria sem fim dos cariocas e desespero paranaense.



Com informações do Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.