Páginas

7 de dezembro de 2011

Altaneira ganha Ponto de Cultura

Sede da Fundação ARCA em Altaneira - foto Michele Alves
O Município de Altaneira foi selecionado pela Secretaria de Cultura do estado para participar do Programa Mais Cultura – Pontos de Cultura, tem por objetivo apoiar por meio de repasse de recursos financeiros projetos de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais e que atuem na produção artístico-cultural há pelo menos dois anos, contribuindo para a inclusão social, a construção da cidadania, seja através da geração de emprego e renda, seja por meio de ações de fortalecimento das identidades culturais.

Os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.

O Ponto de Cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico- Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.

A Fundação Arca que sempre trabalhou no nível do voluntariado e da solidariedade foi a entidade selecionada em Altaneira e receberá durante os próximos três anos um apoio financeira o Governo do Estado no valor de R$ 60.000,00.

A direção da entidade avisa que no primeiro ano está previsto a montagem da sala de multimídia com 10 computadores, já que esta é uma exigência do próprio projeto destinar 20.000,00 para equipar esta sala.

No segundo ano será equipado um laboratório de música com diversos instrumentos para formação de uma orquestra e no terceiro ano será equipado um laboratório de imagem com aquisição de câmaras de fotográfica e de filmagem semi-profissional.  

Durante os três anos está previsto a contratação de dois coordenadores para o projeto um coordenador para sala de multimídia e profissionais para desenvolver as diversas oficinas.
Oficina de boneca
Oficina de pintura em tela
Oficina de canto coral
Oficina de teatro
Oficina de fotografia
Oficina de musica
Curso de Eco-turismo
Curso de gastronomia regional dentre outras atividades
Realização de noites culturais e diversos encontros temáticos na área da cultura. 

O Presidente da Fundação ARCA, Givanildo Gonçalves, já se encontra em Fortaleza e participará logo mais às 08h, na Biblioteca do Teatro José de Alencar, da cerimônia para assinatura do convênio. 

“Esta é mais uma conquista dos altaneirenses e vamos continuar trabalhando em prol do povo dessa bela cidade” disse a Secretária de Cultura Mirian Tolovi que foi uma das fundadoras da Fundação ARCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.