Páginas

15 de janeiro de 2012

As Ruas de Altaneira

Simulação da Cidade de Altaneira em 1962 
por Raimundo Soares Filho
Quatro anos após a emancipação política de Altaneira, na sua segunda Legislatura, a Câmara Municipal aprovou e o promulgou a Lei nº. 025/62 que instituía o Código de Postura do Município. A legislação definia os limites da zona urbana, denominava as ruas existentes, projetava novas ruas e ainda estabelecia regras para construção das calçadas e praças.

As três principais ruas de Altaneira foram formadas nos leitos nas estradas que cruzavam a Vila: A Rua dos Necos na estrada que seguia para o Crato, a Rua do Prado na estrada que seguia para o Assaré e a Rua Alvorada na Estrada que seguia para Farias Brito.

Com a aprovação do Código de Postura, por iniciativa dos Vereadores Euclides Nogueira Santana e Venceslau Rodrigues da Silva as ruas de Altaneira foram batizadas com os nomes das famílias proprietárias de terras na cidade, dos heróis da República e da família dos deputados representantes do Município.

A aprovação do Código de Postura foi a primeira tentativa de organizar a recém criada cidade, que ainda apresentava aspectos de vila do século XVIII.

Na época da emancipação Altaneira era formada basicamente por sete ruas 4 paralelas e duas perpendiculares a Lagoa as outras também perpendiculares, mas iniciava na rua dos paraibanos, formando uma malha viária tipo xadrez, o que caracteriza a formação típica das cidades da metade do século XX.

A nova organização viária da cidade ficou assim:
1 - Rua dos Necos: Rua Apolônio de Oliveira;
2 - Rua do Prado: Rua Carneiro de Almeida;
3 - Rua dos Paraibanos: Rua Padre Anchieta;
4 - Rua do Mercado: Rua José Bonifácio;
5 - Rua Central: Rua Furtado Leite;
6 - Rua Alvorada;
7 - Rua João Gonçalves;

O Código projetava ainda as seguintes ruas: Rua Fenelon Pereira, Rua Bispo de Assis e Rua Frutuoso de Oliveira, no entanto não foram encontrados registros dessas vias, mas conclui-se que deveriam ser as atuais ruas José Pio de Oliveira, Manoel Romão de Lucena e Padre Luis Antonio, todas perpendiculares a Lagoa.

Outras ruas foram criadas e a Câmara Municipal regulamentou o nome das ruas em 1990, em 1995 e em 2001 ficando consolidada as nomenclaturas das principais ruas que permanece atualmente, conforme descrevemos a seguir:
1 - Rua Apolônio de Oliveira;
2 - Rua Carneiro de Almeida;
3 - Rua Joaquim Soares (antiga Rua Padre Anchieta);
4 - Rua Padre Agamenon Coelho (antiga Rua José Bonifácio);
5 - Rua Dep. Furtado Leite (antiga Rua Furtado Leite);
6 - Rua José Rufino de Oliveira (antiga Rua Alvorada);
7 - Rua João Gonçalves;
8 - Rua Manoel Romão de Lucena (antiga Rua das Laranjeiras);
9 - Rua José Pio de Oliveira;
10 - Rua Padre Luis Antonio;
11 - Avenida Santa Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.