Páginas

17 de maio de 2012

Governador Cid Gomes inaugura Universidade do Trabalho Digital



O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) oferece à população mais um equipamento voltado para melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado: a Universidade do Trabalho Digital (UTD). A solenidade de inauguração será hoje  (17/05), às 9h30min, com a presença do governador Cid Gomes e do secretário da Secitece, René Barreira.

Funcionando no prédio do Cine São Luiz, em frente a Praça do Ferreira, no Centro da Fortaleza, a UTD oferecerá formação profissional gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em níveis básico e avançado. Para a implantação do empreendimento foram investidos R$ 3.124.546,01. A UTD poderá capacitar até 1.524 pessoas em um ano. O objetivo é facilitar a transição entre a escola e o trabalho, assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho, para os jovens em situação de risco e apoiar ideias geradoras de inovações e geração de renda.

Para o secretário René Barreira, a criação da UTD é um marco no Sistema de C&T e Educação Superior, Técnica e Profissional do Estado, tendo importância estratégica para a área de Tecnologia da Informação (TI). “Enfrentamos no Ceará um grande desafio: qualificar e capacitar mão-de-obra em todos os níveis, tanto para os projetos estruturantes – refinaria e siderúrgica – como também para o agronegócio, cultura, comércio e serviços”.

O curso de Iniciação Digital irá capacitar os participantes em Software Livre, contemplando os conteúdos básicos do sistema operacional Linux, do aplicativo BrOffice e Internet. Os alunos também receberão formação em Empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. A capacitação é voltada para pessoas que necessitam de conhecimentos básicos sobre novas tecnologias ampliando a oportunidade de empregabilidade, principalmente para os comerciários que trabalham no entorno do centro. Serão ofertadas 1200 vagas nos turnos manhã, tarde e noite. A carga horária é de 60h/a.

Já a Qualificação Especializada em TI é uma oportunidade para aqueles que procuram complementação para uma formação específica. Serão cinco cursos de qualificação avançada em TI: PHP, Design Gráfico, Java, Linux Avançado e Conectividade e Segurança da Informação. Após a formação específica, os alunos também participarão de um módulo de Empreendedores. A formação é voltada, principalmente, aos jovens oriundos do Programa E-jovem e alunos das Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEP). Serão ofertadas 324 vagas nos turnos tarde e noite, totalizando 120 h/a.

As aulas da UTD iniciaram dia 23 de abril, com sete turmas do curso de formação em Iniciação Digital. Somente neste primeiro trimestre de funcionamento serão ofertadas cerca de 400 vagas.

Para estudar na UTD, o estudante deve ser alfabetizado e ter idade a partir de 16 anos. Para a formação de Qualificação Especializada em TI o aluno deverá ter conhecimentos comprovados em informática.

Com informações Assessoria de Imprensa da Secitece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.