Páginas

25 de setembro de 2012

Incêndio na Serra do Quincucá

Fogo queima o sopé da Serra do Quincuca - foto Pe Adalmiran Vasconcelos
Desde o dia 20 de setembro um incêndio se espalha no sopé da Serra do Quincuncá, no vizinho Município de Farias Brito, provocando grandes estragados na fauna e flora da região.

O Pároco da cidade, Padre Adalmiran Vasconcelos, registrou o incêndio na rede social Facebook  com um álbum de imagens e várias mensagens.

“Noite de Vaquejada em Farias Brito o Parque está lotado e a serra do Quincuncá em chamas... e as pessoas da Vila do Pontal do Pe. Cicero sem poder respirar, nem água tem por lá esses dias...”

“grande patrimônio natural e material de farias brito... esperando chuva do céu ou ajuda dos equipamentos da capital do estado para controlar o fogo!!! os bombeiros do cariri não dispoem de equipamentos eficientes para situações desse porte.”

“Amigos a serra do quincunca pede socorro com incendio descontrolado ... Nos ajudem porque aqui so se pensam na vaquejada... A vila do pe cicero ta insuportavel a fumaça e o calor o povo pede ajuda”

“Enquanto tiver mata seca o fogo se alastra destruindo o patrimônio natural de Farias Brito. A resposta que tenho é que sempre acontece nessa época do ano... aff...quanto...conformismo”

Várias pessoas comentaram as imagens do Padre e cobravam providências das autoridades municipais e estaduais e outras pediam paciência e providências divinas. Os mais realista cobravam atuação do Copro de Bombeiros.

O Gerente de ATER Jefferson Wallson Frutuoso informou que a brigada do PREV FOGO do ICM BIO / IBAMA/ Corpo de Bombeiros esteve no local, mas por dificuldade no acesso não conseguiu conter o fogo.

O advogado e ex-prefeito do Município de Farias Brito, José Maria Gomes Pereira, em comentário também na rede social Facebook acredita que o incêndio provavelmente tenha sido provocado por queima de fogos de artifícios em homenagem ao Padre Cícero.

O padre Padre Adalmiran Vasconcelos também pensa da mesma forma e fez o seguinte pedido aos cristãos católicos de Farias Brito:

“NÃO SOLTEM FOGOS NESSAS FESTAS DE PADROEIRO DURANTE ESSES DIAS DE SECA E CALOR EXCESSIVO!
SUBSTITUAM AS PROMESSAS DE QUEIMAR FOGOS POR DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS OU REMÉDIOS AOS MAIS POBRES! VISITAR UM ENFERMO OU UM IDOSO ESQUECIDO VALE MUITO MAIS DO QUE FOGOS DE ARTIFÍCIO.”

O padre Adalmiran Vasconcelos também deu uma alfinetada nos políticos locais. “Será que alguém que diz ser amigo do governador de Estado não conseguiria sua autorização para um helicóptero ajudar a apagar o fogo na Serra do Quincuncá...”

Até o fechamento desta postagem o fogo ainda consumia a vegetação e se alastra em direção ao Distrito de Nova Betânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.