Páginas

5 de novembro de 2012

A polêmica sobre os eliminados por compartilhar imagens do Enem

Estudantes altaneirense no ônibus rumo ao ENEM sem problemas - foto João Alves
Durante os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. Ontem, (04/11), segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado (03/11), primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.

Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.

O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.

Segundo a blogueira Conceição Oliveira, a Maria Frô, a revista Veja estimulou o compartilhamento de imagens do Enem via tweet, reproduzido no topo. Mas o tweet da revista não especificou que tipo de foto do Enem esperava dos candidatos. É fato que o site de Veja reproduziu fotos de dentro de locais de exames, capturadas do Instagram, ao noticiar que o MEC havia monitorado as redes sociais.  É impossível determinar se os estudantes eliminados tiraram fotos estimulados pela mensagem de Veja.

Com informações Portal Viomundo

Abaixo, mensagens sobre a polêmica no twitter, reproduzidas do Universia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.