Páginas

11 de janeiro de 2012

Ceará poderá ter a primeira beata do Nordeste

Fiéis da comunidade rezando no santuário da mártir Benigna - Elizângela Santos
Uma menina mártir que se tornou santa para pessoas de uma pequena comunidade de Santana do Cariri. No próximo dia 24, na passagem dos 70 anos de morte da mártir Benigna, será realizada a 8ª. romaria ao local, onde hoje está construído o santuário em seu nome, a 200 metros de onde a adolescente foi assassinada, no Sítio Oitis, no Distrito de Inhumas.

A comunidade se mobiliza para o momento, já que no dia estão previstas novidades sobre o processo em andamento. O monsenhor italiano, Vitliano Mattioli, designado pelo bispo dom Fernando Panico, está responsável pelo encaminhamento dos documentos relacionados ao processo. A comunidade se empenhou em prestar esclarecimentos sobre graças alcançadas e resgatar todo o passado da menina, seu comportamento na infância. Para os moradores, ela morreu na defesa da castidade, resistindo ao assédio do seu algoz. Por isso, uma virgem mártir da pureza.

O pároco de Santana do Cariri, padre Paulo Lemos, afirma que mesmo não sendo grande romaria, há sinais de devoção e manifestações espontâneas para a menina. O próprio bispo tem reconhecido essa devoção e convidado padres para apoiar e estimular a causa. Sobre a beatificação, diz que deve ser algo muito bem feito. O reconhecimento oficial já vem acontecendo, mas, segundo ele, quem beatifica é Deus, já que existe a manifestação espontânea.

No recanto do santuário, estão os ex-votos e várias fotografias de pessoas que fizeram promessas à mártir Benigna. Nesse espaço, uma foto de Sandro Cidrão, quando criança. Ele é um dos grandes devotos, que leva ao conhecimento da população, juntamente com os moradores da área, o drama vivido por Benigna. Sua mãe fez uma promessa para o menino que vivia doente ficar curado. Para ela, uma nova vida nasceu. E justo um dos frutos das graças alcançadas tem sido um dos principais agentes para descrever os milagres da menina. No relatório entregue ao padre responsável pelos documentos para encaminhar o processo de beatificação, estão descritos dez testemunhos de graças alcançadas.

Um dos milagres narrados por ele diz respeito ao filho de um agricultor da localidade de Brejo Grande, em Santana. Segundo Sandro, o pé da criança chegou a ficar infeccionado por um ano. "O pai recorreu à santa, e conseguiu identificar que havia um pedaço de pau dentro do pé do menino e ele ficou curado", afirma.

Sandro vê com positividade o encaminhamento do processo. Em setembro, documentos pessoais existentes de Benigna, como o batistério, vídeos sobre as romarias, depoimentos de milagres, foram levados para serem avaliados em Roma. A meta é verificar o que falta para complementar o encaminhamento do processo. Este mês será dado o relato sobre os próximos passos.

Clique aqui e leia a Biografia da Jovem Benigna Cardoso da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.