Páginas

4 de fevereiro de 2013

A Ágora da Cidade por Alana Maria Soares

Primeiro Painel do Blog de Altaneira lançado em 21 de fevereiro de 2010
A Internet nasce como um meio mais rápido e fácil de conectar dados e computadores de cientistas. Pouco depois passa para fins de pesquisa militar. Do fim dos anos 60 ao começo dos 70, os movimentos contraculturais se difundem o mundo. Ideais de revolução, novas propostas de arte, cultura e pensamento social inspiram jovens a lutar contra a cultura hegemônica. Tais movimentos não se limitaram ao campo da música e arte, foram também da microinformática.

E com esses jovens cientistas da microinformática que os computadores se tornaram populares. Eles acreditavam que essa tecnologia era de todos! Hoje, na Era da Informação, a Internet é muito mais do que uma simples forma de repassar informações; é um meio de conectar pessoas, de construir debates.

O pensamento punk criar e ocupar um espaço lugares onde os cidadãos possam colocar seus problemas de forma coletiva, incentivar o debate e a tomada de posição política, cultural e social é o objetivo da Internet. É o reaquecimento dos debates sociais e o encontro dos interesses em comum. A Web e o ciberespaço não deve ser uma nova forma de alienação, mas sim uma potência de discussões.

Cumprindo bem o seu papel, é isso que o Blog de Altaneira faz há quase três anos agora. Ao informar, aprofundar e debater, o Blog se articula como um fórum público que dá voz e ouvidos a quem tiver pensamentos críticos e sociais a compartilhar.

A pequena cidade de Altaneira se representa no mundo cibercultural com suas informações locais, política cotidiana, educação, cultura e sociedade postas em pauta. Além de um meio onde os cidadãos possam ver suas notícias, é um lugar onde aqueles que estão longe de Altaneira possam acompanhar a contínua reinvenção do seu espaço.

É notório o desejo que o fórum aqui construído seja expandido cada vez mais, assim como foi exemplo para o surgimento de tantos outros blogs de notícias da cidade.  Nesse mês, o Blog de Altaneira completa três anos. E que sejam os primeiros três de muitos mais anos. Parabéns ao Blog, essa ágora altaneirense, e a quem constrói cotidianamente discussões para construir uma Altaneira melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.