Páginas

10 de fevereiro de 2013

Campanha combate a Aids durante Carnaval

Ministério da Saúde lança campanha de combate à Aids no carnaval - foto  Olivia Haiad
"A vida é melhor sem Aids. Proteja-se, use sempre camisinha". O tema da campanha deste ano do Ministério da Saúde para todo o País tem um objetivo a mais do que somente a distribuição de preservativos durante o Carnaval: disseminar a ideia de que a brincadeira com responsabilidade não deixa marcas negativas para o resto da vida.

A população sexualmente ativa é o público-alvo da campanha, que quer chamar a atenção para o uso da camisinha em todas as relações, transformando num hábito como tantos outros comuns no dia a dia, a exemplo de escovar os dentes. No Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) irá distribuir 2,6 milhões de camisinhas e de folhetos sobre prevenção e os riscos de doenças transmissíveis.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, deverá distribuir 700 mil camisinhas. Além disso, os foliões da Capital terão a oportunidade de realizar os testes rápidos de HIV/Aids, para diagnóstico precoce da doença. Os exames serão feitos no Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter (Gonzaguinha de José Walter), das 8 às 17 horas, e o resultado deve sair em até 40 minutos. É a primeira vez, no Carnaval da Capital, que será feito plantão para realizar o teste rápido de HIV/Aids.

A SMS promoverá diversas atividades de prevenção, com distribuição de preservativos nos principais pontos de folia. Somadas às 300 mil entregues durante o Pré-Carnaval, o total de unidades distribuídas chega a um milhão de preservativos.

Na Capital, são sete mil pessoas vivendo com HIV/Aids. Em 2012, conforme a Sesa, foram confirmados 429 casos em todo o Estado do Ceará.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.