Páginas

26 de fevereiro de 2013

Ceará sobe dez posições no ranking de participação do Enem

Professor Flávio Ataliba Diretor Geral do IPECE anunciou os dados – foto Eliomar de Lima
A nota média dos estudantes das escolas públicas estaduais do Ceará no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu de 448,8 para 449,5 em apenas dois anos (0,16%), apesar do aumento de 219,78 % de participação de alunos no “provão” em 2011 (razão entre o número de estudantes de escolas públicas do Ceará em relação ao total), quando passou de 2,78% em 2009 para 8,89% em 2011. Em termos de participação, o resultado foi o terceiro maior verificado no período, o que levou o Ceará do 14º do ranking (2009) nacional para a quarta posição (2011).

Outro expressivo resultado também ocorreu com relação à nota obtida pelos estudantes das escolas profissionalizantes estaduais do Ceará no Enem, que em 2011 foi de 480,8, maior que a média geral brasileira, que ficou em 477,3. Também em 2009, o Estado superou a média brasileira, de 481,3, ao apresentar nota média de 514,9%. Os dados estão no Ipece/Informe (nº 54) “Análise da Participação das Escolas Estaduais Cearenses no Exame Nacional do Ensino Médio: 2009/2011”, divulgado nesta terça-feira (26).

O diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, professor Flávio Ataliba, chama a atenção para o aumento na participação dos estudantes de escolas publica estaduais no Enem, em especial de ensino profissionalizante.

Nesse segmento, apenas 244 estudantes realizaram, em 2009, o exame, representando apenas 2,6% do total de alunos de escolas estaduais no Enem. Em 2011 foram registradas 50 escolas profissionalizantes, com taxa de participação acima de 50%, que, juntas, somavam 4.846 estudantes, significando 15,8% de alunos de escolas públicas do Ceará na prova.

O professor Flávio Ataliba lembrou que estados como Mato Grosso, Amazonas, Santa Catarina e Sergipe, que reduziram suas participações no total de estudantes que realizaram o Enem, obtiveram ganhos no desempenho médio. Mas já Goiás, Amapá, Paraíba, São Paulo e Pará, que incrementaram suas participações no exame, verificaram queda no desempenho médio entre 2009 e 2011. “Enquanto isso, Roraima, Alagoas, Acre e Ceará apresentaram ganho de desempenho apesar do substancial incremento na participação, sugerindo que houve uma participação maior de estudantes de alto desempenho, como é o caso específico das escolas profissionalizantes do Ceará.”

As dez melhores escolas públicas estaduais do Ceará são, por ordem: Colégio da Polícia Militar do Ceará; Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e Colégio Estadual Justiniano de Serpa, todos em Fortaleza; EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte); EEEP Adriano Nobre (Itapajé); EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia (Russas); EEEP Alfredo Nunes de Melo (Acopiara); EEEP Juarez Távora; EEEP Professor Onélio Porto e EEEP Mário Alencar, em Fortaleza.

O trabalho do Ipece teve como base os dados obtidos diretamente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação. A média da nota geral de cada unidade da federação foi calculada a partir da nota das escolas cuja taxa de participação dos estudantes foi igual ou superiora 50%, como determinado pelo MEC.

Evidentemente, a nota média do estado do Ceará, bem como das outras Unidades da Federação, pode ser modificada se caso seja feita pela inclusão de qualquer escola com ao menos um estudante participante do Enem. A nota do Enem é calculada a partir das provas objetivas de quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, e Matemática.

Com informações Assessoria de Imprensa do Ipece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.