Páginas

21 de fevereiro de 2013

Presença de blogueira cubana Yoani tumultua o Congresso


O que era para ser uma forma de escapar de manifestantes contrários à sua presença no Brasil se converteu em um dos momentos mais tumultuados da passagem da blogueira e dissidente cubana Yoani Sánchez pelo País, ontem, em
Brasília. Tanto pelos protestos de militantes que a acusam de “mercenária” e “agente da CIA”; quanto pelos próprios parlamentares, que bateram boca na chegada de Yoani ao Congresso Nacional; assim como pela aglomeração de jornalistas e seguranças em torno da cubana.

A ida da blogueira à capital federal foi definida de última hora, a partir de convite do PSDB. As passagens foram pagas pela Câmara dos Deputados, segundo o partido. A Embaixada de Cuba em Brasília distribuiu um dossiê a blogueiros cujo conteúdo vem sendo repetido pelos manifestantes. Basicamente, acusando Yoani de estar a soldo dos Estados Unidos.

Embora em menor número do que na passagem da blogueira por Pernambuco e pela Bahia, os oito manifestantes que ficaram em frente à sala onde ela era ouvida por parlamentares no Congresso Nacional fizeram bastante barulho.

A entrada da cubana, no fim da manhã, interrompeu o debate que ocorria sobre a medida provisória que prevê desoneração na folha de pagamento para vários setores e gerou protestos. “Essa Casa não deve repetir atitudes como esta”, afirmou Érika no microfone. Ao ouvir o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) sugerir que ela fosse a Cuba, a deputada reagiu, acompanhada de Ivan Valente (Psol-SP), que o chamou de “torturador”.

“Esse é o perfil dos apoiadores e dos financiados por Miami”, disse a deputada. Logo depois de Yoani deixar a Câmara, uma nova confusão, desta vez entre manifestantes e parlamentares, quase acabou em agressão física. Domingos Sávio (PSDB-MG) partiu aos gritos para cima de um dos manifestantes, que possivelmente o agredira. Teve de ser controlado por seguranças e colegas.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.