Páginas

30 de março de 2013

10 anos do Cobras Moto Clube

Cobras de Altaneira na saída de Altaneira em 2003 - foto Dariomar Soares
Foi em uma visita dos motociclistas do “Carcarás do Cariri”, de Juazeiro do Norte, e dos “Cabras da Peste”, do Crato, que Altaneira teve seus primeiros contatos com apaixonados pelo motociclismo. Convidados pelo advogado Raimundo Soares Filho para ministraram uma palestra na Câmara Municipal sobre a história do motociclismo no Cariri e sobre pilotagem com segurança, mais do que conversarem sobre a prática, eles inspiraram. Nessa marcante visita, Antonio Sarafim, Ariovaldo Soares, Eudes Pio, Daice Caldas, Deca Aureliano, Deza Soares, Raimundo Rufino, Raimundo Soares e Louro Duarte, fundaram o Moto Clube Cobras de Altaneira, que hoje completa 10 anos de estrada.


A primeira viagem dos “Cobras de Altaneira” foi nos dias 29 e 30 de março para o Açude de Orós, na cidade do mesmo nome. Eles ainda não eram um motoclube oficial. Saíram de Altaneira aos roncos das motos, usando camisas padronizadas com o roteiro na parte frontal, e patrocinadores nas costas. 

Além dos fundadores participaram da primeira viagem os empresários Delvamberto Soares e Palito, o comerciante Armando Caldas, o mecânico João Dácio e o Policial Erlon Ferreira. Os motoqueiros visitaram na ida as cidades de Nova Olinda, Crato, Farias Brito, Várzea Alegre e Cedro. No retorno de Orós, passaram pelas cidades Iguatu, Jucás, Cariús, Saboeiro, Antonina do Norte, Assaré e Nova Olinda.

Foi no retorno à Altaneira, no dia 30, durante uma rodada de cerveja no Bar de Delfina, que os motoqueiros decidiram fundar o clube. O nome “Cobras” foi sugerido por um popular no Bar do Birro na cidade de Iguatu. 

A logo do clube foi desenhado pelo servidor municipal Aldemir Ribeiro, sob orientação de Soares Filho. O desenho traz uma grande cobra enrolada numa motocicleta, dentro de um circulo formado por estrada asfaltada. A moto símbolo dos Cobras é a popular Honda, modelo XLR 125, ano 2003.


Ao longo dos últimos 10 anos os Cobras levaram o nome de Altaneira para mais de 100 cidades nos Estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, rodando mais de 10.ooo km pelos diversos tipos de estrada nesses seis Estados nordestinos. 

Dentre as viagens realizadas pelos Cobras se destacam o retorno ao Açude de Orós, a visita a cidade de Paulo Afonso na Bahia, o passeio ao Cannion do Rio São Francisco na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, a visita a Serra da Ibiapada, incluindo a Gruta de Ubajara e a cidade histórica de Triunfo no Pernambuco. Em 2010, nos festejos do Dia do Município, o Cobras MC montaram uma exposição com 40 fotos das principais viagens do grupo. Segundo estimativa dos organizadores, a exposição foi vista por mais de duas mil pessoas de todas as idades.

No ano passado (2012) os cobras comemoram o 
Aniversário com um almoço no Rancho Mandala que contou com a participação da maioria de seus membros. Atualmente o “Cobras Moto Clube” conta com 26 associados nos seus quadros, dentre eles o prefeito municipal Delvamberto Soares e os vereadores Antonio Leite, Edezyo Jalled e Deza Soares, este último licenciado para assumir a Secretaria Municipal de Educação.



Para os próximos 10 anos (até 2023) os motociclistas pretendem viajar para as cidades de Cabedelo (PB), Canindé (CE), Canindé do São Francisco (SE), Canudos (BA), Caruaru (PE), Fortaleza (CE), Floriano(PI), Garanhuns (PE), Mossoró (RN) e Petrolina(PE).


Duas viagens devem marcar o aniversário de 10 anos do grupo, a primeira acontecerá no final de abril para Petrolina (PE) e o segunda, no final do ano para Fortaleza (CE).

Confiram outras fotos das viagens dos Cobras
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.