Páginas

6 de abril de 2013

Nova ameaça se espalha pelo Facebook

Ameaça que circula pelo Facebook pode roubar dados e 'Curtir' páginas pelo usuário - Arte Olhar Digital

Uma nova ameaça ainda não identificada está se espalhando rapidamente pelo Facebook. Trata-se de um link encurtado que, após ser clicado, replica-se a partir do perfil do usuário que acessou a página suspeita.

Desde quarta (04/04), vários perfis infectados têm propagado o link malicioso. Uma vez acessado, ele realiza publicações involuntárias no mural do perfil infectado da rede social. Essas postagens vêm acompanhadas dos nomes de dezenas de contatos que podem, inadvertidamente, repetir o ciclo.

O link fica mascarado sob o serviço Bit.ly. A ferramenta cria atalhos para páginas da web que tenham endereços com muitos caracteres, produzindo um endereço alternativo e menor a algum site, por exemplo.

Dessa vez, o encurtador de links teve sua segurança aparentemente burlada. Ainda não se sabe a natureza da ameaça, que pode se tratar de um scam, vírus, cavalo de troia ou outro tipo de site malicioso. A recomendação é evitar clicar em links suspeitos e averiguar a origem das postagens.

O analista da Kaspersky, Fabio Assolini,  faz recomendações básicas e eficazes para se blindar contra esse tipo de ameaça. "O usuário deve pensar duas vezes antes de clicar em qualquer link. E não deve instalar extensões desconhecidas no seu navegador, mesmo que ela esteja instalada na loja oficial do Google", afirma.

Assolini ressalta que muitos destes aplicativos complementares ao navegador não passam pelo crivo do Google, o que dá oportunidade a ação de usuários mal-intencionados. "Hoje o Chrome só aceita extensões hospedadas na sua loja oficial e os criminosos começaram a explorar isso", diz.

Aos usuários que tiveram seus perfis infectados, Assolini indica uma limpeza no browser. "A recomendação é desativar todas as extensões. É preciso ter olho clínico para identificar qual delas é maliciosa", sentencia. Feito isso, a dica é mudar senhas de vários serviços, especialmente do Facebook.

Com informações Assessoria de Imprensa Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.