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29 de junho de 2013

Inicia hoje a 100.ª edição do Tour de France

Será aberta hoje (29/06) a 100.ª edição do Tour de France, a mais tradicional competição ciclística realizada na França. A prova tem largada da cidade de Porto-Vecchio na Corsega e chegada na avenida Champs-Élysées em Paris no dia 21 de julho de 2013.

Esta edição é composta por 21 etapas, conta com dois contrarrelógios individuais, com uma forte aposta nas etapas de montanha, incluindo uma derradeira semana nos Alpes, que vai colocar à prova todo o pelotão. A quebrar a tradição, a etapa final da Volta a França 2013 será realizada ao pôr-do-sol. 

Uma etapa noturna iluminada pelas luzes dos Champs-Élysées, o que segundo os organizadores, será a melhor forma para celebrar o 100º aniversário da prova. Vinte e duas equipes estão inscritas.

O Tour de France foi criado em 1903. Na primeira edição o plano era uma corrida de cinco fases, de 31 de maio a 5 de julho, partindo de Paris e parando em Lyon, Marselha, Bordéus e Nantes, antes de retornar a Paris. Toulouse foi adicionada mais tarde para quebrar o longo curso através do Sul da França a partir do Mediterrâneo para o Atlântico.

As fases iriam durar uma noite inteira e terminar na tarde seguinte, com dias de descanso antes de os ciclistas partirem novamente. Isso parecia ser muito difícil, além de envolver custos altos demais para a maioria.

Cerca de sessenta ciclistas participaram do primeiro Tour de France e apenas 21 deles conseguiram chegar ao seu final. A prova teve início às 15:16 do dia 1 de julho de 1903 em frente ao café Reveil Matin em Montgeron, na periferia parisiense e era composta por 6 etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus e Nantes. Maurice Garin foi o vencedor deste primeiro Tour de France, que terminou em 19 de julho.

No começo, a Volta à França era uma corrida de resistência quase contínua. Os corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber alguma assistência, mas vários participantes da segunda edição foram excluídos por terem apanhado um trem em parte do percurso.

Hoje em dia, o Tour é uma corrida em etapas, isto é, é dividido em etapas diárias. Há veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações, alimento, água, acesso a mecânicos ou até assistência médica. Alguns veículos são "neutros" a todos os corredores pois pertencem à organização, outros são próprios a cada equipa

A maior parte das etapas são disputadas na França, mas é muito comum algumas etapas serem disputadas em países adjacentes à França, como Itália, Espanha, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, e até mesmo em países não adjacentes, como República da Irlanda, Inglaterra e Países Baixos. As três semanas geralmente incluem dois dias de repouso, que são algumas vezes aproveitados para transportar os ciclistas quando o final de uma etapa é muito distante do início da etapa seguinte.

Nos últimos anos, a primeira etapa tem sido precedida de uma curta etapa de contra-relógio individual (1 a 15 km), chamada Prólogo ("Le Prologue"). O final tradicional é em Paris, nos Champs-Élysées. Entre essas duas etapas, são disputadas várias outras, incluindo etapas de montanha, contra-relógio individual e por equipe. As etapas restantes são disputadas em terreno relativamente plano.

Com a variedade de etapas, os sprinters podem ganhar algumas etapas, mas o vencedor geral final é quase sempre um especialista em etapas de montanhas e contra-relógio.

Com informações e imagens Wikipédia

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