Páginas

18 de junho de 2013

Inovação do Festival Junino refletiu em uma grandiosa festa, diz Secretária

Prefeito Delvamberto e Secretaria Ana com a Comissão de Jurados FEQUAJUCE - foto João Alves
A Secretária Municipal de Cultura, Ana Maria Rodrigues, comemorou com sua equipe de trabalho o grande sucesso do XIII Festival Junino de Altaneira – edição 2013, que contou com apresentações de quadrilhas locais e a grande disputa das quadrilhas regionais com participantes das cidades das cidades Aiuaba, Assaré, Crato, Juazeiro, Iguatu, Senador Pompeu e Tauá.

Para a Secretária a inovação do Festival Junino refletiu na grandiosidade da festa, pois na Praça do Ginásio Poliesportivo onde foi realizado o evento foi monta uma cidadezinha do interior do sertão nordestino, com o cenário composto por bandeirolas de diferentes cores, uma igrejinha, a casa do homem da roça, as barraquinhas de palha, animadas por um autentico trio de forró pé de serra. No centro da praça uma fogueira em homenagem a São João.

“Tudo isso para caracterizar e resgatar as raízes do folclore junino e apresentar esta cultura tão vivente no mês junho aos nossos filhos e visitantes, a inovadora ideia da secretária de cultura de fazer este resgate cultural e criando uma cidadezinha cenográfica foi o ponto crucial e um divisor de águas para o festival junino de Altaneira, enchendo os olhos de lagrimas das pessoas e mexendo com o lúdico de cada pessoa que passou pelo festival” escreveu Italo Duarte no Blog Altaneira Divulgação.

O Festival, realizado pela Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, com apoio do Governo Municipal de Altaneira e do Governo do Estado do Ceará, realizado no ultimo final de semana no Ginásio Poliesportivo tinha como tema “Arraiá na minha terra – cantando e dançando com forró pé de serra”.

Na sexta-feira, dia 14, se apresentaram as quadrilhas municipais, que na opinião da Secretária mostraram o carisma, a inovação nos seus temas e o talento dos filhos de altaneira que a cada ano surpreende ao publico do festival. No sábado e domingo se deu a disputa do Festival que teve o julgamento dos jurados da FEQUAJUCE.

Participaram do nosso festival as quadrilhas; Flor do Mandacaru (Tauá), Arraiá da Alegria (Juazeiro), Cantando o Nordeste (Crato), Fulô do Sertão (Senador Pompeu), Arraiá dos Cangaceiros (Aiuaba), Nação Nordestina (Iguatu), Nação Nordestina (Juazeiro), Tradição Junina (Juazeiro), Quadrilha do Gil (Juazeiro), Arraia do Patativa (Assaré), Rojão do Sertão (Juazeiro) e Arraiá do Furdunço (Altaneira). Durante todos os dias teve muito forró com, Mauricio Jorge, Fabio Carneirinho e Forró Do Sertão.

 “A festa atraiu muitas pessoas ao longo dos dias, o festival de Altaneira tem tomado uma proporção grandiosa ao longo dos anos, nosso objetivo foi mais que alcançado, pois, estou muito feliz com o resultado, e quero deixa meu enorme agradecimento  ao Governo Municipal” disse a Secretária de Cultura, Ana Maria Rodrigues.

A Secretária agradeceu, ainda a Comissão Organizadora e a todas as pessoas que contribuíram direta ou indireta pela fomentação do evento, e em especial aos membros da Secretaria de Cultura Luzya, Anderson, Marcelo, Italo , Gigi, Aparecida e Irineu, que julgou peças fundamentais para o grande sucesso do Festival.

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo Municipal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.