Páginas

17 de junho de 2013

Pesquisa confirma que partos caseiros são menos arriscados

Pesquisadores holandeses afirmam que o risco de complicações severas após o parto é de 1 em mil para partos caseiros e 2,3 em mil para partos nos hospitais. No caso das mães de primeira viagem que possuem uma gestação tranquila, é pouco provável que elas precisem de tratamento intensivo e transfusão de sangue após o nascimento dos filhos, assim como as que recebem auxílio de uma equipe médica. Os números apontam uma estatística de 2,3 por mil em partos caseiros e 3,1 por mil para partos de hospital, em casos como este.

As mulheres que realizam o parto caseiro e já passaram por outras gestações têm uma taxa de risco de complicações pós-parto bem mais baixas do que as que recorrem aos hospitais. Entre essas grávidas, a chance de sofrer hemorragia pós-parto era de 19,6 por mil, em comparação com 37,6 por mil para mulheres atendidas no hospital.

Segundo a BBC, para chegar aos resultados foi necessária uma análise de cerca de 150 mil mulheres com gravidez de baixo risco na Holanda que deram à luz entre 2004 e 2006. As grávidas que optaram por terem seus filhos em casa somaram o número de 92.333 e 54.419 as que deram à luz em hospitais.

Um estudo realizado por este blogueiro e a equipe da Radio Altaneira FM em 2004 comprovou-se que a Maria Glória da Conceição, mais conhecido por Mãe Gulora, realizou mais de 4.000 partos caseiros, sem nenhum registro de óbitos ou sequelas nos recém-nascidos. Na época cadastramos 1.860 "filhos" de Mãe Gulora, de todas as classes sociais de Altaneira e sítios circunvizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.