Páginas

10 de agosto de 2013

Elite cearense no Congresso se mantém inalterada, segundo Diap

Pelo terceiro ano consecutivo, a elite cearense no Congresso Nacional se mantém inalterada. Dois deputados federais e três senadores do Estado integram a lista dos “Cabeças do Congresso”, divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Os representantes do Ceará na lista dos 100 parlamentares mais influentes em Brasília se mantêm os mesmos desde o início desta legislatura, em 2011.

Os cinco cearenses são os deputados André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT) e os três senadores - Eunício Oliveira (PMDB), Inácio Arruda (PCdoB) e senador José Pimentel (PT).

Todos eles são atualmente líderes de bancadas. André Figueiredo comanda a representação do PDT na Câmara. Guimarães é o comandante dos petistas na Câmara. Eunício lidera os peemedebistas no Senado. Inácio exerce a mesma função em relação ao PCdoB na Casa. E Pimentel é o líder do governo Dilma Rousseff (PT) no Congresso.

Há ainda o deputado federal Danilo Forte (PMDB), que aparece como parlamentar “em ascensão” pelo segundo ano consecutivo.

Ao analisar o perfil de atuação dos cinco cearenses entre os 100 mais influentes, o Diap destaca André Figueiredo e Eunício na categoria “articulador”. Os dois petistas na relação - Guimarães e Pimentel - são mencionados como “negociadores”. Já a característica destacada em Inácio é a de “debatedor”.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades citadas acima.

“Isso me dá cada vez mais alegria e ânimo de estar articulando dentro do plenário, na perspectiva que possamos tornar essa casa cada vez mais do povo brasileiro”, comemorou Figueiredo, que está na relação pela terceira vez.

Pela sexta vez entre os “Cabeças” - a terceira consecutiva - Eunício também celebrou. “O reconhecimento pra quem faz vida pública é muito gratificante. Sinto-me profundamente lisonjeado e com a convicção que estou cumprindo o papel que me foi dado pelo povo do Ceará”.

O cearense que mais vezes apareceu na relação foi Inácio Arruda, escolhido entre os 100 mais influentes pela 15ª vez consecutiva.

Pimentel está na lista do Diap pela nona vez - ficou de fora entre 2008 e 2010, período no qual estava licenciado para exercer cargo de ministro da Previdência. Guimarães aparece pela terceira vez.

Na série histórica do Diap, que começou em 1994, o Ceará nunca emplacou mais de cinco parlamentares.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.