Páginas

17 de outubro de 2013

Blogueiro lança Nota de Repúdio ao Pároco de Altaneira

O Professor e Blogueiro Jose Nicolau lançou no seu Blog Informações em Foco uma Nota de Repúdio ao autoritarismo e arrogância do Padre Alberto (foto), Pároco de Altaneira.

Narra o blogueiro que na última terça feira (15/10) estava na Igreja Matriz para ser padrinho de consagração de seu sobrinho, mesmo após várias tentativas de se esquivar do convite lá se deparou com um espaço vazio, sem nenhum banco para as pessoas sentarem. 

Para Nicolau o espírito de arrecadação, de capitalista e de explorador financeiramente dos fieis, vez ou outra aparecia nas palavras do Padre, inclusive com indagações se os padrinhos e madrinhas eram ou não são casados na igreja.

Posteriormente o Padre indagou o blogueiro sobre sua orientação, recebendo como resposta que o mesmo não tem religião o Padre Alberto determinou aos pais da criança a ser batizada que procurassem outro padrinho.

Ante a situação o blogueiro indaga:
- “Porque somente eu tive o privilégio (pois para mim é sim um privilegio ser indagado quanto a meus ideais) de receber aquela já premeditada pergunta?”
- “Será se pároco tivesse sido mais insistente e ter continuado naquelas primeiras perguntas sobre os padrinhos serem ou não casados na igreja (como requisito para o sacramento) teríamos a continuidade?”

Considerando a atitude do padre autoritária e arrogante Nicolau transcreve citação bíblica: "não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós." (Mateus, VII: 1-2).

“Se eu tivesse insistido em permanecer na igreja ou até mesmo feito o que ele queria, lhe criticado dentro dos seus domínios eu teria sido expulso. Ou ainda se fosse em outros tempos as velas que que teriam servido para os batismo serviriam para me queimar vivo, como no tribunal da inquisição” escreveu Nicolau.

Sem dúvidas a atitude do Pároco não condiz com a orientação do Papa Francisco que tem recentemente respondeu de forma longa e detalhada às perguntas que o intelectual de esquerda, Eugenio Scalfari, um ateu declarado. Francisco responde a ele "Chegou a hora (...) de um diálogo aberto e sem preconceitos que pode reabrir a porta a um reencontro sério e frutífero", mas infelizmente o Padre Alberto não tem veias abertas ao diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.