Páginas

2 de outubro de 2013

Cid Gomes decide por filiação ao PROS

Cid mostra propostas do grupo político dele para serem incorporadas ao PROS – foto Tatiana Fortes
O governador Cid Gomes filia-se nesta quarta-feira (02/10), ao Partido Republicano da Ordem Social -PROS. O anúncio foi feito ontem à noite, depois de reunião em que Cid e seu grupo político decidiram ingressar no partido recém-criado para manter apoio à presidente Dilma Rousseff. 

Constituído oficialmente no Ceará na última segunda-feira, o PROS ganhará, além de Cid, nove deputados estaduais, cinco federais e, aproximadamente, 50 prefeitos e 300 vereadores. Os números destes últimos serão fechados até o próximo sábado, segundo Cid. Dos prefeitos, conforme o governador, 38 saíram do PSB e outros 12 virão do PRB, entre os quais Adriana Pinheiro, prefeita de Fortim e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Por ora, o Pros existe no Estado com uma comissão provisória, presidida pelo chefe de gabinete de Cid, Danilo Serpa. A comissão está funcionando temporariamente numa sala do Shopping Avenida, na Aldeota. Segundo o governador, a tarefa do novo partido agora é constituir executivas municipais, filiar partidários em todo o Estado e, a partir daí, formar o diretório estadual. Cid, ex-presidente estadual do PSB, disse não querer ocupar o mesmo posto no Pros. “Já dei minha cota de contribuição. Vamos ver um nome novo”. Cid afirmou que não fará mais comentários sobre o PSB

Na reunião de ontem (01/10), realizada no Hotel Romanos, no bairro Messejana, os partidários de Cid ouviram o prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, relatar as conversas que tiveram na semana passada, respectivamente, com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior.

Zezinho Albuquerque defendeu a ida coletiva ao Pros, apoiando-se em dois argumentos: primeiro, escolhendo um partido novo, o grupo evitaria problemas jurídicos relativas a infidelidade partidária. Além disso, ajudariam a construir o partido – e também não teriam que dividir poder com veteranos, como aconteceria no PDT. “O PROS quer que a gente participe nacionalmente. Vai ser um partido que escuta a todos, e não um partido que tem dono. Com o PROS, a gente tem um partido que a gente pode chamar de nosso”.
 
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que também saiu do PSB para o PROS, disse que vai reunir-se nesta quinta com a presidente Dilma Rousseff para decidir se ele fica ou não no cargo, depois que a direção nacional do PSB resolveu entregar os cargos do partido no governo federal.

O Prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, ainda não se manifestou sobre a sua saída do PSB, mas esta é a chance de consolidar um antigo desejo de agrupar todo o seu grupo em único partido. Os vereadores Edezyo Jalled e Antonio Leite já afirmaram que não tem problemas em trocar o PRB pelo PROS, pois ambos são republicanos e tem linhas programáticas semelhantes. Os demais vereadores não se manifestaram. 

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.