Páginas

7 de novembro de 2013

Dia do Radialista

O Garoto Beleza, João Alves, é o mais antigo e famoso radialista altaneirense - foto Samuel Tertuliano
O Blog de Altaneira parabeniza a todos e todas radialistas da Radio Altaneira FM que com talento, paixão e compromisso transforma o cotidiano dos altaneirenses num momento especial. 

O Dia do Radialista passou do dia 21 de setembro para o dia 07 de novembro, através de um decreto do presidente Lula, para homenagear o radialista, cantor e compositor Ary Barroso. A data antiga também surgiu de um decreto do presidente Getúlio Vargas, para lembrar a fixação dos níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão. Fica, então, o nosso reconhecimento aos profissionais das emissoras associadas.

O homenageado Ary Evangelista de Resende Barroso nasceu em Ubá-MG, na Fazenda da Barrinha, no dia 7 de novembro de 1903. Órfão de pai e mãe, foi criado pela avó materna e por uma tia. Aos 12 anos já tocava piano no cinema de sua cidade, fazendo fundo musical para filmes mudos. Em 1920 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em direito. Só em 1928, durante uma temporada em Santos-SP e Poços de Caldas-MG, lançou-se decisivamente à composição. As primeiras produções, "Eu vou à Penha" e "Vamos deixar de intimidade", foram bem recebidas e constituíram seu primeiro disco.

Ary venceu o concurso carnavalesco de 1930 com a marcha "Dá nela". Entretanto, foi com o samba "Aquarela do Brasil", em 1939, que Ary Barroso inovou a música popular brasileira, incorporando ao acompanhamento células rítmicas até então só conhecidas em instrumentos de percussão. O mesmo iria ocorrer com outras composições suas, como "Na Baixa do Sapateiro" (1938), "Brasil Moreno"(com Luís Peixoto, 1942) e "Terra Seca" (1943). Em 1944, convidado por Walt Disney, fez nos Estados Unidos a música do filme "Você já foi à Bahia?", e recebeu o diploma da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. Paralelamente à música, Ary Barroso trabalhou como locutor e cronista esportivo, na Rádio Tupy.

Ary Barroso também criou vários programas na emissora, entre eles a "Hora do calouro", onde surgiram grandes nomes da música popular. Em 1946 foi eleito vereador,e, em 1955, teve seu nome inscrito na Ordem Nacional do Mérito.  Ary Barroso foi considerado por críticos de todo o Brasil como o mais inventivo e patriota dos nossos compositores de todos os tempos. Ary Barroso morreu no Rio de Janeiro, num domingo de carnaval, em 09 de fevereiro de 1964.

Fica aqui a nossa singela homenagem com as informações da ACERT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.