Páginas

21 de dezembro de 2013

Altaneirense conclui Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

O professor José Nicolau Neto, graduada em história pela Universidade Regional do Cariri - URCA, concluiu na semana passada Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pel Faculdade Católica do Cariri – FCC.

O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC do professor Nicolau teve como tema "O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo Educativo" e foi orientado pela professora Antonia Liduina Rodrigues Patrício (Graduada pela URCA, pós graduada em Avaliação Pública e Gestão Escolar pela UFJF e Educação Inclusiva pela FJN e Mestra em Desenvolvimento Regional pela URCA. 

Para o professor José Nicolau a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no processo educativo vem gerando mudanças e permanências tanto na prática docente quanto na aquisição de conhecimentos. Diz ainda que no seu trabalho buscou refletir sobre algumas problemáticas que perpassam este novo cenário educacional, de ordem político-pedagógica e cultural .

“É notório a importância das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Porém, elas são apenas instrumentos que podem ou não contribuir na aprendizagem. Vai depender da forma como ela é utilizada. Não há dúvidas que as mudanças foram muitas. O corpo discente de hoje, seja ele dos ensinos fundamental e médio ou do ensino superior que já incorporou a nova cultura digital vem desempenhando um papel de destaque no ambiente escolar” escreveu Nicolau. 

Nicolau defendeu ainda que esses profissionais conseguem trazer para dentro das salas de aulas uma bagagem considerável de informações, melhorando, inclusive as discussões, pois há a possibilidade da construção de um diálogo com o professor. Como reação a essa nova realidade, faz-se necessário refletir sobre que tipo de postura o professor irá adotar. Se seguirá a postura tradicional, enquanto detentor do poder e do conhecimento, caminhando contrário a uma educação voltada a cidadania e para a politização ou se adotará uma posição aberta, valorizando a participação do aluno.

Ressaltou também que o ensino com as novas mídias e a apropriação dos estudantes com estas deve ser vista com rigor pedagógico. Afinal de contas, há uma diversidade de informações e em um volume muito grande que o corpo discente toma contato e, que nem sempre é saudável para o objetivo maior da educação, a saber, formar cidadãos críticos atuantes do meio em que vive para poder transformá-lo. Para que isso ocorra é fundamental se ter professores capacitados para lhe dar com as TICs e fazer com que as informações ora expostas e de forma instantânea se torne em conhecimentos.

Segundo ele seu trabalho teve o propósito de contribuir na análise reflexiva sobre universo da cultura digital no processo educativo e nesse víeis apresentou-se uma visão clara de que a inserção das novas tecnologias no ambiente de ensino não é por si só, sinônimo de transformações das práticas pedagógicas e tão pouco de mudanças profundas na educação. Faz-se necessário ainda que elas sejam usadas de forma correta, correlacionada com a realidade do aluno.

“Buscou-se através de uma análise sucinta e, sem se ter a pretensão de esgotar o assunto, argumentar que tão importante quanto à adequação das instituições de ensino a essa nova feitura social é uma formação do professorado para que seja construída uma relação simétrica no tecido social da educação” disse.

Nas suas conclusões Nicolau sugere aos educadores trazer para dentro das instituições de ensino as redes sociais e trabalhá-las dentro da perspectiva do letramento, demonstrando ainda que tais práticas se configuram em um passo significativo na educação de qualidade, além de contribuir para o fortalecimento do alunado no processo de ensino-aprendizagem, sendo este um parceiro do professor, além de mostrar o quão importante é a realização de projetos dentro de uma perspectiva problematizador, dialógica e construtivista de educação.

José Nicolau é professor na Escola de Ensino Médio Santa Tereza, Assessor de Comunicação na Secretária Municipal de Educação e administrador do Portal Informações em Foco, um dos mais visualizados da região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.