Páginas

20 de dezembro de 2013

Chuvas ultrapassam média de dezembro no Interior do Ceará

Choveu em 43 municípios do Ceará nos últimos dois dias. As chuvas, concentradas nas regiões dos Inhamuns, Cariri e Jaguaribana, elevaram a média dos índices pluviométricos do Estado neste mês para 32,5 milímetros. 

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o número representa um aumento de 24,1% em relação à média histórica de dezembro, que é 26,2 milímetros. 

Segundo Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme, as chuvas são consequência de dois fenômenos atmosféricos típicos da pré-estação (meses de dezembro e janeiro), período que antecede a quadra chuvosa (fevereiro a maio): o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). “É comum nessa época do ano, os dois sistemas atmosféricos atuarem principalmente na região Centro-sul do Estado. Tais chuvas eram esperadas e podem se estender ainda até o final da semana”, afirma a meteorologista.

Cláudia explica ainda que as chuvas no período de pré-estação não mantêm relação com as chuvas do período seguinte. “São fenômenos diferentes. Enquanto as chuvas de dezembro e janeiro são motivadas principalmente pelo VCAN, a partir de fevereiro a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é que determina se haverá boas chuvas ou não”.

Os municípios de Barros (167,2 mm), Abaiara (122 mm) e Milagres (120 mm), na Região do Cariri, apresentaram os maiores índices na chuva dos últimos dois dias e também do mês de dezembro, até o momento. Na Região Jaguaribana, choveu em Icó (68 mm), Pereiro (13,3 mm), Orós, Potiretama e Jaguaribe. Em Altaneira foi 62mm.

Com informações O Povo Online

Confira o quadro das chuvas no Cariri:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.