Páginas

27 de janeiro de 2014

Com pequena participação, I Encontro de Blogueiros do Cariri é realizado em Altaneira

Blogueiros e palestrantes em Altaneira - foto Claudio
Realizou-se ontem (26/01) na Escola Municipal 18 de dezembro em Altaneira o I Encontro de Blogueiros do Cariri, um evento organizado pela Rede de Blogs de Altaneira e conta com apoio do Governo Municipal de Altaneira, através das Secretarias de Administração e Finanças, Educação e Cultura, Esportes e Turismo.

Com uma pequena participação de Blogueiros o evento foi aberto com o Painel sobre “A Regulamentação do Marco Civil da Internet” que ministrado pelo vereador Amadeu de Freitas do PT do Crato.

Amadeu fez uma explanação sobre o novo substitutivo ao projeto de lei do marco civil da internet (PL 2126/11, apensado ao PL 5403/01), apresentado pelo relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ) e sobre os pontos mais polêmicos do projeto e das resistências para aprovação na Câmara os Deputados.

O palestrante citou como pontos polêmicos do projeto que emperra a votação a Guarda de registros de navegação, pacotes com velocidades diferentes e o respeito à legislação brasileira. O projeto deveria ser votado final do ano passado, mas foi retirado de pauta.

O segundo Painel sobre “A Força da Blogosfera no momento político atual” sob a responsabilidade do Comunicador Beto Fernandes do Blog do Juazeiro.

Beto Fernandes demonstrou toda a sua desenvoltura de radialista e envolveu os Blogueiros com uma conversa sobre o bom uso das redes sociais em especial dos blogs.

Beto citou que os blogs são os meios mais democráticos de comunicação, falou da sua força na política, citou exemplos que não devem ser seguidos e criticou a concentração da grande mídia em apenas poucas famílias da elite do sudeste.

Após a palestra e os debates foi servido um almoço aos blogueiros patrocinado pelo Secretário de Administração, Ariovaldo Soares no Restaurante Recando Bom Gosto.

O Encontro foi reiniciado no segundo período com o Painel o professor Augusto Monteiro que repassou várias dicas aos participantes de “Como evitar os vícios de linguagem na rede” tema muito relevante e necessário. 

O professor Augusto orientou aos Blogueiros que tão importante quanto passar as informações é escrever bem e de forma correta. Augusto citou que os Blogueiros estão cometendo verdadeiras atrocidades contra a gramática e que deveriam analisar melhor as suas publicações.

Finalizando sua palestra o professor lembrou que não se deve confiar nas revisões ortográficas dos editores de texto disponíveis nos computadores, pois é impossível atender a todas as situações.

Sobre a pequena participação dos Blogueiros de outras cidades o professor Augusto foi taxativo: "perdeu quem não veio".

Encerrando o ciclo de Painéis o Dr. José Maria Gomes Pereira expôs sobre “Os crimes na Blogosfera” descrevendo os crimes que em tese poderiam ser cometidos pelos Blogueiros.

O Advogado orientou que o blogueiro deve pensar antes de postar e devem acima de tudo evitar o famoso “copiar e colar” e se optar por compartilhar postagens de outros blogs e portais que citem a fonte.

O Dr. José Maria disse que para melhor compreender o mundo da blogosfera criou seu próprio blog e vem atualizando diariamente.

Ao final da palestra e dos debates foi servidor um lanche a base de bolo de milho caseiro ofertado pelo agricultor João Bel. O professor Augusto ainda sorteou duas bolsas para o Curso de Português no Crato sendo contemplados a blogueira Luana Leite e o colaborador Givanildo Gonçalves respectivamente do Blog Altaneira FM e do Blog Projeto ARCA.

Encerrando o Encontro foram entregues aos administradores dos 10 blogs mais visualizados da cidade um troféu com o registro das visualizações até 31 de dezembro de 2013, foram eles: 1 - Blog de Altaneira (1.276.343 visualizações); 2 - Blog Radio Altaneira FM (404.340 visualizações); 3 - Blog Paulo Robson (337.277 visualizações); 4 - Blog Informações em Foco (229.666 visualizações); 5 - Blog Igreja da Graça de Altaneira (187.640 visualizações); 6 - Blog Mandíbulla (37.290 visualizações); 7 - Blog Ministério Nissí (28.601 visualizações); 8 - Blog A Pedreira (24.832 visualizações); 9 - Blog Vereador Prof. Adeilton (19.211 visualizações); 10 - Blog Projeto ARCA (16.777 visualizações).


Não forram entre os troféus dos blog da 
Igreja da Graça de Altaneira, Mandíbulla, Ministério Nissí e Professores Adeilton  em virtude da ausência de seus administradores ao final do evento.

Dos blogueiros inscritos apenas o Dr. Santana Neto (Juazeiro), Vinicius Freire (Altaneira), Cicero Sousa (São Romão), Luiz Carlos (Penaforte) e a estudante Alana Maria, justificaram as ausências.

Aos participantes do Encontro foi liberado o acesso a rede com 5 megas disponibilizado pela em empresa MaxCon, que ainda disponibilizou o técnico Gutemberg Estévão para prestar assistência integral ao evento. 

Prestigiaram, ainda, o evento os secretários municipais Ariovaldo Soares e Deza Soares, respectivamente das pastas de Administração e Educação. O palestrante Beto Fernandes elogiou o apoio do Governo Municipal ao evento.

Mais uma vez o Garoto Beleza, João Alves, registrou tudo, confira outras fotos:









Um comentário:

  1. Vamos fazer parceria na comunicação
    Lista de blogs
    Portal de Notícias de Senador Sá

    waltersenador@hotmail.com

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.