Páginas

31 de janeiro de 2014

Como acompanhar de perto as atividades do Poder Legislativo

Na próxima segunda-feira, 3, todo o Poder Legislativo, (assembleias, Senado,  Câmara dos Deputados e a maioria das câmaras municipais), volta do recesso de fim de ano. Mas será que você sabe como acompanhar o trabalho dessas pessoas que formam essas instituições? 

O Jornal O POVO mostra agora que há várias ferramentas para conhecer, se aproximar e até criticar o trabalho dos vereadores, deputados e senadores. As opções vão desde o rádio até os atuais aplicativos de comunicação. 

A grande maioria dessas casas legislativas dispõem de várias mídias para informar a população sobre as atividades parlamentares, como TV, rádio, site e redes sociais como Facebook e Twitter.

No portal da Câmara Municipal de Fortaleza, por exemplo, constam informações detalhadas sobre as sessões plenárias, como atas e a transmissão ao vivo, além dos projetos de lei na íntegra - aprovados ou não -, e links para todas as outras mídias já na sua página inicial. Lá você também pode acompanhar todos os gastos da Casa e dos vereadores por meio do link Portal da Transparência.

O Senado possui o sistema Alô Senado, onde a população pode ligar para opinar, criticar, questionar, tirar dúvidas e ficar por dentro dos trabalhos dos senadores. A ligação é gratuita de qualquer lugar do país pelo telefone 0800 61 2211.

Se você não estiver satisfeito com as informações que esses meios oferecem, você pode ir pessoalmente acompanhar as sessões. Assembleia, Câmara e Senado são considerados a casa do povo, então o cidadão tem todo direito de transitar e acompanhar as sessões nas galerias reservadas.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, existe um projeto chamado Tribuna Livre, em que o cidadão ou alguma entidade pode usar a tribuna para fazer um pronunciamento. Para participar, entretanto, é preciso que um vereador faça um requerimento solicitando o espaço. Portanto, o primeiro passo é procurar um vereador para que ele adote a ideia.

Com informações O Povo Online

Vamos nós: Infelizmente em Altaneira a Câmara Municipal de Altaneira, apesar de proposição aprovada por unanimidade, dada foi feito para melhorar a comunicação da Casa, ontem nem mesmo a Rádio Altaneira FM transmitiu a Sessão.
Parece que vai ser mais uma no sem informações reais no Legislativo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.