Páginas

14 de novembro de 2014

Altaneirenses participam da mostra SESC em Crato

Na última terça-feira (11/11) Dona Angelita e seu grupo apresentaram a tradicional Dança do São Gonçalo na 16ª edição da Mostra SESC, na Praça da Sé, no centro da cidade de Crato.

O Grupo de Dançarinos faz parte do Ponto de Cultura Projeto Arca e é formado por diversidade de integrantes, sendo adolescentes, adultos e idosos, totalizando em vinte pessoas, a preparação para a apresentação ocorreu na sede da Fundação Arca com diversos ensaios nas ultimas semanas antes da apresentação.

A Dança do São Gonçalo é uma prática de religiosidade popular de origem portuguesa, mas, que tem a sua diversidade de características próprias de cada região. Como esta dança e de pratica religiosa ela é feita por muitos como uma forma de pagar promessa, a citar quando uma pessoa está enferma e pede saúde ao santo São Gonçalo, quando a sua graça é alcançada a dança é feita, cumprindo assim a sua promessa.

A Mediação do grupo foi facilitada pela Mestra Dona Angelita, que desde sua infância realiza Danças tradicionais, como: Dança do coco, Dança do Maneiro Pau, Dança do Reisado e Dança do São Gonçalo.

Publicado originalmente no Blog Projeto ARCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.