Páginas

30 de junho de 2015

Dilma sanciona Lei da Mediação para desburocratizar processos judiciais

A presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a Lei da Mediação, que deverá desburocratizar os processos judiciais no País. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, hoje, no Brasil, mais de 92 milhões de processos tramitam nas varas e tribunais. 

A sanção da lei foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (29/06).

Ceará eleva taxa de alfabetização de crianças ao final do 2º ano

A vice-governadora Izolda Cela anuncia resultados no Auditório do TCM (Foto: Marcos Studart)
O Estado do Ceará supera os índices de desempenho de alfabetização e das disciplinas de Português e Matemática para alunos do 2º e 5º anos, respectivamente. A divulgação dos resultados do acompanhamento aconteceu no encontro do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), na manhã desta segunda-feira (29/06), no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza, com as presenças da vice-governadora Izolda Cela e o secretário de Educação Maurício Holanda. 

29 de junho de 2015

Ciclistas, condutores e autoridades se mobilizam em defesa da Trilha Sítio Poças

Vista parcial da reunião realizada na entrada da Trilha (Foto: Carlos Alberto)
Após a realização de mais uma etapa do Campeonato Municipal MTB de Altaneira, realizou-se uma reunião na Praça Matildes, na manhã de ontem (28/06), onde foi explanados os casos de agressão que a Trilha Sítio Poças vem sofrendo nas últimas semanas.

Os Ciclistas relataram que quatro árvores de médio e grande porte foram cortadas por vândalos provocando grande dano ao meio ambiente e provocando acidente na Trilha.

O professor e articulador Cicero Chagas, mais conhecido por Ciço Inventor, explicou que é inadmissível essa prática danosa ao meu ambiente e a própria Trilha que já reconhecida em todo o estado e tem recebido visitantes de várias partes da região.

Ciço disse que os membros da Associação dos Condutores de Trilha de Altaneira (Acontrial) estarão mobilizados na defesa da Trilha e na descoberta do malfeitor.

O Cabo Duarte esteve presente representando o Destacamento da Polícia Militar e se prontificou a diligenciar nos arredores da Trilha em períodos alternados e colocou os números dos telefones da viatura a disposição de todos para comunicação sobre movimentação suspeita.

O ciclista cratense, Carlos Alberto, mais conhecido por Molão, elogiou a Trilha e a equipe de ciclismo altaneirense, contou sobre suas experiências com projetos sociais e disse que todos devem ser atuar de forma coesa na defesa do espaço que será o marco na história do Município que já é reconhecido em todo o Estado, como um dos melhores para a prática de ciclismo de montanha (MTB).

Os secretários municipais Dariomar Soares (Governo) e Antonio Leite (Infraestrutura) se prontificaram a ajudar no que for possível, inclusive com a possibilidade de colocar agentes da Guarda Municipal para monitorar a entrada de suspeitos na Trilha.


Todos os ciclistas e condutores de trilha serão vigilantes para informar a autoridade policial movimentação suspeita.

Ficou também acertado que serão expedidos ofícios ao Delegado Regional de Polícia Civil, Comandante da Companhia de Polícia Ambiental e órgãos de defesa do meio ambiente. 

Confira outras fotos da reunião:





Higor vence Quinta Etapa do II Campeonato Municipal MTB de Altaneira

Realizou-se na manhã de ontem (28/06) na Trilha Sítio Poças a quinta etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Com o tempo 1h.17min.55seg. Higor Gomes venceu a etapa, seguido por Luciano Ferreira e Jonathan Soares.

O ciclista cratense Bruno Aires, o Bala, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada dentre os participantes na categoria de visitantes com o tempo de 1h.26min.51seg, mas sua primeira volta foi anulada por falta de uso do capacete. Francisco Serafim Neto foi declarado vencedor, com Roosivelt Olguin em segundo e Bruno ficou com a terceira colocação.

28 de junho de 2015

Classificação Geral Visitantes no Campeonato Municipal MTB

Realizou-se na manhã de hoje (28/06) na Trilha Sítio Poças a quinta etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira. O ciclista cratense Bruno Aires, o Bala, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com o tempo de 1h.26min.51seg, mas sua primeira volta foi anulada por falta de uso do capacete. Francisco Serafim Neto foi declarado vencedor, com Roosivelt Olguin em segundo e Bruno ficou com a terceira colocação. 

Classificação Geral Local no Campeonato Municipal MTB

Realizou-se na manhã de hoje (28/06) na Trilha Sítio Poças a quinta etapa do Segundo Campeonato Municipal MTB de Altaneira. Pela terceira vez este ano Higor Gomes foi o vencedor desta vez com o tempo 1h.17min.55seg., para as seis voltas. Luciano Ferreira ficou em segundo e Jonathan Soares foi o terceiro. 

Prefeito usa programa de rádio para mostrar ações e criticar adversários

Na tarde de ontem (27/06), o prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares (Pros), usou o programa "Altaneira  Ações" na Rádio Comunitária Altaneira FM para destacar todas as ações de seu Governo e as obras realizadas, fazendo um comparativo de sua gestão com as administrações anteriores.

Segundo o Blog A Pedreira Delvamberto esclareceu alguns pontos levantados por navegantes das redes sociais em especial sobre a revitalização da Lagoa Santa Teresa, Concurso Público, a problemática do Lixão, instalação do DEMUTRAN dentre outros temas.

Projeto de professor altaneirense é mais uma vez destaque no Blog da TV Escola

Mais um trabalho desenvolvido por professor altaneirense é destaque no Blog da TV Escola. Desta vez foi o “Projeto Cultura Afro-brasileira na Escola” desenvolvido pelo professores José Nicolau da Silva Neto em parceria com as professoras Yane Moura Bezerra Nobre e Edisângela Sales de Araujo da EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda. 

27 de junho de 2015

Vereador Flávio critica quadro do Programa do Professor Tolovi

Na sessão da Câmara Municipal de ontem (26/06), o Vereador Flávio Correia utilizou parte do seu tempo no tema livre para criticar um quadro do Programa Esperança do Sertão da Rádio Comunitária Altaneira FM, criado por o mentor do programa, o professor Carlos Tolovi.

Flávio relata que no quadro, o professor incita altaneirenses que residem em outros estados, principalmente São Paulo, a criticarem o Governo Municipal em razão da necessidade da busca de emprego em outros lugares para uma melhor condição de vida. 

Presidente da Câmara nega espaço na Tribuna ao Assessor de Comunicação do Executivo

A presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) negou espaço ao Assessor de Comunicação, Junior Carvalho, para usar a Tribuna na Sessão Plenária de ontem (26/06).

Através de Ofício o assessor solicitou o espaço para tratar de assuntos referente ao programa governamental “Altaneira em Ações”. 

Vereadores debatem sobre criação de CPI

Plenário da Câmara Municipal de Altaneira (Foto: Junior Carvalho)
O vereador professor Adeilton (PP) publicou no seu Blog a portaria de nomeação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem por objetivo, segundo o parlamentar, “investigar as práticas de atos ilícitos e irregularidades ocorridas entre os anos de 2011 e 2015 no âmbito das contratações da empresa RECICLAN Prestadora de Serviços e Limpeza Ltda. pelo Município de Altaneira”. 

Eunício quer repetir alianças com os tucanos nas eleições municipais

Durante encontro do PSDB, Tasso ao lado de Eunício não poupou críticas ao PT (Foto: Diego Camelo)
Em clima de articulação para as eleições municipais 2016, senador Eunício Oliveira (PMDB) participou ontem (26/06) da Convenção Estadual do PSDB, realizada na Câmara Municipal de Fortaleza. Protagonista da política cearense no passado, hoje o partido tenta se recuperar de anos de domínio de aliados do PT no Ceará. 

26 de junho de 2015

Mais um ato de vandalismo na Trilha Sítio Poças

Aberta em propriedade particular como uma opção de lazer, contato com a natureza e práticas de esportes e caminhadas a Trilha Sítio Poças nos últimos meses vem sendo alvo de atos de vandalismo e atentados contra ao meio ambiente.

No último dia 21 de maio postamos aqui no BA a derrubada de um angico de mais de dez anos de idade, antes havia sido denunciado na rede social Facebook o corte de pequenas árvores. 

Criado fórum para acompanhar piso salarial dos professores

Um fórum para acompanhar a atualização do valor do piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica foi criado por meio da Portaria 618, publicada na edição de ontem (25/06) do Diário Oficial da União. 

25 de junho de 2015

Camilo recebe Delvamberto no Palácio da Abolição

Delvamberto, Camilo, Zé Ailton e Fernando Santana no Palácio da Abolição (Foto: Carlos Gibaja)
O prefeito do Município de Altaneira, Delvamberto Soares (Pros), foi recebido pelo governador Camilo Santana (PT) em reunião no Palácio da Abolição para tratar da pauta do Município de Altaneira com o Governo do Estado. 

24 de junho de 2015

Nomes do Pros decidem futuro até julho

Na última segunda-feira (22/06), o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, cogitou mudança para o PDT, ontem, negou interesse em deixar a legenda, mas mesmo assim, reafirmou que existem convites de outras siglas para integrantes do partido. 

Em 3 de julho, o partido se reunirá para definir os rumos e o futuro partidário de integrantes do Pros no Ceará, segundo deputados da sigla. 

23 de junho de 2015

Professores municipais visitam açude Pajeú

Vista parcial do Açude Pajeú em Altaneira (Foto: Corrinha Lino)

Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Rufino visitaram hoje (23/06) o Açude Valério, popularmente conhecido como Açude Pajeú, único reservatório que abastece água para o consumo na cidade de Altaneira.

A tentativa de retorno dos fantasmas

Era comum nas diversas comunidades do velho Orkut, o surgimento de perfis fantasmas, denominados de Fakes, criados normalmente para postagens quase sempre contrárias aos gestores municipais. No Facebook as aparições foram raras, mas nesta semana algo parecido. 

Governador reúne opositores e aliados em defesa do HUB da TAM

Em mobilização ampla que reuniu políticos, empresários e sociedade civil, Camilo lançou ofensiva para atrair o centro de conexões (hub) da TAM (Foto: Carlos Gibaja)
Em uma mobilização tão ampla quanto diversa na história da política cearense, o governador Camilo Santana (PT) reuniu ontem ex-chefes do Executivo estadual, lideranças partidárias, empresários e representantes da sociedade civil na defesa da instalação do centro de conexões (hub) da TAM em Fortaleza. Ao final do evento, com contou com aproximadamente mil pessoas no Palácio da Abolição, uma carta de compromisso foi assinada por políticos de diferentes matizes partidários. O Ceará disputa o empreendimento com outros dois estados: Pernambuco e Rio Grande do Norte. 

Cid Gomes reaparece em solenidade com Camilo e ex-governadores e nega saída do Pros

Em sua primeira aparição pública desde que pediu exoneração no Ministério da Educação em março, o ex-governador Cid Gomes (Pros) falou sobre especulações de nova mudança de partido e negou ter interesse em deixar o Pros. 

Após reclusão para “viver a vida pessoal”, Cid retorna ao cenário político para articular situação de correligionários que disputarão o pleito de 2016. Ele esteve ontem no encontro promovido pelo governador Camilo Santana (PT) no Palácio da Abolição em prol do hub da TAM em Fortaleza. 

22 de junho de 2015

Asa Branca de Campos Sales é campeã do XV Festival Junino de Altaneira

Quadrilha Asa Branca de Campo Sales finalizando apresentação (Foto: João Alves)
Foi publicado no final da manhã de hoje (22/06) no portal do Município de Altaneira o resultado oficial do XV Festival Junino de Altaneira realizado nos dias neste final de semana no Ginásio Poliesportivo.

Governador participa da pedalada de inauguração da Ciclofaixa de Lazer do Cariri

O governador Camilo Santana participou na manhã de ontem (21/06), em Juazeiro do Norte, da inauguração do Ciclofaixa de Lazer do Cariri, como parte do programa Esporte na Minha Cidade, do Governo do Estado do Ceará. 

Camilo fez alongamento com os demais participantes e concluiu o percurso de 6 km da pedalada, com concentração na praça José Ilânio seguindo até a entrada principal do município de Barbalha. Trata-se da primeira iniciativa desse tipo no Interior do Estado.

Altaneirense é campeão na prova mais antiga do Ceará

O ciclista altaneirense Ryan Batista Soares Alencar foi campeão na categoria infanto-juvenil da Prova 21 de junho realizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante na cidade de Crato.

A Prova Ciclística 21 de Junho (Troféu Wilson Machado) é um dos mais tradicionais eventos esportivos do Estado do Ceará. 

21 de junho de 2015

Propaganda Política de Altaneira na década de 80

Fachada lateral da residência do ex-prefeito Oliveira Rufino (Foto compartilhada por José Evantuil)
O professor José Evantuil compartilhou no grupo “A Política de Altaneira” uma imagem histórica da campanha eleitoral de 1982 em que disputavam a Prefeitura de Altaneira dois ex-prefeitos do município, ambos pelo Partido Democrático Social (PDS), o partido da Ditadura Militar e um candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

20 de junho de 2015

Escola Infantil abre o XV Festival Junino de Altaneira

As crianças da "Escolinha" homenagearam os cordelista de Altaneira (Foto: João Alves)
A Quadrilha Escola Municipal de Educação Infantil “Disneylândia” abriu o XV Festival Junino de Altaneira com a apresentação “São João é Cultura CORDEL É ANIMAÇÃO” onde homenageava os cordelistas de Altaneira.

A segunda quadrilha a se apresentar a turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Rufino com o tema “Xaxado dança popular nordestina” em homenagem a Lampião o Rei do Cangaço.

A Escola Municipal Joaquim de Morais, do Distrito do São Romão, foi terceira quadrilha com tem inspirado no Livro O Quinze de Raquel, lembrando os 100 anos da seca de 1915.


Após as apresentações das quadrilhas locais Tradição Nordestina de Antonina do Norte e Amadores do Sertão de Santana do Cariri.

O XV Festival Junino de Altaneira segue hoje(20/06) com a apresentação das quadrilhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro, Inspiração do Sertão e Arraiá do Patativa da Cidade de Assaré, Asa Branca de Campo Sales e Siri-Ará de Nova Olinda.


Roque toma posse na Assembleia Legislativa

O deputado Sineval Roque (Pros) assumiu ontem (19/06) o mandato de deputado estadual em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Na sua página na rede social Facebook Roque compartilhou uma imagem do momento em que tomava posse e reafirmou o seu compromisso como representante da região do Cariri e lembrou que conta com o apoio do governador Camilo Santana. 

Governo do Estado recebe R$ 164 milhões do Governo Federal para abastecimento de água no semiárido cearense

Camilo destacou que o planejamento tem sido a marca da sua politica de recursos hídricos (Foto: Carlos Gibaja)
O Governo do Estado recebeu, nesta sexta-feira (19), o investimento de R$ 164 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para ações estruturantes previstas no Plano Estadual de Convivência com a Seca. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, juntamente com o governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. 

19 de junho de 2015

Quais são as quadrilhas do XV Festival Junino de Altaneira?

Com abertura prevista para noite de ontem (18/06) e encerramento no sábado (20/06) o XV Festival Junino de Altaneira mais uma será uma das etapas do XVII Festejo Ceará Junino, no entanto ainda não foram divulgadas as quadrilhas que participarão do evento.

Novas regras para aposentadoria valem a partir de ontem (18/06)

Gabas: regra do fator previdenciário vale para quem pediu aposentadoria até ontem (Foto: Antonio Cruz)
A nova regra para o cálculo das aposentadorias, anunciada pelo governo, começa a valer imediatamente, com a chamada fórmula 85/95. A partir de agora, para se aposentar com direito ao benefício integral, o trabalhador vai somar o tempo de contribuição e a idade até chegar a 85 anos, no caso de mulheres, e 95 anos, no caso dos homens. A partir de 2017, o cálculo será acrescido de 1 ponto a cada dois anos, até 2019. Daí em diante, 1 ponto a cada ano até chegar a 90 (mulheres) e 100 (homens), em 2022. 

Ceará tem maior crescimento do PIB no Brasil

O diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, apresentou o resultado (Foto: Marcos Studart)
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou avanço de 1,05% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho do Estado ocorre em um cenário nacional de retração, no qual a economia do Brasil registrou queda de 1,6%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Estado aponta outro número positivo: 3,10% de alta. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB. 

18 de junho de 2015

Assessor lança Nota sobre novo Blog da Câmara Municipal

O Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Altaneira, Walleson David, usou sua conta pessoal na rede social Facebook para lançar Nota sobre a polêmica do novo Blog do Poder Legislativo.

“É, quero informar desde já que não divulguei o Blog da Câmara Municipal de Altaneira ainda por conta que está em manutenção, então por orientação preferir deixar que seja descoberto, por enquanto”, escreveu o assessor. 

Dilma veta texto do Congresso sobre fórmula 85/95

A presidente Dilma Rousseff vetou, na noite de ontem (17/06), o texto aprovado pelo Congresso Nacional, que institui a fórmula 85/95 para cálculo das aposentadorias. No lugar do projeto do Congresso, o governo vai apresentar medida provisória MP que mantém a fórmula e propõe uma regra de progressividade, com base na expectativa de vida do cidadão.

Em nota, o governo diz que a nova proposta “visa garantir a sustentabilidade da Previdência Social”. 

Câmara conclui votação da reforma política em primeiro turno

Plenário da Câmara durante sessão de discussão e votação da reforma política (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom)
Após rejeitar por 334 votos a 4 e 2 abstenções a emenda que permitia ao candidato a cargo eletivo disputar, simultaneamente, eleições majoritárias e proporcionais, a Câmara dos Deputados concluiu a votação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/07, que trata da reforma política. A votação em segundo turno deverá ocorrer na primeira semana de julho. Só depois disso, ela será encaminhada à apreciação do Senado. 

17 de junho de 2015

Altaneira realiza VII Conferência Municipal da Assistência Social

Mesa Diretora dos trabalhos da Conferencia (Foto: João Alves)
Realizou-se ontem (16/06) no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, no centro da cidade, a VII Conferência Municipal da Assistência Social de Altaneira com tema “Concretizar o sistema único de vez, rumo a 2016”. 

Sindicato dos Servidores de Altaneira lança portal

O Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) lançou na noite ontem (16/06) o seu portal na rede mundial de computadores. O anúncio se deu na página da entidade na rede social Facebook.

Sob a responsabilidade do Secretário de Política Sociocultural e Comunicação, Claudio Gonçalves, o portal apresenta atalhos Diretoria, Contato, Direitos e Transparência e foi registrado com o seguinte endereço: http://www.sinsema.org.br/. 

Google disponibiliza arquivos do Orkut; saiba como recuperar suas fotos

Com o fim do Orkut em setembro de 2014, imaginou-se que milhares de fotos, scraps e depoimentos ficariam perdidos no ciberespaço. Contudo, o Google disponibilizou no TakeOut (uma das ferramentas da empresa) um método para salvar estes arquivos. 

16 de junho de 2015

Lançado novo Blog da Câmara Municipal de Altaneira

Página inicial do novo Blog da Câmara Municipal de Altaneira
O professor Givanildo Gonçalves em debate sobre postagem do Blog de Altaneira onde foi noticiado que o “Portal do Legislativo continua fora do ar” compartilhou um endereço de um blog que disse ser o portal do Legislativo Municipal. 

15 de junho de 2015

Sindicato aceita reajuste de 10% para os professores

Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores (Foto: Divulgação)
Em Assembleia realizada na manhã de ontem (14/06) o Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA) decidiu aceitar a proposta de reajuste dos vencimentos dos os professores em 10%, conforme projeto de lei apresentado pelo prefeito municipal, Delvamberto Soares (Pros) que tramita na Câmara Municipal. 

Artigo de professor altaneirense é destaque no Blog da TV Escola

Imagem capturada do Blog da TV Escola
Com o título “Formação Continuada X Páxis pedagógica na educação” foi publicado ontem (13/06) no Blog da TV Escola na rede mundial de computadores artigo do professor altaneirense Reginaldo Venâncio. A TV Escola é o canal da educação, a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores, educadores, alunos e a todos interessados em aprender.