Páginas

23 de março de 2017

27 municípios cearenses ainda com restrições de abastecimento de água

Apesar das fortes chuvas que caíram no Ceará às precipitações foram concentradas sobre pequenos mananciais e segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) o Estado mantém em situação crítica, com 9,1% de água da capacidade total de armazenamento e 27 municípios e localidades com restrições de abastecimento.

“O açude Tejuçuoca estava quase secando e pegou muita água”, exemplifica o diretor de Unidade de Negócio do Interior da Cagece, Helder Cortez. “O (açude) Várzea da Volta tirou duas cidades do racionamento”, continua o gestor, mencionando os municípios de Coreaú e Moraújo, que estão na lista dos que têm água até o próximo ano.

No Portal Hidrológico, as informações são de que o Tejuçuoca teve aporte de 3,5 milhões de metros cúbicos (m³) de água, fazendo com que o reservatório, que estava seco, chegasse ontem (22/03) a 12,6% da capacidade total. Já o Várzea da Volta também recebeu este ano recarga de cerca de 3,5 milhões de m³ de água, o que o deixou operando com 27,94% da capacidade — no dia 1º de janeiro, ele estava com somente 2,52% do volume.

Para o titular da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, as recargas que têm chegado aos pequenos e médios açudes do Ceará fazem com que o abastecimento hídrico deste ano — especialmente, no Interior — seja um pouco melhor do que foi em 2015 e 2016. No entanto, Teixeira analisa que a situação atual de melhoria em alguns reservatórios não minimiza a criticidade da seca.

“O cenário não é confortável, tranquilo, para ter água no Vale (do Jaguaribe) para a irrigação, abastecimento humano e ainda Fortaleza”, frisa.

No início do mês, com a suspensão do suporte do Orós, segundo maior reservatório do Ceará, Fortaleza, Região Metropolitana (RMF) e Vale do Jaguaribe voltaram a ser abastecidos prioritariamente pelo Castanhão. Segundo Teixeira, se o Castanhão não receber aportes consideráveis até o fim da quadra chuvosa, em maio, a agricultura irrigada deverá ser restringida ainda mais para garantir a manutenção do abastecimento humano.

Com a recarga de chuvas, 22 municípios cearenses têm abastecimento de água garantido até 2018, segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Ao todo, os municípios beneficiados pelas chuvas foram, além de Tejuçuoca, Coreaú e Moraújo: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópole, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Uruoca e Varjota. Helder Cortez, da Cagece, admitiu que ainda há problemas, por exemplo, no abastecimento da região do Baixo Jaguaribe.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.