Páginas

3 de janeiro de 2018

PDT é o partido mais governista do País

Ciro Gomes na Convenção Nacional do PDT (Foto: Divulgação)
Maior partido político do Ceará, o PDT é a sigla mais governista do Brasil, segundo levantamento publicado ontem (02/01) pelo jornal Folha de S.Paulo. Embora seja oposição no plano federal, a legenda tem o maior número de filiados em cargos de primeiro escalão nos governos estaduais. Depois do PDT, aparecem na lista MDB, PSB, PSDB e PSD.

Os pedetistas ocupam cargos em 13 governos estaduais pelo País. São 22 secretários em postos de primeiro escalão. Maior partido do Brasil, o MDB (antigo PMDB) está em nove governos, com 19 secretários.

O PDT administra diretamente dois estados, ambos na região Norte: Amazonas, com Amazonino Mendes, e Amapá, com Waldez Góes. Porém, a política de alianças  permite à sigla presença em administrações às mais diversas. No Ceará e na Bahia, o partido governa com o PT. No Pará, apoia o PSDB. Outros partidos de cujos governos os pedetistas fazem parte são PSB, MDB, PP e PCdoB.

No Ceará, além de comandar secretarias como a Fazenda, com Mauro Filho, e o Trabalho e Desenvolvimento Social, com Josbertini Clementino, o PDT tem a vice-governadora Izolda Cela.

Com 13 deputados estaduais, o PDT tem a maior bancada na Assembleia Legislativa do Ceará. Em Brasília, o PDT tem 21 deputados federais. Os cearenses são a maior representação entre os estados, com quatro parlamentares. No ano passado, o partido elegeu o maior número de prefeitos no Ceará, com vitórias em 52 municípios, inclusive Fortaleza, com Roberto Cláudio.

O partido pretende disputar a Presidência da República neste ano, com Ciro Gomes como candidato.

Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.