Páginas

19 de fevereiro de 2018

Ceará registra chuvas em 78 municípios no final de semana

As 10 maiores chuvas do Ceará no final de Semana
De sábado para domingo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 78 dos 184 municípios cearenses. O maior registro ocorreu em Porteiras, na Região do Cariri, que acumulou 93 milímetros, seguido de Camocim (88mm), Caririaçu (80mm), Umari (55,2mm), Icapuí e Jati (53 mm) e Lavras da Mangabeira (52,4mm).

Em Fortaleza, que já havia registrado a maior chuva do ano de sexta para sábado passado (75 mm), foram registrados 31,6 milímetros de sábado pra domingo. Pindoretama (41 mm), Aquiraz (40 mm), Itaitinga (40 mm) e Maracanaú (37 mm) foram os locais onde mais choveu na Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com o meteorologista da fundação, Raul Fritz, o fenômeno que favorece a ocorrência das chuvas na Grande Fortaleza é conhecido como Brisa Terrestre. Segundo Fritz, ele é resultante de um aquecimento diferenciado entre o continente e o oceano.

 “O aquecimento diurno do solo em relação à água do mar cria um contraste de temperatura e pressão, gerando um vento que sopra do continente para o mar”, explica.

A Brisa Terrestre tem atuação durante todo o ano, mas nem sempre produz chuva. Nessa época, com mais umidade do ar e mais condições para formação de nuvens, o fenômeno se intensifica e interage com outros sistemas meteorológicos. Em todas as regiões do Estado, o sistema de meteorologia de atuação mais importante é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Em Altaneira foram registrados sexta para sábado 43 mm, 41 milímetros de sábado pra domingo e 19mm de ontem para hoje. O Acumulado do mês de fevereiro já é de 240 milímetros.


Com informações portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.