Páginas

22 de outubro de 2018

Vídeo em que Eduardo Bolsonaro fala sobre fechar STF gera polêmica

Imagem capturada do vídeo divulgado nas redes sociais

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), disse que, para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF), "basta um soldado e um cabo". Ele afirmou ainda que, se o STF impugnasse a candidatura de seu pai, teria "de pagar para ver o que acontece". As declarações geraram reação da oposição.


O vídeo foi feito durante aula em um curso preparatório para prova da Polícia Federal, em Cascavel (PR). Foi o próprio curso que divulgou o vídeo em sua página. A fala do deputado veio após o questionamento de alunos sobre o que ocorreria caso a candidatura de Bolsonaro fosse impugnada.

"Mas, aí, vai ter de pagar para ver. Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz. Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Sem querer desmerecer o soldado e o cabo".

A oposição reagiu imediatamente. O candidato Fernando Haddad comparou a família Bolsonaro a "um grupo de milicianos". "Esse pessoal é uma milícia. Não é um candidato a presidente. É um chefe de milícia. Os filhos deles são milicianos, são capangas", afirmou.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) comentou o vídeo, em sua conta no Twitter. "As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro merecem repúdio dos democratas", escreveu. "Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo."

Guilherme Boulos (Psol) afirmou, também no Twitter, que o vídeo "mostra bem o descompromisso dessa turma com a democracia". "Aos setores do Judiciário que impulsionaram a onda antidemocrática no País fica o dito espanhol: 'cria cuervos y te sacarán los ojos'", acrescentou ele.

Em entrevista na tarde de ontem, Jair Bolsonaro disse desconhecer o vídeo. "Isso não existe, falar em fechar o STF. Se alguém falou em fechar o STF precisa consultar um psiquiatra". "Desconheço esse vídeo. Duvido. Alguém tirou de contexto."

Após a repercussão, Eduardo Bolsonaro recuou, afirmando que nunca defendeu tal posição. "Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção", afirmou em seu perfil das redes sociais. Ele justificou que o vídeo foi gravado há quase quatro meses e atribuiu sua publicação agora à proximidade das eleições.

"Eu respondi a uma hipótese esdrúxula, onde Jair Bolsonaro teria sua candidatura impugnada pelo STF sem qualquer fundamento. De fato, se algo desse tipo ocorresse, o que eu acho que jamais aconteceria, demonstraria uma situação fora da normalidade democrática. Na sequência, citei uma brincadeira que ouvi de alguém na rua", explicou.

Eduardo Bolsonaro disse ainda que o vídeo não é motivo para alarde, e que ele mesmo o publicou. Disse estar com "consciência tranquila" e que o momento é de "acalmar os ânimos".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.