Páginas

16 de janeiro de 2019

Brasil dá "primeiro passo" rumo ao acesso facilitado às armas

Bolsonaro assinou decreto que libera quatro armas por pessoa em todos os Estados do País (Foto: Evaristo Sá)
"Apenas o primeiro passo". Assim o presidente Jair Bolsonaro (PSL) adjetivou a medida que altera regras para facilitar a posse de armas de fogo. Decreto presidencial assinado ontem é a primeira medida efetiva do novo governo em relação à promessa de campanha para aumentar o acesso da população a armas. Meta que deve encontrar terreno fértil no Congresso Nacional, onde pelo menos 187 projetos tentam alterar o Estatuto do Desarmamento.

A principal alteração é quanto aos critérios para a justificativa da "efetiva necessidade", um dos pontos exigidos para a posse, considerado por Bolsonaro "o grande problema que tínhamos na lei". De acordo com a nova redação, estados onde a taxa de homicídios é maior do que 10 a cada 100 mil habitantes são considerados "com elevados índices de violência", por isso os residentes da zona urbanas podem declarar efetiva necessidade.

A fonte de referência escolhida pelo governo foi o Atlas da Violência do ano de 2018. Nele, todos os dados são referentes ao ano de 2016. Segundo o documento, todos os estados superariam a marca de 100 mil habitantes e, portanto, se encaixariam no critério. Além disso, foi ampliado o prazo de validade do registro de armas para 10 anos, tanto para civis como para militares, e cada pessoa poderá possuir quatro armas.

Para o advogado e professor de direito penal da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jair Bolsonaro foi coerente na decisão, iniciando uma mudança na "política criminal que foi absolutamente referendada pelas urnas". Para ele, o "Estado não pode intervir", devendo deixar o cidadão livre sobre a decisão de possuir arma em casa.

Para a coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, o decreto é visto com preocupação. "O que a gente quer é segurança pública, é investimento em prevenção, no uso de tecnologias, na integração das informações de inteligência policial, num sistema penitenciário que não seja uma escola do crime. O Estado tem uma série de coisas para fazer e armar as pessoas, largar as pessoas à própria sorte tentando se defender não é uma delas", critica.

Pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência da UFC, Celina Galvão Lima, defende que um dos maiores riscos é o aumento de homicídios. "A pessoa vai ter uma falsa sensação de segurança, mas na verdade ela não sabe utilizar essa arma. Ela pode até se tornar mais violenta", argumenta.

O juiz Wálter Maierovitch, em entrevista à rádio CBN, explicou que o decreto "é autorizado pelo estatuto do desarmamento". Contudo, ele afirma que há uma "presunção de necessidade", o que abre margem para contestação do documento.

O governo prepara ainda uma medida provisória que abrirá prazo para o recadastramento de armas em situação irregular e estuda reduzir imposto para o comprador. A ideia é também mobilizar apoio no Congresso para tentar aprovar projeto que flexibiliza o porte dos armamentos, ou seja, para que o cidadão possa andar armado. A MP deve ser assinada até o fim do mês.

O que diz o decreto:

A PRINCIPAL MUDANÇA está na especificação do que constitui a "efetiva necessidade". Entre as hipóteses, algumas já eram previstas como a autorização para agentes públicos e militares, inclusive inativos.

A PARTIR DO DECRETO, ser residente em áreas urbanas "com elevados índices de violência" também é considerado "efetiva necessidade. Os índices de violência serão medidos de acordo com o Atlas da Violência de 2018 e aplicados em "unidades federativas com índices anuais de mais de dez homicídios por cem mil habitantes". Os dados do Atlas são de 2016.

TAMBÉM É considerado efetiva necessidade os solicitantes que forem "residentes em áreas rurais", "titulares ou responsáveis legais de estabelecimentos comerciais ou industriais" e "colecionadores, atiradores e caçadores, devidamente registrados no Comando do Exército".

O PRAZO para renovação do Certificado de Registro também foi alterado. Antes, quem possui a posse de arma precisava renovar a licença a cada cinco anos, agora isso deverá ocorrer a cada dez anos.

TAMBÉM FOI flexibilizado o item que trata de residências onde existam crianças, adolescentes ou pessoas com deficiências mentais. Anteriormente, era necessária a comprovação de cofre. A partir do decreto, também é permitido um local seguro com tranca.

AS EXIGÊNCIAS legais para a obtenção da posse de arma permanecem. O cidadão precisa ter mais de 25 anos, apresentar declaração de bons antecedentes, curso de tiro e teste psicotécnico.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.